domingo, 28 de março de 2010

Sem burca...sem documento...



As cidades,assim como as pessoas, também tem características históricas e culturais próprias, formando a sua personalidade,que é única. Essas caracteristicas são transmitidas à população, como um código de DNA, e elas são repassadas às gerações futuras através dos costumes simples do cotidiano.

Graças ao conhecimento dessa herança cultural e comportamental podemos identificar e compreender os hábitos de certas regiões.Muitas vezes são hábitos estranhos para algumas pessoas, mas não significam que sejam inferiores ou errados, são apenas diferentes.E, é nosso dever respeitar esses costumes como se fossem protegidos por leis; mesmo não concordando com eles.Afinal, alguém se atreve, em Londres, à pedir um cafezinho no momento em que o tradicional chá das cinco está sendo servido?? Ou quem ousa substituir o samba por uma ópera, durante o carnaval, em plena Sapucaí?? Só quem não ama a própria vida, não é mesmo?

Pois bem, quando elaboramos um roteiro de viagens e escolhemos determinados lugares para conhecer, é conveniente que a viagem comece antes mesmo de sairmos de casa; estudando um pouco sobre os lugares a serem visitados. Informações apenas sobre pontos turísticos e gastronômicos não garantem o sucesso de nenhuma excursão. É preciso se aprofundar um pouco mais e acrescentar alguns dados sobre os costumes da localidade escolhida. Com isso, o turista além de ficar mais "sabidinho", corre menos riscos de cometer uma gafe junto aos seus anfitriões. Muitas vezes, gafes imperdoáveis!

Certa vez, uma amiga foi visitar o Marrocos. Estava animadíssima. Havia assistido lindas cenas na "novela das oito" e queria ver aquelas paisagens de perto.
Aproveitando que estava no sul da Espanha, e tão pertinho do norte da África, resolveu dar um "pulinho"até o outro lado. Comprou, então, um pacote de viagem de um dia no Marrocos, visitando Tanger, Tetuan e Ceuta.

Em Algeciras,o dia estava lindo, ensolarado. Ela embarcou no ferry boat com a sensação de que estava atravessando o Estreito de Gibraltar, à bordo de um tapete voador rumo ao misterioso mundo àrabe, na companhia da sedutora Sherazade.

Não, ela não estava sob o efeito alucinógeno de nenhum chá marroquino. Era apenas o seu espírito que estava vibrante, festivo e fantasioso.

De volta à terra (literalmente) ela desembarcou em Ceuta, cidade espanhola situada no continente africano. O ônibus da excursão apenas circulou por lá e logo seguiu em direção ao Marrocos.

Quando passaram pela fronteira, ela teve a sua primeira surpresa: o seu passaporte foi confiscado pelos funcionários da imigração, junto com os dos demais turistas.

MI-SEEEEEEEE-RI-COORRR-DIA !!!!

Ela só se lembrava da fala do seu agente de viagens:

- "Nunca !!! Never !!! Jamé!!! fique longe do seu passaporte !!!"

-"Xiii...e agora??". Se perguntava ela.

-"Bem ,seja o que Alah quiser... Já foi !" Concluiu.

Totalmente envolvida pela atmosfera marroquina, enebriada pelos encantos de cores, arquiteturas e sons que emanavam daquelas paisagens, ela logo se esqueceu do passaporte (e do seu agente de viagens). Tudo o que ela queria era adentrar no mundo de Ali Babá sem nem precisar falar "Abre-te Sésamo".

Quando o ônibus fez a primeira parada, todos desceram e ela, se comportando como uma menininha de sete anos visitando a Disney,quis ver tudo em volta; bisbilhotava cada canto por onde passava. De repente se deparou com um homem e o seu camelo "adestrado". Aquele homem, sorridente, cobrava £ 1,00 por cada turista que montasse no camelo.Ela, muito afoita, agradeceu, simpaticamente, mas não quis montar. Preferiu tirar uma foto do homem com o seu camelo. E, com a mesma velocidade da luz,clicou a sua câmera (digital!) inúmeras vezes.

