quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Esse é o MEU lugar !! ( Parte I )



Todos os cantos do mundo encontram a sua porção "especial" quando brindam os viajantes com as suas belezas naturais; quando deixam suaves registros mentais que passam a fazer parte da história pessoal; quando encantam tanto a ponto de deixar de serem um destino de férias e se transformam no sonho de morada de alguns; quando seduzem através das suas peculiaridades, sabores, sons e cores; quando impressionam com a beleza da simplicidade do seu cotidiano ou com os exuberantes e ricos cenários históricos; quando surpreendem com paisagens de tirar o fôlego de qualquer ser vivente.
Enfim...vez ou outra somos tomados por encantos e paixões (in)explicáveis quando saimos "de Lá pra Cá", e ao voltarmos trazemos na bagagem o desejo de possuirmos àquele lugar para sempre, torná-lo nosso. Só nosso!!
Esse post tem a missão de tornar público, de compartilhar quais lugares são esses e porque eles são tão..tão especiais para cada um de vocês.
MUITO OBRIGADA à todos os que contribuiram com essa adorável "brincadeira" mandando as suas dicas especiais que publicarei aos poucos, para saborearmos suavemente, sem pressa. Por tanto, se você ainda não enviou a sua "preciosidade", corra que ainda dá tempo. Estou aguardando, ou melhor, estamos!!
Grande beijo e boa viagem!!


Para abrir o apetite, vamos começar com uma dica de dar água na boca:


Como Água para Chocolate - Santiago/Chile

Existe um lugar em Santiago, no Chile (http://www.chile.com/) que vai permanecer na memória de Tamira Moreira "para sempre". Com sabor de lua-de-mel, com muito amor, ela nos indica o restaurante Como Água Para Chocolate http://www.comoaguaparachocolate.cl/. Além de estar situado numa belissíma casa, com decoração em estilo rústico, o restaurante se destaca por oferecer no seu cardápio pratos com ingredientes afrodisíacos e associar a gastronomia com a cultura local, oferecendo opções que incluem cinema, literatura e turismo. São três programas especiais:
  • Cinema / Literatura: Em homenagem ao livro/ filme mexicano que deu origem ao nome do restaurante Como Água Para Chocolate, o cardápio oferece um menu especial composto pelos ingredientes mencionados no livro.
  • Literatura: Nesse programa, o restaurante oferece comida, bebida e poesia. A biografia e os poemas do escritor Pablo Neruda são ingredientes que alimentam a alma do cliente, enquanto saboreiam pratos da culinária chilena.
  • Turismo: Entre uma deliciosa empanada e outra, a história do vinho chileno vai sendo contada; com direito a lenda sobre o Casillero del Diablo.



Cachoeira Bonsucesso - Pirenópolis / GO (foto by Rafael Greque)

Agora vamos prender a respiração e mergulhar fundo na maravilhosa dica de Clenir Abgail, as límpidas e transparentes águas das cachoeiras de Pirenópolis (http://www.pirenopolis.com.br/index.jsp), situadas no centro oeste do nosso país, aos pés da Serra dos Pirineus, em Goiás. São dezenas de cachoeiras espalhadas ao redor da cidade de Pirenópolis: Cachoeira do Abade, Cacheira Dragão Verdadeiro, Cachoeira do Rosário, Cachoeira do Lázaro, Cachoeira Santa Maria, Cachoeira Coqueiro, Cachoeira Sonrizal, Cachoeira Garganta, Lagoa Azul, Cachoeira dos Anjos, Cachoeira Bonsucesso...entre outras.
Com uma natueza tão abundante a cidade oferece uma infinidade de opções de lazer, inclusive esportes de aventura. Rapel, mountain bike, trekking e off road são algumas das opções encontradas por lá.
A região faz parte do percurso do Rally dos Sertões, que acontece em agosto, época em que a cidade fica em clima de festa.
A cidade também se destaca por ser considerada a capital das jóias artesanais em prata. Destino encantador que reune história, turismo, aventura e lazer.



