domingo, 22 de maio de 2011

Alguns castelos pra chamar de seu



Impossível não se render às fantasias provocados pela idealização de um mundo encantado. E, para isso, não há  instituição mais especializada do que a Monarquia Britânica. Apesar de ter a sua imagem um tanto desgastada nos últimos anos, o frisson mundial provocado pelo casamento do Príncipe William mostrou que os terraquéos ainda valorizam os sonhos, alguns bem pueris.



Não concorda??
Pois, então, que atire a primeira pedra quem nunca brincou de "faz de conta" e se transformou em reis, príncipes e similares que habitavam castelos gigantes e lutavam para resgatar as suas princesas das garras do vilão malvado para serem felizes para sempre...isso quando não ocupava o trono de princesa, rainha ou qualquer outra figura com poder suficiente para mandar na brincadeira, morar no melhor castelo do reino e ainda transformar o bonitão da turma no seu próprio príncipe encantado.



Não faz muito tempo que nós fomos bombardeados com informações, especulações e imagens à respeito da cerimônia de casamento de um dos membros da realeza britânica. Em algum momento, certamente, o telespectador sentiu que já era um exagero toda aquela audiência em torno de um casamento. Tipo: "coisa de inglês metido à besta".


Pois é, acontece que o tão falado dia 29 de Abril de 2011 chegou, e surpreendentemente uma média de dois bilhões de telespectadores de todo o mundo se renderam aos encantos dos reis e príncipes britânicos.



Muito antes do ponteiro do famoso relógio Big Ben soar as suas badaladas informando que eram 11:00 horas da mãnha no Meridiano de Greenwich (http://www.visitgreenwich.org.uk/), todas essas pessoas já estavam de alguma forma, mesmo que distantes da nublada (e sempre bela) Londres, ansiando por imagens do evento. Cenários e rotinas ao redor do mundo foram adaptados aos aparelhos de televisão, telões e computadores possibilitanto que súditos, fãs e "opositores" participassem da cerimônia na Abadia de Westminster (http://www.westminster-abbey.org/).



Desde o olhar curioso de um vendedor de peixe no Chile até a distração do japonês que tanto sofreu nos últimos dias na cidade de Chofu, Japão; isso sem falar dos banhistas numa praia em Dubai, nos Emirados Árabes; dos transeuntes que não se importaram com a chuva nas ruas de Hong Kong, dos alemães que lotaram um cinema em Munich para assistirem toda a realidade em formato de ficção. Um verdadeiro espetáculo cinematográfico tomou conta dos quatro cantos do mundo!!



Acredito que toda essa platéia não se frustrou diante do que viu, afinal a cerimônia teve todos os elementos dignos de um autêntico conto de fadas: Princesa exuberante. Príncipe lindo e encantado(r). Memória de uma mãe bondosa. Madrasta. Reis. Súditos. Nobres. Jóias. Fardas. Chapéus. Carruagens. Cavalos. Inveja. Beauty. Beast. Música. Poema. Protocolo. Beijo(s). Promessa de felicidade!



Assistimos, então, cenas de uma celebração com componentes típicos de um casamento da monarquia européia, porém esse contou com um admirável up grade : havia, alí, uma explícita e adóravel cumplicidade entre os noivos, característica que os tornou ainda mais encantadores.


Viu-se o típico casamento tradicional sendo agregado à contemporaneidade do relacionamento dos nobres pombinhos e isso tirou um pouco do pó e das teias de aranha que pousavam sobre a (obsoleta) monarquia britânica, dando a ela um suave e charmoso aspecto vintage.



Enfim...como num episódio de transe coletivo todos reverenciaram a romântica e imponente Família Real Britânica. Todo o mundo ficou à mercê do espetáculo entoado pelos pitorescos "ingleses metidos à bestas". 
God Save The Queen



Mas, vamos ao que interessa: Castelos!
Não existe reino sem um belo e imponente castelo para abrigar os seus reis. E toda monarquia que se preze tem inúmeros e magníficos castelos espalhados pelo seu território.
Ainda contaminada pela atmosfera mágica provocada pelo recente casamento real, selecionei alguns castelos existentes na Grã Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) que são dignos de grandes contos de fadas, para dar continuidade às deliciosas brincadeiras de faz-de-conta e quem sabe até concretizar alguns desses sonhos encantados.
Não se acanhe: escolha com calma o(s) que mais se encaixa(m) nos seus sonhos, vá até ele(s) e conquiste-o(s)!!