Imediatamente o homem do camelo se aproximou dela e disparou a falar. Ela, acreditando que estava se comportando de maneira politicamente correta, meteu a mão na bolsa e lhe deu £1,00 ( mesmo valor da montaria).

Putzzz...péssima idéia!

A fala disparada do homem ficou infinitamente mais rápida e alta, acompanhada por gestos bruscos. Subitamente ele atirou a moeda no chão e cuspiu repetidas vezes;sempre gritando algo, aparentemente, assustador.

Ela,a mocinha com cara de quem fez merda,voltou bem rapidinho para dentro do ônibus e mesmo sem entender um A em árabe, compreendeu perfeitamente que aquele homem enfurecido, provavelmente por ter se sentido desrespeitado, estava lhe amaldiçoando a queimar no mármore do inferno por toda a eternidade. Assim como ela viu na novela das oito.

Verdade, verdade...verdade!

Provavelmente isso aconteceu por que a mocinha tonta não havia se informado devidamente sobre os costumes daquele povo. Só depois descobriu que eles cobram por cada foto tirada deles, e o valor é acertado antecipadamente.

Aquele país situado na África não tinha nada em comum com a idéia da África de savanas e leões, era tudo, absolutamente tudo diferente. E por isso mesmo, foram horas e mais horas de puro aprendizado para ela, que certamente tentará repassar essa aventura aos seus descendentes.

No fim do dia, com o seu passaporte em mãos (ufa!) ela atravessou aquele golfo que mistura as águas do atlântico com as do mediterrâneo, retornando à Europa.

De volta,deslumbrada,com toda a magnitude cultural daquele país, que possui histórias, lendas e costumes tão fascinantes, ela não poderia deixar de se sentir abençoada e agradecer aos deuses por ter vivido toda aquela experiência.E não se conteve quanto aos pedidos: pediu à eles que mantivesse o preconceito sempre do lado de fora da sua bagagem. Afinal, ela sabe que essa é uma bagagem pesada,nociva e desconfortável para ficar transportando por aí. Além do mais,diz a lenda que essa bagagem danifica e corrói tudo; das mochilinhas mais básicas às lindas malinhas Louis Vuitton. Duvida??

Bem, cada lugar tem a sua história que desenvolve os seus hábitos e, inevitavelmente, cria seus estereótipos. Sabemos que os lugares não se limitam àquela fama, mas já é um chamariz para adentrarmos num mundo novo e, certamente repleto de surpresas (boas!).

Aí vai uma listinha. Pegue-a e saia do óbvio. Se aprofunde. Seja um desbravador, e que Alah te proteja!!

Boa Viagem!!



(de Lá) :

*Argentina: Assistir shows de tango.
Ver o maior torneio de Pólo do mundo - Campeonato Argentino Aberto de Pólo ( preciso ver isso!!)
http://www.aapolo.com/

*Londres: Tomar o chá das cinco, sem se atrasar.
Andar a cavalo no Hyde Park
http://www.hydeparkstables.com/

*Paris: Tomar champagne e se apaixonar às margens do rio Sena. (eu quero..me escolhe, me escolhe!!!)
Assistir sessões de cinema, gratuito, nos parques (verão)
Cinema au clair de lune -
http://www.parisinfo.com/



*Tibet: Meditar, meditar e meditar.
Assistir ao Festival de Ópera Tibetano - Festival de Shoton



*Nova York: Ver a estátua da liberdade.
Assistir ópera no Central Park (gratuito)
http://www.metopera.org/

*Porto: Tomar vinho do Porto nas Caves.
Assistir espetáculos da música portuguesa no alto de um belo edificio.
http://www.casadamusica.com/

* New Orleans: Ouvir Jazz e Blues.
Assistir o carnaval no quarteiráo francês - Mardi Gras
http://www.mardigras.com/

*Holanda: Sex & Drugs
Fazer um roteiro de bicicleta pelos campos de tulipas (tão meiguinho..)
http://www.keukenhof.nl/

*Alaska: Sentir frio.
Fazer uma viagem de trem na antiga ferrovia White Pass and Yokon - Skagway
http://www.wpyr.com/

* Dubai: Apreciar mega construções .

