quinta-feira, 31 de março de 2011

Macacos (não) me mordam !!!



Desde pequenininha aprendi que deveria cuidar dos animais, ser carinhosa, alimentá-los...blá blá blá.
Assistia Tarzan...Mogli...Sitio do Pica Pau Amarelo...Bambi e todos os outros filminhos que falavam dos humanos com os bichinhos. O Chico Bento era o meu personagem preferido da turma da Mônica.




Cresci frequentando a fazenda e os seus arredores; curral, rios, matas, cachoeiras... Vida rural com toda a sua biodiversidade: cachorros, gatos, pássaros, porcos, galinhas, vacas, bois, cavalos, cobras, sapos, lebres, tatus, préas, grilos, tanajuras, vaga-lumes...Xiii...Uma verdadeira arca de Noé, ou será do Mazzaropi?
A vida no campo faz parte da minha história e assim aprendi a respeitar os animais. Adoro as vaquinhas com os seus bezerrinhos e amo loucamente os cavalos. No mais, eu aprecio os bichos no seu habitat natural, ou seja fora da minha casa e com a sua "pelagem in natura", sem roupinhas, acessórios e fru-frus ridículos; definitivamente a obsessão coletiva de "humanização" dos animais me choca.


Quando fui viver na "cidade grande" as férias na fazenda eram desejadas e sonhadas durante boa parte do período letivo. Sabia que lá eu viveria momentos deliciosamente simples que marcariam toda a minha vida. O aconchego de casa, o encontro com pessoas tão queridas e especiais, a comidinha preferida, os passeios à cavalo, as brincadeiras na chuva, as noites enluaradas, o cheiro do mato, o céu mais estrelado do mundo, as estórias "mau assombradas" quando faltava luz, as trovoadas, o rádio à pilha, o dominó, o fogão à lenha, a jabuticaba no pé...Lá existia tudo isso e um algo mais; algo que não se define, apenas se sente...o amor nas pequenas coisas.
Saudades..muitas!!

Vereda - Ba

E assim o "verde" sempre me acompanhou. Na época da faculdade, obviamente, defendia com unhas e dentes (e dinheiro) algumas ONGs com o discurso do "ecologicamente correto" e da "defesa dos animais". Por inúmeras vezes saí, também, em defesa das comunidades indígenas ( só não conquistei o Sting ) enviando cartas à redação de revistas questionando TUDO.
Enfim...passou.
Pois bem, quando pensei que "os céus" me protegeriam porque eu havia sido uma "boa menina" com os animaizinhos indefesos eis que surge, no meio do meu lindo dia de diversão, nada mais nada menos do que um BABUÍNO..............................Meu Deus do céu...porque justo um babuíno no meu caminho??




E a história foi assim:
Lá estava eu, linda e leve, na minha primeira visita à surpreendente África do Sul, terra do Nelson Mandela. Já havia conhecido a capital executiva do país, a belíssima Cape Town, eleita como uma das seis cidades mais belas do planeta. E é bela mesmo!

Cape Town - South Africa
                                                http://tablemountain.net/

Fui até o topo da Table Mountain; fiz compras no Waterfront; visitei vinículas e degustei dos premiados vinhos; fui à bares onde me fartei com deliciosas carnes de avestruz ao som do melhor Jazz sul africano; sobrevoei de helicóptero as maravilhosas praias e montanhas da região; senti "inveja" dos aventureiros que pulavam do maior bungy jumping do mundo...

Cape Town - South Africa
                    http://www.tourismcapetown.co.za/ctru/content/en/za/home


Cape Town - Soth Africa




Victoria & Alfred Waterfront - Cape Town
                              http://www.waterfront.co.za/Pages/home.aspx



Bungy /Bridge Jumping - Cape Town
                   http://www.uncoverthecape.co.za/extreme/bungy-bridge-jumping/

Era a hora de ver de perto o que tanto tinha lido nos livros de história geral na época em que sonhava com as férias na fazenda. Estava indo, então, conhecer o famoso Cabo da Boa Esperança, aquele que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Índico, navegado pela primeira vez pelo português Bartolomeu Dias em 1488 ( viu que sei professora?!!)
O Cabo da Boa Esperança fica situado à 50 km de distância de Cape Town, numa estrada sinuosa que oferece um panorama deslumbrante, no Parque Nacional da Península do Cabo. O lugar é de uma beleza ímpar; encantadora. São 7.700 hectares onde o turista encontra colinas, trilhas e praias tão lindas que são escolhidas como morada pelos ferozes tubarões brancos.


