quinta-feira, 17 de março de 2011

Japão, um lugar do outro mundo...





Contar historinhas engraçadas, falar sobre situações do cotidiano, expor destinos divertidos e fascinantes...são temas que me dão muito prazer e me fazem escrever com leveza. Bobeirinhas.
Mas hoje o tema é outro, e não é nem engraçado nem divertido; longe disso. Hoje decidi escrever sobre um destino que sofre por ter visto as suas cidades serem inundadas (literalmente). Uma nação que sofre com a perda de um número gigantesco dos seus habitantes. Um país que sofre com o medo do "invisível", medo do ar que precisam respirar para sobreviver. Pavor diante de um possível desastre nuclear; pavor diante de um tipo de tragédia que já faz parte da sua história.
Cenário muito real para ser verdadeiro. Melhor seria se fosse um filme, assim, bastava um click para desligar e tudo voltaria ao normal. Mas, não é filme, acredito que nem o Akira Kurosawa, o imperador do cinema japonês, ousou tanto.
Portanto, dedico hoje, os meus pensamentos e a minha solidariedade ao Japão e aos japoneses. Um povo que não faz uso do seu sofrimento como justificativa para atos egoístas e desrespeitosos. Um povo que valoriza o interesse coletivo acima do interesse individual. Um povo que consegue manter a ordem no meio do caos. Um povo que (me) apresenta o real significado da palavra ESPIRITUALIDADE.
À eles eu exponho o meu respeito e a minha admiração.



O Japão entrou na minha vida através do Ultraseven, uma série de TV japonesa, que ia ao ar na época em que eu era criança e acreditava em monstros ficticios (bons tempos...). A partir daí o Japão passou a ter, para mim, a imagem do "futuro". O Japão high tech dos robôs que se relacionam com os humanos como se fossem iguais. O Japão dos carros supersônicos. O Japão de cidades superpovoadas.


Fui crescendo e aprendendo que o Japão nâo era apenas um país cheio de robôs, de desenhos e rabiscos representando letrinhas e de nomes engraçados do tipo: kimono, saquê, arigatô, sumô, karatê...O Japão também era tradição, um país que preserva e respeita a sua monarquia da mesma forma que valoriza o Chanoyu, a cerimônia do chá, ritual que possui um elevado valor simbólico na cultura japonesa.




Já mais crescidinha ouvi falar das Gueixas e me interessei em saber um pouco mais sobre elas; foi então que descobri que ao contrário do que me havia sido dito , elas não são prostitutas. As Gueixas são mulheres que se dedicam a estudar a arte da sedução, da dança, do canto e da tradição milenar do seu povo. Elas usam trajes e maquiagens diferenciadas. Para os japoneses, as Gueixas simbolizam status, delicadeza e tradição.




Da mesma forma que os Samurais não eram soldados-suicidas, mas sim grandes guerreiros da aristrocacia que ocupavam o mais alto status social. O samurai possuia um rigoroso código de ética em que era preferível morrer à viver sem honra, sendo assim, caso o seu nome fosse desonrado ele praticava o Seppuko , uma morte dolorosa  porém, orgulhosa.




Na minha fase adulta me apaixonei pela culinária japonesa. Culinária que consegue transformar um prato composto com ingredientes crus (blargh!) em um verdadeiro manjar dos deuses. Além de saudáveis são belos e saborosissimos!!!




Atualmente, já na minha versão "mamãe", conheci os Mangás, diferentes gibis que são lidos de trás para frente e que sairam do Japão para virar tendência entre os jovens do outro lado do mundo.



Bem, eu poderia ficar dias a fio falando sobre a cultura japonesa, mas não é essa a minha intenção. Quero apenas pensar no Japão. Pensar cronologicamente no que ele contribuiu na minha vida. E, sendo assim, eu não poderia deixar de fora dessa "listinha" o meu imenso respeito e curiosidade a cerca da religião oriental : em especial o Budismo, que hoje representa quase 40% da população do país.
Acredito que é pela maneira com que eles lidam com a espiritualidade que encontram a força e a sabedoria necessárias para manter o espirito sereno e disciplinado, buscando assim as soluções para amenizar os efeitos de uma catástrofe dessa magnitute.



A superação é uma característica desse povo milenar. Assim como a disciplina, o respeito, a força, a coragem e muitas outras caracteristicas admiravéis e cabíveis em qualquer país, em qualquer situação.
Definitivamente, o Japão é invejável!!



Guenquidê né !!!

4 comentários:

  1. Riquíssimo o texto Mi!! Confesso que de toda essa cultura falada no texto, a única que não conheco é o mangá. Acho que já passei da fase né!! rsrsr mas como sou anciosa demais , acho que ei ia gostar mt de ler de tráz pra frente! hehehehe
    E repassando o que uma amiga japonesa me disse: Não adianta orar pelo japão. Orao não ajuda, doar sim. (disse tudo.)
    Vamos doar amiga.. Um bjo no seu coração e no coração da nação japonesa..
    AMEI SEU TEXTO!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, quanta sensibilidade!

    Muito pontual o seu post. O mundo precisa aprender com o povo japonês *"que não faz uso do seu sofrimento como justificativa para atos egoístas e desrespeitosos. Um povo que valoriza o interesse coletivo acima do interesse individual. Um povo que consegue manter a ordem no meio do caos. Um povo que (me) apresenta o real significado da palavra ESPIRITUALIDADE.
    À eles eu exponho o meu respeito e a minha admiração."

    Dia desses, fiquei parada diante das noticias enquanto uma menina dizia que não entendia de radiação nuclear e sua ameaça e queria que alguém explicasse, a menina estava preocupada com o futuro do seu país.
    Consternação TOTAL.
    A vida dói tanto no oriente.


    * sou meio japonesa.
    * Tô com dor do lado esquerdo.

    Beijo
    Sayonara!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto!
    O que sempre me chamou atenção no Japão são os traços religiosos, principalmente o budismo, sua religião oficial. Eles tem uma forma de encarar tragédias muito peculiar e isso tem como referencia a história e a religião. O Budismo busca equilíbrio, aceitação do bom ou do mal que acontece na vida como algo que deve vir, acontecer, passar e ... o príncipal: TRANSFORMAR! Por isso lá não existe questionamentos de por que algo acontece. Se aconteceu deve ser vivenciado.

    E como disse Buda: A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.


    Um beijo minha querida e linda amiga!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito seu texto sobre o Japão, e quanto " a ordem no meio do caos" é a melhor definição do Japão que já ouvi até hoje. Será que algum dia aprenderemos algo com eles???
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...