Visitar o centro de atividades equestres



*Japão: Comer sushi e conhecer novidades hi-tech.

Fazer um tour completo: flores, artesanato e esqui - Hokkaido - Furano



*Los Angeles: Ver artistas famosos.

Visitar os brechós em Venice Beach, o lado underground da cidade. Local de onde veio a banda The Doors.





*Las Vegas : Jogar, beber e casar.

Conhecer a área de extraterrestres (aréa 51)


*Roma: Ver o Papa.
Colocar a mão na Boca da Verdade - o Oráculo - La Bocca Della Veritá
www.darlinton.net/blog/la-boca-della-verita-a-boca-da-verdade

*Alemanha: Comer Einsbein ( joelho de porco)
Assistir uma regata a vela em Rostock - Regatas Hanse Sail
http://www.hansesail.com/

*Veneza : Andar de gôndola.
Ver belos projetos na bienal de arquitetura
www.labiennale.org/en/architecture

*Espanha: Assistir à touradas depois da siesta.
Passear de barco pelo Parque del Retiro - Madrid
www.dreamguides.edreams.pt/espanha/madri/parque-del-retiro

*África do Sul : Fazer safari.
Ir ao Festival Internacional de Jazz em Cape Town
http://www.apassion4jazz.net/

*Egito: Ir de camelo ver as pirâmides
Mergulhar no Parque Nacional Marinho de Ras Muhammad , no Mar Vermelho
www.oeco.com.br/todos-os-colunistas/86-ana-leonor-oliveira/19946-no-azul-do-mar-vermelho

*Itália: Tomar vinho, comer uma fabulosa massa dentro da história da arte.
Circular no centro da moda, em Milão.
http://www.viamontenapoleone.org/

*Grécia : Ficar hipnotizado por tanta beleza.
Esquiar nas montanhas gregas
www.visitgreece.gr/pages.php?pageID=391&langID=7

*Austrália: Ver cangurús e aborígenes .
Ver o pôr do sol sob um novo angulo, de dentro de um balão.
http://www.ballonaloft.com/

* Marrocos: Circular pelos labirintos da Medina
Visitar um curtume (prendam a respiração !)
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marrocos/marrocos.php


*Riviera Francesa: Ser chique!
Continuar sendo chique!!
Ok...vamos tentar sair do óbvio, visitando os jardins belissimos, com perfumes inebriantes da Riviera .
http://br.franceguide.com/JARDINS-DA-RIVIERA-FRANCESA-UMA-HERANÇA-EXCEPCIONAL