Cape of  Good Hope - Cape Town
                   http://www.africa-turismo.com/africa-do-sul/cabo-esperanca.htm


Chapman´s Peak Drive
                                     http://www.chapmanspeakdrive.co.za/




Tudo isso eu via (mais do que ouvia) de dentro do ônibus em que o nosso pequeno e animado grupo havia alugado. O "nosso" guia, com o seu mix de inglês com africanêr, apresentava simpaticamente tudo o que estava à nossa volta, paisagens e vários animais que vivem no parque, protegidos como jóias raras. Em alguns momentos o ônibus parava para que alguns deles atravessassem a estrada e todos lá dentro disparavam as suas camêras como metralhadoras nos morros em tempos de guerra. Isso sem contar o momento tapete vermelho em que o ônibus parou porque, simplesmente, um dos macacos exibicionistas resolveu usar, sem recato, o meio da estrada como o local "ideal" para eliminar os seus produtos , popularmente conhecidos como número dois..., mostrando à todos que aquele parque tem dono !!! Afff ...Viva a natureza!

Babuínos em Cape of  Good Hope - Cape Town

Percebi que alí realmente era a residência dos babuínos, e obviamente, eles ficavam totalmente à vontade e sem nenhuma timidez; se posicionavam bem próximos dos veículos, dos ciclistas e possivelmente dos pedestres também.
Eu, assim como toda turista que se preze, levei na minha mochila o meu lanchinho de emergência, e muito serelepe e feliz ( afinal estava passeando por um dos lugares mais lindos e famosos do mundo) resolvi comer uma "coisinha" antes de chegar no ponto principal, Cape Point. Sem cerimônia ataquei um saco de "nachos apimentados", comendo enquanto oferecia aos "coleguinhas". Ninguém aceitou...
E no meio de inúmeros e barulhentos "chomps- chomps" do contato dos nachos com os meus dentes, eu percebi que "perdi" alguma fala do guia que talvez fosse importante, pois ouvi  um coro de "ohhhh" do grupo.
Continuei comendo feito uma toupeira até que o ônibus parou, e enquanto todos desciam, o guia se aproximou gentilmente, e me disse que eu não deveria estar comendo pois se os babuínos se aproximassem de mim poderiam (??!!!) sentir o cheiro e me atacar por causa da comida!!!!
Misericórdia...........................morri ali mesmo...........................malditos macacos...........................malditos nachos...............maldita gula......................maldita ignorância!!!!!!
Estava tudo, tudinho lá no folheto...os da "tribo da bunda pelada" são bem estressadinhos e caso se sintam ameaçados ou famintos, atacam!!!


Momento de socialização do babuíno


Naquele momento eu enlouqueci, queria deseperadamente limpar as minhas mãos, a minha boca....água, água...cepacol...listerini...álcool...qualquer coisa que me deixasse limpinha e fora da mira daqueles macacos selvagens da bunda pelada.
Feios...eles são feios. Não quero mais brincar de ser amiguinha dos animais.
Desci do ônibus, olhando para todos os lados como se estivesse fugindo da mira do 007.
Segui o resto do grupo; queria logo subir os 250 metros para me sentir protegida no topo do maravilhoso Cape Point e poder apreciar aquele cenário que encanta viajantes desde o século XV.

Cape Point - Cape
                                              http://www.capepoint.co.za/


Inicialmente eu quis me esconder e viver para sempre dentro do farol que é considerado um dos mais brilhantes do mundo, mas como não resisto à uma(s) boa(s) foto(s), logo comecei a circular por todos os lados procurando belas imagens para registrar. Então me dei conta de que a minha iminente luta contra os feiosos e esganados babuínos pelos "nachos" foi se tornando secundária.
Confesso que era impossível não me distrair num lugar tão lindo daquele. Um espetáculo de se ver. Voltei no tempo e me senti em uma das páginas do meu livro de história geral. Nota 10 !!!

Cape Point - Cape Town


Cape Point - Cape Town

Voltei para o ônibus, após uma passadinha pelo banheiro para uma limpeza geral , inclusive gargarejos por precaução, convencida de que o babuíno havia se tornado, para mim, um animal mais perigoso do que qualquer um dos temíveis "Big Five".



Bem, com babuínos ou sem babuínos, o certo é que Cape Town é deslumbrante. Destino que oferece lazer (e prazer) para todos os gostos: dos turistas que querem relaxar, que desejam aproveitar as praias, as vinículas, os restaurantes, as compras... até os super mega aventureiros que querem mergulhar junto aos terríveis tubarões brancos, querem pular num penhasco presos apenas pelo pé, querem ficar cara a cara com os respeitáveis "Big Five" num excitante safari. Acrescentando, ainda, aqueles turistas que vão à Cape Town para conhecer de pertinho a prisão na Ilha Robben onde o herói sul africano Nelson Mandela ficou preso durante 27 anos.
É muita história!!!