  • País de Gales -  Possui 13 castelos. Eis alguns:
Castelo de Cardiff : Castelo medieval localizado em Cardiff, capital do País de Gales. Construído por volta do ano 55. O lugar já foi palco de importantes batalhas e hoje, com capacidade para acomodar 10.000 pessoas, serve de cenário para grandiosos concertos, shows de rock, bailes e disputadas partidas de beisebol.

    http://www.cardiffcastle.com/content.asp



Harlech Castle: Construído em 1283 no topo de uma falésia junto ao mar da Irlanda, na cidade de Harlech. Classificado como Patrimônio da Humanidade, encontra-se em excelente estado de conservação.

 http://www.castlewales.com/harlech.html


Castelo de Powis : Castelo medieval, situado próximo à cidade de Welshpool, em Powis. É um dos poucos castelos medievais que tem a sua fachada  bem preservada. Possui um jardim barroco que é muito apreciado por quem o visita.


http://www.nationaltrust.org.uk/main/w-powiscastle_garden

Castelo de Caerphilly : Maior castelo do País de Gales, situado em Caerphilly. Foi construído em 1268, hoje é uma grande atração turística da região. O local é muito procurado para a realização de cerimônias de casamento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Caerphilly


  • Escócia - São 65 castelos. Uau...tem princípes para todos os gostos!!! 
P.S: Alguns desses castelos carregam a fama de serem mal assombrados (humm...ótimo lugar para brincar). Outros tantos já serviram de cenário para filmes.

Castelo de Urquhart : Localizado em Drumnadrochit. É uma atração imperdível; encontra-se situado sobre as águas do Lago Ness (sim, aquele do famoso monstro). Nos sec.XV e XVI o castelo foi atacado, danificado, abandonado e caiu em ruínas. Atualmente é possivel visitar cinco pavimentos da torre onde residiam os senhores com as suas famílias, além das masmorras e outros aposentos.



http://www.historic-scotland.gov.uk/propertyresults/propertyoverview.htm?PropID=PL_297&PropName=Urquhart%20Castle

Castelo de Stirling  : Localizado em Stirling. Entre o ano de 1100 e 1685 esse castelo serviu de residência oficial dos reis e rainhas escoceses. Atualmente vários artistas usam a esplanada do castelo para realizar concertos ao ar livre. O R.E.M, o Bob Dylan entre outros já se apresentaram lá.

http://www.stirlingcastle.gov.uk/

Castelo Skibo : Localizado perto da cidade de Dornoch, construído no séc.XII. Foi nesse castelo que aconteceu o casamento da cantora Madonna com o diretor de cinema Guy Ritchie, em 2000.

http://www.carnegieclub.co.uk/

Castelo de Rothesay : Erguido no séc. XII, um dos poucos castelos do país que é rodeado por um fosso. Fica situado na Ilha de Bute, o acesso é feito por barcos à partir da baía de Wemyss.


http://www.isle-of-bute.org.uk/castle.shtml

Muchalls Castle : Situado em Aberdeenshire, com estrutura medieval bem preservada, tem vista para o mar do Norte e possui uma floresta com árvores de 50 metros de altura que alojam bandos de corvos e gralhas.O
castelo tem reputação de ser mal assombrado pela Dama Verde, o fantasma de uma jovem que morreu afogada no subsolo do castelo indo ao encontro do seu amante.


http://www.castlestories.net/Scotland/Aberdeenshire/Muchalls-Castle.html

Castelo de Mey : Castelo real, situado em Caithness, erguido no Séc.XVI foi restaurado e usado como residência de férias da Rainha Elizabeth, a rainha mãe desde 1955 até 2001 (ela faleceu em 2002). Diz a lenda que a filha do rei George 5°, se apaixonou  por um lavrador , foi aprisionada no sótão do castelo e lá se suicidou.