sábado, 20 de março de 2010

Lado a lado com as celebridades


Noite passada convidei alguns amigos para virem aqui em casa.
Já estava com alguns questionamentos me rondando há dias e achei oportuno recebê-los para, num bate papo, encontrar algumas respostas que pudessem acalmar a minha alma tão inquieta.
Pois bem, combinamos algo do tipo "festinha americana dos anos 80" , onde cada um traz uma iguaria.E funcionou bem.O Jacques Lacan trouxe vinho francês de excelente qualidade; a doce Simone de Beauvoir contribuiu com pães frescos e deliciosos. A música, que nao podia faltar, ficou por conta do Nietzsche que nos presenteou com as obras do seu amigo Wagner. O Claude Lévi-Strauss completou a mesa com queijos saborosíssimos.E, é claro que, o amado Freud trouxe uma infinidade de charutos.
Enfim esse era o momento que eu tanto desejava.Todos reunidos, comendo e bebendo totalmente à vontade.A conversa, sempre renovada com assuntos vibrantes, não cessava nunca. Então fui até a cozinha, abri mais uma garrafa de vinho, servi a todos. Me sentei, degustei um pedaço de queijo, bebi um pouco daquele delicioso vinho, limpei a garganta e finalmente fiz a pergunta que nao queria calar: " Afinal, o que as mulheres desejam?"
Freud, elegantemente, se acomodou na poltrona, cruzou as pernas, fumou o seu charuto, e com um sorriso me olhou nos olhos e disse:
- TTTTTTRRRRRIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMM.......................
-Meuuuu Deusssssssssssssss.....................................
-Quem foi que deixou essa porcaria desse despertador aquiiiiiiiiiiiiiii?????????????
-Nãooooooooooooo aaaaa-creeee-diiii-tooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!
-Putz....só pode ter sido o Sartre enciumado!!!
-Aiiiiiii...que vontade de chorar!!
Pois é... era um sonho; um delicioso sonho regado a queijos, vinhos e ídolos sentados na minha sala de estar.
Quantas vezes desejamos tornar isso real?
Quantas vezes imaginamos ter, bem próximos e sem tietagem,os nossos ídolos numa situação simples do cotidiano; como um jantarzinho, um bate papo num cafe, uma caminhada e até "otras cositas mas", caso a imaginação, sem superego, permita?
Acontece que raríssimas pessoas (fãs) tem o privilégio de ter o seu ídolo por perto, nessas condições. E elas se dão por satisfeitas quando encontram aqueles lugares onde conseguem ter acesso a informações profissionais e pessoais, fotos e toneladas de objetos, até escova de dentes, se duvidar.São os maravilhosos museus que tanto nos emocionam.
O que às vezes passam despercebidos para alguns viajantes-fãs são lugares comuns, alguns sem muitas indicações, mas que abrigaram ou foram usados por celebridades em momentos diversos das suas vidas. Alguns desses lugares com o passar do tempo desaparecem, outros permanecem funcionando, e são exatamente esses lugares que dão, aos fãs, a deliciosa sensação de sentir o seu ídolo por perto, seja sentando numa mesa de algum cafe, seja indo a uma biblioteca , seja jantando num restaurante que ele frequentava ou simplesmente andando pelas ruas próximas à sua antiga residência.
Seja como for, são inúmeras as possibilidades de aprendermos com a história de vida de alguém que admiramos. Pode ser uma celebridade (aquele ídolo distante) ou simplesmente um amigo (alguém que está por perto). Sempre queremos agregar coisas boas às nossas vidas; melhor ainda quando percebemos que somos "fãs" de alguém próximo...assim podemos assumir essa admiração, trocar idéias e reforçar essa relação de amizade.
Bem, falar de celebridades me fez lembra uma história....aí vai:
"Julho de 1993. Época em que a França ainda exigia visto de entrada de turistas brasileiros e quando as câmeras digitais ainda faziam parte dos cenários de filmes de ficção científica.
Era verão na europa e duas lindas garotas, recém saídas da faculdade, decidiram pôr mochilas nas costas (e mais trocentas malas pesadas) e seguir rumo ao velho continente.
Primeira parada: Londres!
Pois bem, numa bela manhã ensolarada (estão mesmo em Londres??)com um roteiro para o dia inteiro em mãos, lá se foram.
Já que intencionavam conhecer Paris em breve,iniciaram o tour indo ao consulado francês para tirar o visto de turista. De lá, seguiram rumo ao belíssimo Museu de História Natural, que fica próximo.
Ao chegarem na frente do museu, viram que haviam seguranças e alguns cones bloqueando a entrada.
Elas, então, se juntaram aos outros visitantes com o intuíto de aguardar a abertura do portão principal e buscar informações sobre a razão daquele movimento , aparentemente, atípico. Tentaram manter um diálogo com algumas pessoas, que estavam próximas, mas logo perceberam que o vocabulário delas estava um pouco limitado....apesar de já terem decifrado aquele "mantra" do metrô: mind the gap!
Pois bem, como não havia muito o que fazer, elas se acomodaram por ali mesmo e ficaram aguardando e observando toda aquela movimentação. Devido ao grande número de seguranças, elas intuiram a chegada, muito em breve, de alguma celebridade, para a visitação do museu.Então, rapidamente, prepararam a camêra fotográfica com filme de 36 poses " asa 100" e ficaram à postos pensando: "Seja lá quem for, registraremos. Caso seja algum membro do parlamento inglês desconhecido pra nós, descobriremos depois."
De repente surgiram algumas gigantescas motos, seguidas por carros pretos enormes e mais motos e mais carros...Até que alguns homens sairam de dentro dos carros e foram na direção de um outro carro beeemmm maior que havia se posicionado próximo à escada que dá acesso ao portão de entrada do museu. E elas fotografando tudo!
Bem, a surpresa estava alí.. Eis que, como um raio de luz, saiu do carro, usando um tailler discreto e elegantéééérriiiiimo e com uma postura tão suave e nobre que poucos membros da realeza conseguem ter. ELA : The Pincess of Wales! A princesa mais querida do mundo contemporâneo. A princesa Diana. Lady Di ! ( que fofaaaa.....)
Incrível!!!
Foi surpreendentemente adorável aquela imagem.
Mesmo muito emocionadas com aquele momento, totalmente inesperado, elas conseguiram utilizar a camêra e fotografaram disparadamente as 36 poses.
Ao sair do carro, "ela" ofereceu um olhar gentil à multidão e rapidamente desapareceu por dentro do museu, deixando todos extasiados.
As lindas e felizes garotas nao paravam de rir e comemorar o episódio acontecido.
Alguns minutos depois os portões de entrada do belo museu foram abertos ao público e elas puderam entrar.
Certamente naquele dia, a atmosfera do Museu de História Natural em Londres ficou ainda mais impregnada de história, afinal, uma princesa e duas plebéias estavam dividindo o mesmo espaço de lazer. E não era uma princesa de contos de fadas, era uma princesa de verdade!
No fim do dia elas voltaram pra casa onde estavam hospedadas e durante o jantar contaram aos seus anfitriões toda a aventura que vivenciaram. Nem preciso falar que eles nao acreditaram nelas. Por mais que elas afirmavam, eles duvidavam. As "princesas" só conseguiram provar a veracidade daquela história quando finalmente revelaram aquele rolo de 36 poses."
É...foi assim mesmo..Really!!