Ilha Robben - Cape Town
                            http://www.safrica.info/overview/portugues/patrimonio-mundial.htm#rob


Por tudo isso, e pelo poente/nascente mais colorido que já vi na vida, é que esse destino tanto me fascina!

Beijinhos ( sem nachos) !
Boa Viagem!!


13 comentários:

  1. Muuhahahahahahahahahaha!!!

    "Ohhhhhh não!!!" E no meio de inúmeros e barulhentos "chomps- chomps" do contato dos nachos com os meus dentes, eu percebi que "perdi" alguma fala do guia que talvez fosse importante. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ( imagino que sua expressão tenha sido algo meio parecido com a carinha da cabritinha da foto lá de cima ). rs


    Putz, tô rachando de tanto rir, estava precisando muito disso hoje! :-) Adoro o modo como descreve suas aventuras e desventuras mundo a fora, Fulô. As fotos lindas, bucólicas, e a fazenda na Verada eu também estive lá! rs

    Ps. que poente/nascente de sol mais lindo é este, minha senhora?!! Afffff!!! Quero ir pra Kape Town com você. Sem natchos apimentados insanos, é claro! ;)

    Saudades sem fim, amiga. ;)

    ResponderExcluir
  2. Amiga...
    Saudades
    A lembrança dessa história me diverte muito, esses "macaquinhos" me dão arrepios até hoje...rsrs
    Combinado: Cape Town sabor nachos!!!
    Beijossss
    P.S : quero saber das SUAS novas histórias!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirella!
    Só pra dizer que passei por aqui...
    Eu não disse que leio???
    Bjos!
    E obrigada pela boa companhia e hospitalidade!

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaa... Quantas saudades das férias na fazenda!!! Vc esqueceu do doce de leite condensado com gema de ovos que vc fazia...kkk, ah e também do "citrovite" (era que assim que escrevia?). Lembra???
    Doce de leite que passava o dia cozinhando no fogão de lenha, banhos no rio...que delícia! Era tudo tão simples e tão fácil. Tudo tão nosso...
    Mas indo a Viagem à Africa: Essa do macaco eu não sabia...kkkk
    Consigo imaginar tudinho, até mesmo o que seus "companheiros de viagem" falavam,kkkkkkkkkk
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  5. Hugo...realmente Cape Town "produz" imagens belissimas!!
    Amandinha....foi uma delícia ter vcs por aqui, espero que voltem inúmeras outras vezes.
    Grazyyyy...qtas historias heim?? Algumas "impublicáveis"!!! hahahaha...
    Bjinhossss

    ResponderExcluir
  6. milla, acho o maximo o seu jeitinho de escrever! estou esperando Desanovoando escrever tbm as aventuras e desventuras do mundo a fora... minha experiencia em cape town com certeza nao chegou perto disto. confesso que foi uma viajem incrivel com direito a safari, pinguins, mac, amarula e um monte de bugigangas que nao tem onde guardar hahahaha(minha mae bem sabe:"leva p sua casa"!!!!!!!) temos que tomar um vinho africano (pode ser o portugues mesmo) e relembrar experiencias juntas! todas as macacas! AMEI!!!! lina bianchini

    ResponderExcluir
  7. Linoca.....seja muito bem vinda !!!!
    Gentee..imagino a quantidade de "bugingangas" que vc trouxe. Quero um bazar- brechó urgente!!! rsrsrs
    Boa ideia, vamos reunir a "macacada" pra celebrar essa e outras tantas viagens.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Amiga rodada, me leve pra rodar com vc mundo a fora tb!! mas juro que li achando que vc ia ser atacada por um macaco!! que pena!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    bjoo..

    ResponderExcluir
  9. Oi...

    Passando para deixar um abraço e um beijo.

    Wanderson

    ResponderExcluir
  10. Sem palavras... dá para conhecer, sem dúvida, a pessoa bela que é minha querida autora. Bj.

    ResponderExcluir
  11. Texto maravilhoso!! Espero em breve poder desfrutas os encantos desses lugares.. bjss
    Illa

    ResponderExcluir
  12. Aii meu Deus...se antes eu já tinha um desejo insano de conhecer Cape Town, agora então...e definitivamente ver esses macaquinhos tãoo simpaticooos!! haha Claro, sem nachos! Beijooos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...