Ko Pha Ngan - Tailândia

Uma fabulosa dica veio do "além -mar", lá de Portugal. O Hugo Martins, que possui um excelente blog sobre viagens (viagens lacoste) nos oferece uma praia na Tailândia (http://www.almadeviajante.com/viagens/tailandia/) como sendo a sua escolhida. Vamos à sua justificativa:
"O desafio é difícil porque eu gosto muito de algumas cidades como Roma, Veneza, Florença (toda a Itália), Nova Iorque, a minha Lisboa entre outras.
Vou destacar uma praia na Tailândia e já explico as razões.
Chama-se Thong Nai Pan Noi e fica na ilha de Ko Pha Ngan, ilha famosa porque é ali que se realiza a Full Moon Party.
A praia tornou-se mágica para mim, cheguei ali como poderia ter chegado à praia do lado, li em alguns fóruns informações sobre a ilha e optei por aquela praia sem motivo aparente.
Na altura era de complicado acesso, no "fim" da ilha por trás das montanhas. Assim que a vi, pensei, encontrei o meu shangri-la, nos 4 ou 5 dias que ali passei percebi como se pode viver tranquilo mentalmente falando. Os habitantes locais não eram mais do que 100 creio eu, viajantes eram uns 40 ou 50. Encontrei ali viajantes de muitos pontos do globo que perseguem o sonho, viajar, ir à descoberta.
Ali vivia-se em comunidade, os locais pareceram-me todos familiares.
São estas as razões da minha escolha.
Não quero voltar mais a este local porque soube que entretanto a estrada é nova e os resorts chegaram como cogumelos tirando a beleza ao local.
Quero permanecer com aquela imagem com que fiquei por muitos anos, ou então até encontrar local parecido. Na próxima semana arranco para a Ásia e quem sabe possa encontrar um local assim no Vietname, Cambodja ou Indonésia?


Deixo o link sobre o que escrevi na altura no meu blog
http://viagenslacoste.blogspot.com/2009/01/viagem-sia-parte-5-ko-phangan.html
Bjs

Hugo "


Uau...sem dúvida a escolha dele é fantástica!!
Boa viagem Hugo. 



Pico do Ibituruna - Governador Valadares/MG


De volta ao Brasil e com muita inspiração, temos a dica que o Beto Magalhães, o primeiro "seguidor" do "de Lá pra Cá", nos dá: o imponente Pico do Ibituruna (http://www.pousadadaserra.com.br/ibituruna.htm) , em Governador Valadares - MG. O Pico do Ibituruna, com altura de 1.123 metros acima do nível do mar, serve de palco para a realização anual de torneios nacionais e internacionais de vôo livre, período em que a cidade passa a ter o seu céu completamente colorido, repleto de asas deltas e paragliders. Lindo!
O pico fica distante apenas 11 km do centro da cidade, uma estrada um pouco íngreme, de terra e calçamento que permite um passeio agradável, com uma bela e bucólica paisagem da mata atlântica. No percurso, entre a base e o topo, é possível fazer várias paradas para fotografar, respirar o ar puro ou simplesmente apreciar um belo cenário natural, e se preferir, ainda pode optar em se hospedar nas pousadas charmosas e aconchegantes que existem por lá.
Do alto do Ibituruna é possível ter uma visão ampla da cidade de Governador Valadares (http://www.ferias.tur.br/informacoes/3169/governador-valadares-mg.html) e constatar que um dos seus bairros, a Ilha dos Araújos, tem a forma de uma linda borboleta com as asas abertas.
Governador Valadares é considerada a capital mundial do vôo livre por ter o Pico do Ibituruna como o melhor local para a prática de vôo livre do Brasil.
Pico do Ibituruna: lugar perfeito para alçar grandes e inesquecíveis vôos, com ou sem asa delta!



Londres - Inglaterra


A fofissíma Mariana Viñal , no auge dos seus treze anos elege a cidade de Londres (http://www.visitlondon.com/), na Inglaterra como a mais agradável para passear. Londres com os seus museus, palácios, teatros, parques e ruas repletas de pessoas de diversas partes do planeta, se transforma na cidade mais cosmopolita do continente europeu; característica que encanta qualquer viajante, não importa a sua faixa etária.
Londres serve de cenário para inúmeras fantasias literárias/cinematográficas: dos mágicos romances dos contos de fadas até os assustadores crimes do Jack , o Estripador. Londres é um espetáculo!!!
Não era à toa que, durante a noite, o inquieto Peter Pan sobrevoava a cidade de Londres levando com ele a doce Wendy e os seus irmãos, numa tentativa de seduzi-los. Afinal, Londres é linda vista sob todos os ângulos, à qualquer hora do dia ou da noite.
A cidade tem de tudo: Príncipes, ônibus de dois andares, roda gigante "gigante", Sherlock Holmes, Mr Bean, Harry Potter, fish and chip, museu de cera, Alice no País das Maravilhas, rock da melhor qualidade, peças de teatro, moda... e por aí vai.
O que mais poderia uma garotinha de treze anos (ou de qualquer outra idade) querer de uma cidade??
Infelizmente os últimos dias em Londres não foram belos nem divertidos, foram cenas de violência, vandalismo e pânico que em nada combinam com o seu cotidiano. O "de Lá pra Cá" deseja que a cidade possa voltar à sua normalidade o mais breve possível para que continue encantando àqueles que por lá passam, sejam turistas ou moradores.