Fiz uma listinha de lugares, pelo mundo afora, que foram frequentados por celebridades de diversas àreas.Na lista, eu só mencionei aqueles que não vivem mais entre nós, infelizmente.
De certa forma quis assegurar que, ao visitar um desses endereços, todos (ídolos e fãs) estarão livres de algum provável ataque histérico ou catatônico!!
Mas, tenho certeza que a visita, à esses lugares, será agradabilíssima.

Boa viagem!!




(de Lá):


* Princesa Diana
Restaurante San Lorenzo - Knightbridge - Londres
St. Paul´s Catedral - Londres - Onde foi celebrado o casamento dela com o Principe Charles

*Sartre
Hotel La Lousiane - Saint-Germaine-des-Prés -Paris - http://www.hotel-lalousiane.com/
Cafe de Flore ( Sartre passava horas no salão superior escrevendo ; era um reduto de artistas e existencialista) http://www.cafedeflore.fr/ ( delicioso site pra visitar)
Hotel Mistral
La Closerie ds Lilas - http://www.closeriedeslilas.net/

*Simone de Beauvoir
Cafe Les Deux Magots - http://www.lesdeuxmagots.fr/
Hotel La Lousiane - Saint - Germaine -de -Prés - Paris - http://www.hotel-lalousiane.com/
Cafe de Flore - http://www.cafedeflore.fr/
The Algonquin Hotel - N.Y - http://www.algonquinhotel.com/