http://www.castleofmey.org.uk/
Castelo de Lochleven : Localizado na ilha de Loch Leven. Cenário da passagem em que a rainha da Escócia, Mary Stuart, foi aprisionada e forçada à abdicar, em 1567.


http://www.historic-scotland.gov.uk/propertyresults/propertyabout.htm?PropID=PL_202&PropName=Lochleven%20Castle

Castelo de Drumlanrig : Palácio barroco, localizado próximo à Thornhill. Uma das importantes construções do Renascimento, construído em 1679. A obra, A Virgem do Fuso, do Leonardo da Vinci, avaliada em 30 milhões de libras, foi roubada do castelo em 2003.


http://www.drumlanrig.com/

Castelo de Dunnottar :Localizado ao sul de Stonehead, sobre o mar, no topo de uma falésia. Construído no séc. XIII. O filme Hamlet, com o ator Mel Gibson, foi filmado lá em 1990.


http://www.dunnottarcastle.co.uk/

Castelo de Balmoral : Usado como residência de verão pela Família Real Britânica, desde 1848, pela Rainha Vitória e seu marido o Príncipe Albert. Foi construído em 1390. Localizado em Aberdeenshire. A atual rainha da Inglaterra, Elizabeth, encontrava-se nesse castelo quando ocorreu o acidente fatal com a sua ex nora, Lady Diana, em 1997.

 http://www.balmoralcastle.com/#top

Blairquhan Castle : Palácio rural erguido em 1811, em Maybole. Possui árvores centenárias e um belo e premiadíssimo jardim, que é aberto à visitação pública durante o verão. No local , também, ocorrem casamentos, locações de filmes, excursões, etc. O filme The Queen, de 2006, que conta a história da morte da Lady Diana, e de como a rainha Elizabeth se portou diante do episódio, foi filmado no interior desse castelo.


http://www.blairquhan.co.uk/

Cawdor Castle : Palácio fortificado, construído próximo à Nairn, em 1454. O castelo é conhecido pela ligação literária com a obra de Shakespeare, Macbeth, apesar do castelo não existir na época em que a peça foi escrita.


http://www.cawdorcastle.com/

Castelo de Edimburgo (Castle Rock) : Uma das atrações turisticas mais visitadas na Escócia. Data do séc.IX, o castelo é uma antiga fortaleza situada na cidade de Edimburgo. As jóias da coroa escocesa estão guardadas lá.


http://www.edinburghcastle.gov.uk/

Castelo de Eilean Donan : Construído no início do séc. XIII, para se defender contra os Vikings, numa pequena ilha em Loch Duich. O castelo é muito procurado para a realização de casamentos e locação de filmes : Highlander (1985), 007- O Mundo não é o Bastante (1999), Lago Ness (1996), Elizabeth- A Era de Ouro (2007), entre outros.


http://www.eileandonancastle.com/

Castelo de Craigievar : Situado em Aberdeenshire. Com fachadas rosadas, possui torres e gárgulas dando um aspecto de castelo de contos de fadas.


http://www.nts.org.uk/Property/17/ 

Castelo de Glamis : Palácio localizado na aldeia de Glamis. Em agosto de 1900 nasceu e passou a sua infância, alí, Lady Elizabeth Bowes-Lyon, a Rainha Mãe. A história do castelo é recheada de lendas e contos mal assombrados, como: O Monstro de Glamis, A dama cinza, Jogar cartas com o diabo. Na peça de Shakespeare, o personagem - título, Macbeth reside nesse castelo. Atualmente é a residência do conde e da condessa de Strathmore. Esse é considerado o castelo mais mal assombrado da Escócia. (leia mais)
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.mysteriousbritain.co.uk/scotland/angus/hauntings/glamis-castle.html&ei=27LATdm3EoeisAPVqtHgBw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=7&ved=0CEUQ7gEwBg&prev=/search%3Fq%3Dglamis%2Bcastle%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26channel%3Ds%26biw%3D1024%26bih%3D581%26prmd%3Divnsm

http://www.glamis-castle.co.uk/

  • Inglaterra - São 26 castelos.
Castelo de Alnwick : Localizado em Northumberland, foi construído em 1096. Em 1991, o castelo foi usado como locação para o filme Robin Hood - O Princípe dos ladrões, e a saga do bruxo Harry Potter teve como cenário para Hogwarts, todo o exterior de Alnwick.