"O Sítio" - Teófilo Ottoni/MG

Dizem que quem tem paciência é recompensado pela sua espera. Comecei a acreditar nisso.
Recebi de Pollyana Benevides , uma dica em forma de depoimento que muito me emocionou e acredito que não serei apenas eu a ser tocada pelas lembranças mágicas de um período rico em aventuras, experiências e sentimentos: a infância.
"Lugar inesquecível??
Certamente cada um tem o seu lugar inesquecível. Pode ser a cidade natal, a primeira viagem sem os pais, a primeira viagem.
Quando solicitada a falar sobre o meu lugar inesquecível, falar sobre o primeiro lugar que me viesse a mente,  não pude resistir....
Roubei, descaradamente, o lugar inesquecível de toda a família. O lugar onde vivi os dias mais felizes da minha infância. De onde tenho doces lembranças e eternas saudades.
O Sítio. Somente isto, o sítio. Tais palavras quando pronunciadas na casa geravam burburinho e correria, todos preparando a “mala” (uma sacola plástica de supermercado com duas peças de roupa) para irmos para O Sítio.
Lá não havia piscina ou cavalos, não era rico nem pomposo. Era apenas o Sítio. Era o suficiente para nos fazer felizes por aqueles vários finais de semana. Nos fornecer as lembranças e cicatrizes que temos hoje.
Então, definitivamente, o lugar inesquecível é O Sítio. Espero sinceramente que todos os leitores tenham um “sítio” de felicidades no fundo d’alma para lembrarem sempre com um sorriso nos lábios.
Bjs.
Polla "

Definitivamente, essa é uma "dica" mais do que especial.



"O Trem do Fim do Mundo" - Ushuaia - Argentina

Agora vamos dar um pulinho láááá no fim do mundo, seguindo a dica da Larissa Muniz que nos leva até a Patagônia Argentina, mais precisamente à Ushuaia (http://www.ushuaia.com.ar/), "a cidade do fim do mundo". Apesar de estar situada numa província chamada Terra do Fogo, ela fica muito próxima da Antártida, ou seja, lá faz frio...muito frio e tem uma temperatura média de 4.7°, que é perfeita para a prática de alguns esportes de aventura que são comuns na região: trekking glacial, trekking em floresta, mergulho, esqui, snowboard, travessias, pesca esportiva, canoismo, navegação, entre outros.
Lá o ecossistema é riquissímo. Composto por lagos, parques, vales glaciais, montanhas, mar e bosques que agradam aventureiros do mundo inteiro muito antes da vinda do pesquisador Charles Darwin, que em 1831 ali chegou e permaneceu durante cinco anos, período em que ele estudou e se encantou com os nativos, a fauna e a flora local. E foi nessa época que ele disse: " E é pouco provável imaginar algo mais belo que estes lugares. Os fragmentos que haviam caido dos glaciais na água flutuavam e o canal com os seus icebergs parecem uma miniatura do Mar Polar”.  
A Patagônia (http://www.patagonia-argentina.com/) possui uma natureza lindamente contraditória: do lado oeste está o oceano Pacifico; do norte ao sul encontra-se a cordilheira dos Andes; no centro o deserto da Patagônia; ao leste a costa do Atlântico e ao sul a Ilha da Terra do Fogo. E é nesse cenário espetacular que está Ushuaia, destino perfeito tanto para os aventureiros como para os contemplativos.
Ushuaia é um destino que consegue agregar os quatro principais elementos da natureza: Água...muita água, para navegar, pescar, mergulhar, nadar. Terra, montanhas que convidam os que apreciam uma boa escalada, estradas que instigam os adeptos ao 4x4 off road, à caminhada, à cavalgada, ao ciclismo. Ar puro para encher os pulmões de oxigênio, obter mais energia e aproveitar o máximo possível todas as opções que o lugar oferece. E o Fogo ?? Esse fica reservado para aquecer as noites frias, seja à beira de uma fogueira ou numa lareira; para preparar o delicioso asado de cordero que certamente será acompanhado por um bom vinho enquanto os muitos mitos e lendas da região forem contados. Fogo para aquecer (um pouco mais) a alma do viajante que quer aproveitar cada segundo de um lugar tão especial, tão espetacular.