* Hemingway
Shakeaspeare & Company Library - Paris ( Ernest citou essa livraria no seu livro: "Paris é uma festa") - Paris
Cafe de Flore - Paris - http://www.cafedeflore.fr/
Cafe Les Deux Magots - Paris - http://www.lesdeuxmagots.fr/
La Closerie des Lilas - Paris - http://www.closeriedeslilas.net/
Restarante Botín - Madrid - http://www.botin.es/ (O restaurante mais antigo do mudo - 1725)
Bar La Floridita - Havana - http://www.floridita-cuba.com/ (Onde Hemingway tomava daiquiri . É um dos sete bares mais famosos do mundo desde 1953)
Hotel La Lousiane - Paris - http://www.hotel-lalousiane.com/
21 Club - N.Y - http://www.21club.com/

* Miguel de Cervantes
Taberna Casa Alberto - Madrid - http://www.casaalberto.es/ ( Cervantes viveu no andar de cima dessa taberna, e lá escreveu a segunda parte do D. Quixote )

* Freud
Cafe Landtmann - Viena - http://www.landtmann.at/

* Mozart & Beethoven
Cafe Frauenhuber - Viena - http://www.cafe-frauenhuber.at/ ( o mais antigo cafe de Viena)

* Fernando Pessoa
Restaurante Leão DÓuro - Lisboa - http://www.lifecooler.com/
Cafe A Brasileira - Rua Garret, 120 - Chiado - Lisboa
Tabacaria Casa Havaneza - Lisboa - http://www.casahavaneza.com/

*Picasso
Cabaré Els Quatre Gat - Barcelona
Cafe Les Deux Magots - Paris - http://www.ledeuxmagots.fr/
La Croserie des Lilas - Paris - http://www.croseriedelilas.net/
*Van Gogh
Le Cafe La Nuit - Place du Forum,Arles - França ( local que foi pintado por Van Gogh na tela "O cafe, de noite")
*Edith Piaf & Alberto Camus & Paul Cezanne
Les Deux Garçons -53 Cours Mirabeou - Aix-en-Provence - França
*José Luis Borges & Lorca & Josephine Baker & Astor Piazzolla
Gran Cafe Tortoni - Buenos Aires - http://www.cafetortoni.com.ar/
* Maria Callas
Bistrô Maxim´s - Rue Royale - Paris ( Pierre Cardin é o proprietário dessa restaurante)

* Marlon Brando
Monkey Bar - Hotel Elyseé - N.Y - http://www.monkeybarnewyork.com/

* Greta Garbo
Le Berkeley - Paris - http://www.leberkeley.fr/

* Frank Sinatra
PJ Clarke´s - N.Y - http://www.pjclarkes.com/
21 Club - N.Y - http://www.21club.com/

* Goya
Restaurante Botín - Madrid - http://www.botin.es/ ( Em 1765 trabalhou como lavador de pratos nesse restaurante)

*Claude Lévi-Strauss
New York Public Library - N.Y - http://www.nypl.org/

*Frederick Forsyth
Restaurante Botín - Madrid - http://www.botin.es/

*Karl Marx & Virginia Woolf
Reading Room - Museu Britânico - Londres - http://www.britishmuseum.org/ ( o museu mais antigo do mundo)

*Paul Cezanne & Oscar Wilde & Dali
La Closerie des Lilas - Paris - http://www.clseriedelilas.net/

*Renoir & Émile Zola & Claude Monet & Paul Cezanne & Pissarro & Manet
Cafe Guerbois - Av. de Clichy , Montmartre -Paris ( local onde artistas, ecritores e amantes da arte se reuniam contra a burguesia , no sec.XIX )

* Sarah Bernard & Rousseau
Cafe de La Table Ronde - Grenoble - France - http://www.le-guide.com/
* Jim Morrison & Miles Davis & Antoine de Saint-Exupery & Salvador Dali
Hotel La Lousiane - Saint-Germain-des-Prés - http://www.hotel-lalousiane.com/




(de Cá):

* Vinicius de Moraes
Bar Garota de Ipanema - Ipanema - R.J

* Machado de Assis
Real Gabinete Portugues de Leitura - R.J

*Carlos Drummond de Andrade
Cafe Estrela - B.H

*Tom Jobim
Jardim Botanico - R.J

*Cazuza
Pizzaria Guanabara - Leblon - R.J
Mirante do Leblon

* Bares e Casarões da Lapa - R.J
Jorge Amado & Portinari & Mario de Andrade & Noel Rosa & Cartola