 http://www.alnwickcastle.com/


Arundel Castle : Localizado em West Sussex, numa charmosa região no sul da Inglaterra. Construído em 1070. É considerado um dos castelos mais bem conservados e belos da Grã-Bretanha. Atualmente é a residência oficial do Duque de Norfolk. Entre os meses de abril e agosto, o castelo fica aberto ao público; período em que pode-se visitar inúmeros aposentos, inclusive o que foi construído especialmente para a visita de três dias da rainha Vitória em 1846.


http://www.arundelcastle.org/_pages/03_visitor_info.htm

Ludlow Castle : Castelo normando construído em 1085. Três monarcas nasceram e foram criados alí: Príncipe Eduardo, Arthur Tudor, Henrique VII e Maria Tudor (rainha da Inglaterra em 1553 - filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão).


http://www.ludlowcastle.com/

Dover Castle : Uma fortaleza medieval construída no séc. XII pelo rei Henrique II, no condado de Kent. É o maior castelo da Inglaterra. O castelo, assim como os seus túneis secretos fazem parte do Patrimônio Inglês. Alguns filmes e séries de tv usaram o castelo como cenário para as suas histórias: Hamlet (1990); Doctor Who ; The Clock´s (Agatha Christie´s Poirot - 2009); Johnny Inglês (2003).


 http://www.english-heritage.org.uk/daysout/properties/dover-castle/

Hever Castle : Construído em 1270 em Kent, foi o local onde a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, passou a sua infância junto aos seus irmãos George e Maria. O lugar guarda inúmeras lembranças daquela que foi a mãe da primeira rainha Elizabeth. Ana Bolena foi decapitada junto ao seu irmão George, acusada de traição, adultério e incesto. Atualmente o castelo é uma propriedade privada e foi transformado em um centro de conferências e aberto à visitação pública. Ele possui vários labirintos, inclusive um de água; um belo e extenso jardim; além da exposição de vários instrumentos de tortura.



http://www.hevercastle.co.uk/


Castelo de Rochester : Situado em Kent, é um dos castelos mais bem conservados da Inglaterra, existem dados da sua construção que datam do ano 43. Atualmente o castelo encontra-se aberto ao público para visitação; os jardins do castelo abrigam concertos e festivais no verão.


http://www.english-heritage.org.uk/daysout/properties/rochester-castle/


Bodiam Castle: Construido em 1385 na região de Sussex, na época da sua construção a Inglaterra e a França combatiam na Guerra dos Cem Anos. É um típico castelo do fim da era medieval, possui um fosso por toda a sua extensão e uma ponte elevadiça de madeira.


http://www.nationaltrust.org.uk/main/w-vh/w-visits/w-findaplace/w-bodiamcastle/

Bamburgh Castle : Imponente castelo, construido pelos normandos no ano de 1095, mas com registros que datam de 420. O castelo fica situado na costa de Bamburgh. O castelo é aberto ao público e vários eventos, inclusive casamentos, são realizados lá. Desde 1920 as suas instalações são usadas como cenário para vários filmes: Ivanhoé (1952); El Cid (1961); Mary, rainha da Escócia (1972); Elizabeth (1998); Apocalipse (2001); Robin Hood (2010).


http://www.bamburghcastle.com/

Leeds Castle : Situado próximo à Maidstone, Kent. Eleito como "O castelo mais charmoso do mundo" . O castelo de Leeds, que mais parece com um castelo de contos de fadas, foi construído no ano de 857 e tempos depois se tornou uma fortaleza para os normandos. Leeds já foi a residência de seis rainhas, entre elas a Catarina de Aragão, primeira mulher do rei Henrique VIIi ( era o seu refúgio preferido), e a rainha Elizabeth I, antes de ser coroada.
Atualmente o castelo é aberto ao público e um importante destino de lazer da Inglaterra. Todos os anos ocorre alí a exibição de balões de ar quente; assim como vários shows, concertos e conferências.