Praia de Itacaré - Bahia

Dando continuidade à roteiros que possuem ecossistemas absurdamente ricos e lindos, vamos até o sul da Bahia, região onde se encontra uma cidade com uma característica preciosa: a junção de mata Atlântica com praias exuberantes.
Lugar de beleza ìmpar que diariamente convida, os que por alí estão, ao ócio ( não necessariamente criativo); aos esportes leves e radicais à um banho de mar. Lugar que parece ter os seus dias curtos para a realização de tantos roteiros "imperdíveis" e onde as noites sempre são deliciosamente embaladas pelo som do mar.
Este "oásis" se chama Itacaré e possui inúmeras praias em seu território, sendo uma delas muito especial escolhida por Roseanne Presa que faz do seu depoimento um combustível para alimentar o nosso imaginário:  A praia de Havaizinho (http://www.itacare.com/itacare/praias/guia.php?lang=portugues&praia=havaizinho).

" A minha escolha foi a praia de Havaizinho em Itacaré, ela é especial porque tem um acesso de trilha, trilha no meio da mata Atlântica, visualizando o oceano Atlântico em todo o percurso. Depois de trilhar alguns metros, talvez um quilômetro à pé( deixa-se o carro na rodovia, lá em cima) chega a uma praia maravilhosa. Cenário: mata Atlântica, faixa de areia branquinha e um lindo mar azul. Por certa dificuldade de acesso, não há barracas, nem muita gente. Um paraíso!

                                Bjs
                               Rose "



A próxima dica veio lá de Portugal e eu tenho muitas dúvidas se, após essa leitura, os meus queridos e adorados leitores que não estavam incluindo a terra do Saramago no roteiro " Europa daqui a pouco" serão fiéis à essa idéia.
O depoimento de Grazielly Madureira não nos deixa escolha. Impossível ficar impassível diante das fotos e do texto enviados por ela. Além de toda a beleza exposta, existe o encanto em cada letra escrita; é como se fosse possível ver o brilho nos seus olhos e ouvir o seu suspiro diante do cenário descrito. É fácil  perceber o prazer sentido por ela ao explorar os muitos cantos de onde mora.
Vamos lá:


Mosteiro do Pilar - Porto - Portugal

" Olá amigos! Há poucos anos vivendo aqui na “terrinha” Portugal (http://www.visitportugal.com/Cultures/pt-PT/default.html), alguns lugares pude ver com prazer e deliciar com calma, coisa que é difícil fazermos quando estamos em férias corridas, né mesmo!
Vivo ao ladinho da invicta (e LINDA!) cidade do Porto (http://www.visitporto.travel/Visitar/Paginas/default.aspx), 30km nos afastam, e por conta disto tem alguns pequeninos lugares que valem MUITO a penas ver de perto. Ir ao Café Majestic pra deliciar um café com bolos e doces portugueses é fenomenal e inesquecível!
 Ponte da Arrabida - Porto - Portugal
Ir ao Porto e não deliciar uma “Francesinha” é um pecado, este é um prato típico da região que todos adoram! É uma espécie de sanduíche quente, com um molho picante e batatas fritas! MA-RA-VI-LHO-SO! 

Douro - Portugal
Visitar o douro nem que seja apenas 1 dia, subir de barco de manhã e descer à tardinha de trem. A vista do Douro vale qualquer sacrifício. O problema é que dá vontade de descer do barco e ficar no meio daquelas vinhas e naquelas fazendas hotéis lindos, que tem por lá…rsrsrs. Visitar as caves do lado de Gaia(é outra cidade e está divida pelo rio Douro, de um lado O Porto do outro Vila nova de Gaia) é parte de qualquer rota turística no Porto, degustar vinhos do Porto então nem é preciso falar, né! Mas o delicioso e que quase nenhum visitante faz é ver o finzinho da tarde e o cair da noite do alto dos jardins do Palácio de Cristal ou do alto do Mosteiro da Serra do Pilar, em frente a entrada da Igreja tem um pátio de acesso livre e tem uma das vistas mais espetaculares que já vi! 

Mosteiro Serra do Pilar - Portugal
Um tiquinho a sul da cidade do Porto, está Santa Maria da Feira, uma cidadezinha tranquila e que tem um castelo Medieval lindo como paisagem. Em Agosto (verão pelos lados de cá!) acontece a VIAGEM MEDIEVAL (www.viagemmedieval.com), uma festa linda! Pra quem goste de voltar ao tempo e ver a história acontecer ao seu lado, é perfeita! Tudo é remontado de acordo com a história: trajes, comidas, louças, decoração, cores de acordo com o reinado da época. Um verdadeiro Show!