* Confeitaria Colombo - R.J
Olavo Bilac & Rui Barbosa & Villa Lobos & Getulio Vargas & Chiquinha Gonzaga

*Ayrton Senna
Cafe Paris - Sintra - Portugal
Gigi No Algarve - Lisboa
Restaurante O ´Pato - Silverstone - Inglaterra



segunda-feira, 15 de março de 2010

Hóspedes X Anfitriões : amigos ou inimigos??


Qualquer dia desses vou criar o guia do hóspede e o guia do anfitrião, destinados àquelas pessoas que recebem e /ou são recebidos e,por isso,sabem que essa simpática e saudável forma de convivência social não é tarefa tão simples.
O fato é, quando o anfitrião abre a porta principal da sua casa para receber uma ou mais pessoas por alguns dias, ele deixa expostos os cantinhos mais reservados do seu lar, doce lar, que nem sempre é tão doce assim. O anfitrião sabe que aquele adorável hóspede, ao sair da sua casa,pode lhe deixar um pequeno mimo de agradecimento ou uma grande e desagradável surpresa, como por exemplo, uma "salgada" conta de telefone.
Sabemos também,que quando hospedamos alguém, íntimo ou não, nos tornamos vulneráveis à observações e comentários sobre a intimidade da casa, durante ou pós a visita. Portanto, é comum nos esforçarmos para deixar tudo em ordem, limpo e bonito.Flores nos vasos;roupas de cama cheirosas;comidinhas e bebidinhas com fartura;crianças lavadas, penteadas e caladas,se possível!!
Também não são raros os desconfortos que o hóspede pode vir a ter, ao entrar e permanecer, por poucos ou muitos dias, numa residência que não lhe pertence. Afinal, não dá para prever que aquele bendito chuveiro vai despencar no momento em que o banhista, tremendo de frio, decide trocar a temperatura da água fria pela água morna;ou que aquela tv simplesmente tem vida própria e opta em deixar de funcionar (para sempre!!) exatamente quando, sozinho em casa, o hóspede resolve ver um filminho para se distrair.
Não precisa entrar em pânico. Sabemos que alguns hóspedes são tão queridos e adoráveis que gostaríamos que ficassem por mais tempo ou que voltassem mais vezes. É claro que tem aqueles que parecem que vão viver nos chateando por toda a eternidade, e nos faz recorrer a práticas nada ortodoxas. Desesperadamente buscamos uma vassoura para colocar atrás da porta com a intenção de que a simpatia popular funcione como um antídoto para pessoas inconvenientes.
Sempre que hospedamos alguém, em casa, sabemos que a rotina será alterada, e isso nos obriga a sermos tolerantes quanto a baguncinha que fica em alguns cômodos da casa. Mas é importante lembrar que, nós, vez ou outra somos hóspedes também e a depender do nosso comportamento corremos o risco de voltarmos para casa utilizando aquela potente vassoura que estava atrás da porta.
Mas, afinal que tipo de hóspedes somos nós?
Vou contar umas historinhas aqui. Vamos ver se voce se identifica com algumas dessas.
" Férias na Europa...que delícia!! Lá se foram duas garotas lindas (of course!)passear pela Inglaterra. Em Londres, se hospedaram na casa de ingleses. Elas estavam super empolgadas. Já sabiam circular livrementes pela cidade utilizando o cartão de metro & bus. A Tower Bridge e o Big Ben já serviam de referências para outros endereços. Os museus, lojas e teatros eram visitados por elas frequentemente. Candem Town e Nothing Hill eram destinos explorados com muita destreza. E os parques, ah..o Hyde Park, o Victoria Park, o St. James Park eram cenários para os charmosos piquiniques, assim como os britânicos faziam.Só faltava mesmo tomar um chá das cinco com a Rainha.