http://www.leeds-castle.com/goto.php?ref=y&sess=u0|p0|n0|c0|s0|g1|d0&

Berkeley Castle : Castelo localizado em Gloucestershire, construído no séc.XI e hoje faz parte do Patrimônio Inglês. O local serviu de cenário para a prisão e morte do rei Edward II em 1327; o seu corpo ficou embalsamado durante um mês e foi sepultado na Abadia / Catedral de Gloucester (http://www.gloucestercathedral.org.uk/)



http://www.berkeley-castle.com/index.php


Warwick Castle : Castelo medieval construído por William, o Conquistador em 1068 , no condado de Warwickshire. A masmorra do castelo foi usado para aprisionar o rei inglês Edward IV, no séc. XV. Desde 1978 o castelo está aberto à visitação pública que oferece os seus jardins, torres, salões, masmorra, aposentos reais, armas medievais, e toda a história de um dos maiores e mais famosos castelos da Inglaterra.


http://www.warwick-castle.co.uk/


Oxford Castle: Localizado na cidade de Oxford, foi construído em 1066 e durante o período de 1071 até 1996 foi utilizado como prisão. Aualmente o castelo dispõe de programção de eventos artisticos e é aberto para visitação pública.


http://www.oxfordcastle.com/

Castelo de Windsor : Localizado em Windsor, é o maior castelo ocupável do mundo, conhecido como "a casa da Rainha". Local onde morou, durante a Segunda Guerra Mundial, a Rainha Elizabeth e onde hoje ela passa a maior parte do tempo. Uma das principais residências da monarquia inglesa. O castelo foi construído em 1066 pelo Rei Guilherme, o Conquistador. A Rainha Vitória fez dalí a sua residêncial oficial e permaneceu até a morte do seu marido, o Príncipe Albert, em 1861, e a dela, em 1901. Na galeria do castelo existe uma exposição de armas e armaduras usadas pelo Rei Henrique VIII, feitas em 1540.


http://www.windsor.gov.uk/site/things-to-do/windsor-castle-p43983

Meu Deus...São inúmeros castelos espalhados pela Grã Bretanha. Não se surpreenda caso você queira conhecer todos, afinal eles são tão belos e "povoados" de histórias seculares, milenares, que a maioria de nós só tem acesso através da literatura e do cinema. E vamos combinar, não há nada mais empolgante do que conhecer " in loco " algumas das preciosidades que enriquecem o nosso acervo cultural (e onírico).
Bem...Além dos fabulosos castelos existem também os palácios e eu, como toda donzela sonhadora, não resisti aos encantos desses palácios e resolvi mencionar alguns deles. Só uns poucos :

  • Palácio de Kensington (Londres) : Erguido no séc. XVII, foi a moradia da Princesa Diana até a sua morte em 1997. Algumas exposições acontecem lá e são abertas ao público, uma das mais visitadas é a Royal Ceremonial Dress Collection, são vestidos de rainhas e princesas britânicas desde o séc. XVIII até os dias atuais, inclusive alguns da Lady Diana. Há, também, uma exibição fotográfica de "Diana, a Princesa de Gales", do fotográfo peruano Mário Testino, desde 2005. Atualmente o palácio serve de moradia "não oficial" do Príncipe Harry.
 http://www.hrp.org.uk/kensingtonpalace/
  • Highgrove House : Construída em 1798, é a residência de campo frequentada pelo Príncipe Charles e onde ele cultiva produtos orgânicos. Situada em Gloucestershire.
 http://www.princeofwales.gov.uk/personalprofiles/residences/highgrove/

  • St James Palace (Londres) : Construido para o Rei Henrique VIII, serviu também como o quartel de Oliver Crowell. Hoje é a residência oficial da Princesa Anne e o centro administrativo da realeza.
 http://www.royal.gov.uk/TheRoyalResidences/StJamessPalace/History.aspx
  • Hampton Court (Londres): Foi uma das residências favoritas do Rei Henrique VIII. O local tem fama de ser mal assombrado pelo Rei Edward VI (que faleceu com apenas doze dias de nascido), pela Rainha Catarina (que alí foi aprisionada) e pelo próprio Henrique VIII. O Palácio com capacidade para abrigar quase mil pessoas, hoje funciona como um museu e local onde acontecem shows, além da exposição anual de flores.