Castelo Sta. Maria da Feira - Portugal
Se quiserem descer mais um pouquinho, ao lado da famosa cidade de Fátima, existem dois lugares fabulosos: Batalha e Alcobaça. 

Batalha - Portugal
A Batalha é um lugar de onde da estrada avistamos o MOSTEIRO DA BATALHA, imponente e gigante! Anos de construção, gótica, manuelina e barroca. Lá estão os túmulos de Pedro e D. Inês de Castro (aquela da famosa frase: agora Inês é morta!) Além da arquitetura exuberante tem uma história linda de amor!

Alcobaça - Portugal

Alcobaça (a Alcobaça Portuguesa), é uma cidade fofinha, pequena, histórica e cheia de “causos”! Lá encontramos bem no meio de tudo, o Mosteiro de Alcobaça, magnifico, esplêndido! Uma visita leva horas e quando saímos famintos e com sede, tem vários restaurantes e cafés em frente na praça principal, com a vista para o Mosteiro, para que não percamos a sensação de ter voltado ao tempo por algumas horas!

Miramar - Portugal

Enfim, apesar da “terrinha d’além mar” ser tão pequenina, tem belos e deliciosos lugares! Ainda estou desvendando os cantinhos, as comidinhas e a paisagem com tanta história e tantos anos!!!

                                                              Bjs
                                                           Grazy "


Confesso que cada relato lido faz o meu desejo de sair por aí e "ver tudo isso de perto" se agigantar. Começo à ter sintomas antagônicos: hiperativa e inquieta num momento, logo em seguida plácida e lânguida, mais pareço com um sujeito (pseudo) "bipolar" no auge de uma paixão. E quando isso acontece só tem uma forma de cura: Viajar!!!

Mais uma vez agradeço à todos pela colaboração na realização deste post.

Grande beijo!!

9 comentários:

  1. Ameiii, me deliciei com todas as "VIAGENS" aqui feitas! Os lugares de cada um, nos faz querer ter asas e partir "praquele cantinho lindo"! Adorei a ideia de todos colocarem um cantinho que acham belo e algumas dicas de bons lugares, assim poderemos ter um "guia exclusivo" pra próxima viagem... Beijinhos e aguardo mais! Ps: Alguém tem dicas de Salamanca/Espanha????hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... ficou lindo! Achei muito, muito interessante sua iniciativa, devo confessar que não sabia exatamente onde vc queria chegar, agora vejo e ficou ótimo!!!!
    Vc achou uma foto de Itacaré maravilhoooosa.
    Todos foram muito felizes na escolha, todos.
    Pra variar, Grazzy a mais gulosa, tinha que mandar muitaaaas. A de Polla realmente foi surpreendente, com o sítio.A da Tailândia, Ushuaia, enfim... todos lindos e interessantes
    Continue, tá uma delícia de ler!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Fico muuito feliz que tenham gostado, mas...o mérito é todo de vocês, que fizeram excelentes escolhas.
    Eu também amei!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gente, ainda tem o "Como agua pra chocolate", amooo chocolate até o nome...kkkk Imagino a delícia que deve ser este lugarzinho!!!! A praia da Tailandia, nao vou nem mencionar, né! O "Sítio" é e será sempre inesquecível! E Itacaré que me espere, já está nos meu roteiro quando for ao Brasil!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ei Milla!
    Parabéns pela iniciativa.Adorei descobrir teu blog!Estou me deliciando com os posts e essa idéia das dicas, foi ótima.Obrigada por compartilhar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá "Diálogos de café"...fico feliz que esteja visitando e se divertindo com o blog.
    Aproveite e mande a sua dica "preciosa" também, será um prazer publicá-la!
    Beijinhos.
    Mirella

    ResponderExcluir
  7. Gostei dos locais que referenciou do meu país!
    Gostaria de acrescentar que o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro da Batalha são Património Mundial da UNESCU.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dylan,
    Obrigada pela visita e pelas informações sobre os maravilhosos mosteiros de Alcobaça e de Batalha.
    Volte sempre!
    Bjs
    Milla

    ResponderExcluir
  9. É um pais pequeno mas com muitos encantos para descobrir ou redescobrir. Infelizmente a promoção turística do país é fraca a nível internacional mas a maior parte dos meus amigos brasileiros que me visitaram cá ficaram encantados. Como dizia a minha amiga de RJ, este país é como o iceberg, tem muito mais para ver do que a vista alcança :)

    Adorei o seu blogue. Continuações

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...