http://www.hrp.org.uk/hamptoncourtpalace/
  • Palácio de Holyroodhouse (Edimburgo) : Residência oficial da monarquia britânica na Escócia. A Rainha Elizabeth costuma ir para lá durante alguns dias no verão.

http://www.royal.gov.uk/TheRoyalResidences/ThePalaceofHolyroodhouse/ThePalaceofHolyroodhouse.aspx


  • Kew Palace (Londres): Construído em 1631, serviu de residência do Rei George III e a sua família. Lá o Rei foi encarcerado e perdeu a sua coroa. Atualmente abriga o Jardim Botânico Real e está aberto à visitação pública.

http://www.hrp.org.uk/kewpalace/
  • Buckingham Palace (Londres): Residência oficial da monarquia britânica desde a época da Rainha Vitória (1837). Atualmente serve como residêncial da Rainha Elizabeth, do Príncipe Philip e seus familiares. Local onde ocorre a famosa troca da guarda, pontualmente às 11:30 hs. Algumas salas do palácio podem ser visitadas pelos "plebeus" durante os meses de agosto e setembro.

http://www.royal.gov.uk/TheRoyalResidences/BuckinghamPalace/BuckinghamPalace.aspx

Uau!!!
Impossível não reconhecer e admirar o valor histórico que está impregnado por todos os cantos desses magníficos castelos e palácios.
Impossível não se encantar com todo o poder e glória vividos por heróis e vilões em tempos tão distantes do nosso, e hoje podermos encontrar vestígios dessa época sob as ruínas daquilo que antes eram belas e imponentes contruções.
O certo é que isso só é possível graças aos cuidados com que os "metidos à bestas" tem em preservar a história deles através do concreto, através da valorização da cultura e da tradição.
Resgatar e manter viva um pouco da tradição não faz mal à ninguém; ao contrário, conhecer o passado faz com que um povo se torne mais orgulhoso da sua história, da sua pátria e consequentemente de si mesmo.

Beijinhos.
Boa Viagem!!

9 comentários:

  1. Oi Milla,
    Adoro Castelos, mas para visitá-los. Não gostaria de morar em um deles. Eles devem cheirar a mofo! São grandes d+, dão eco em seus corredores.
    Adorei o seu blog e estou seguindo vc. Obrigada pela simpática visitinha ao meu bloguito.
    Bjkas e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bete
    Seja muito bem vinda!!
    Vamos dar um jeitinho no mofo dos castelos..rs
    Adorei a sua visita, volte mais vezes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. OI Milla !
    Parabéns pelo post.. completíssimo e muito bem produzido. Que trampo você teve para pesquisar todas essas fotos heim ???
    Vou postar esse link no blog do mochileiro40tao para a galera curtir também.
    Bjs
    Edu Sona

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Edu,
    É...demorei um pouquinho nessa pesquisa, mas valeu a pena pq os castelos sao maravilhosos.
    Fique à vontade e volte sempre!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Milla,
    Não foi a minha intenção acabar com o romantismo dos castelos...
    :)))
    Bjkas e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Milla,
    Passei para desejar a vc um ótimo final de semana.
    Bjs

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Milla,
    Tem um texto que está circulando pela net e eu copie e estou passando para as amigas solteiras:
    "E daí se eu vou passar o dia dos namorados sem namorado? Também não passo o dia da árvore com uma árvore, nem o dia do índio com um índio, e tampouco o dia de finados com um defunto!"
    ... é isto aí! Carpe Diem.
    Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  8. A verdade ´q eu eu não estou muito ai para esse casamento, não. Mas você tocou em um sonho meu, quero muito um dia alugar um castelo por um mês, mas se não conseguir... Passar um final de semana em um quarto de um hotel que seja em um castelo, já está valendo!

    Estou alucinada com os que mostrou nas fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá... Quanto tempo heim? como estão as coisas? continua de lá para cá? heheheheh...

    Mande noticias, um grande abraço a todos.

    Animal.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...