Anyway, elas estavam "se achando". Acontece que numa bela manhã de fog inglês, elas, sozinhas em casa, decidiram preparar um delicioso breakfast antes de enfrentarem um longo e prazeroso city tour. Elas só não contavam com um pão queimando na tostadeira e espalhando fumaça preta por toda a casa fechada, ou melhor, por toda a casa her-me-ti-ca-men-te fechada. Pois é, e nenhuma janela, nenhuma frestinha, nada..nothing..se abria, e quando elas menos esperavam eis que um estrondoso alarme começou a disparar avisando a todo o bairro (e se duvidar, até ao primeiro ministro) de que um incêndio estava acontecendo em algum lugar ali perto.
As duas mocinhas corriam de um lado para outro desesperadas até que decidiram abrir a porta da frente e mandar toda aquela fumaça, que mais parecia a fumaça do lost , para bem longe dalí. Ufa! deu certo. Nada de bombeiros nem de café em casa. Perceberam ,então,que era mais seguro que fizessem as refeições nos inúmeros cafes, pubs e restaurantes daquela belíssima cidade."
Sei que numa outra ocasião, uma pessoa conhecida organizou a sua casa com o intuito de hospedar uma prima e o marido europeu, recém casados. Todo o ritual pré visitas foi minuciosamente realizado. Entre papos e drinks, a noite corria tranquila e agradável. Às vezes, o europeu se mostrava um pouquinho incomodado com os insetos e tecia comentários sobre a abundância de arvóres e plantas que haviam no jardim da casa. Com o avanço das horas todos, já sonolentos e desejosos do abraço do Morfeu, adormeceram profundamente.
Então, no melhor do sono, quando o sol nem pensava em se levantar, a dona da casa acordou com passos e vozes na sala. Saiu do seu quarto para verificar o que estava acontecendo e descobriu que um dos insetinhos, do seu vasto jardim, havia entrado no ouvido da sua prima enquanto a mesma dormia. Putzz...lá se vai o europeu levar a esposa ao hospital na sua primeira visita ao Brasil.
Quando voltaram do hospital, sem o inseto, a anfitriã ofereceu-lhes um sorrizinho amarelo e tampões de ouvidos.
É, acontece...
Tem, também, a história daquela hóspede-amissíssima-queridíssima da anfitriã e que a sua chegada foi logo transformada numa festa. Como havia muito tempo que não se viam, resolveram convidar, imediatamente, os amigos em comum para juntos comemorarem aquele encontro e por as "prosas em dia".
Realmente foi uma delícia: bebidinhas pra lá, comidinhas pra cá, risos altos e leves, mais bebidinhas pra cá (bem mais!) e assim passaram a noite. Resultado, o "the day after" nao foi nada festivo. Para começar, um dos amigos presentes perdeu o vôo de volta pra casa, depois de viajar mais de 300 km para chegar em um aeroporto. Todos reclamavam daquele gosto metálico horrível que não desaparecia. Quanto à hóspede (a tal da best friend forever), "essa", passou o resto dos dias totalmente imprestável, se arrastando pela casa e se queixando dos terríveis sintomas do excesso de saquê.
Precisam agendar outra visita. Com ou sem saquê?
Não posso deixar de comentar sobre uma hóspede tão querida, mas tão querida que os anfitriões, que a hospedavam, deixavam até o carro à disposição para que ela se sentisse realmente à vontade, como se estivesse em sua própria casa. Num belo dia, ela pegou o carro e lá se foi, alegre e motorizada, para o seu compromisso. Pois bem, sentiu-se tão relaxada e à vontade que acabou batendo o carro. Xiii !!! Foi mal...
Ah, preciso contar esta.
Certa vez um hóspede, do tipo bom menino, resolveu passar o fim de semana na casa do seu pai, numa pequena cidade. A sua intenção era a mais nobre possível, ficar ao lado e matar as saudades dos seus familiares.
Acontece que, numa bela tarde de outono, ele simplesmente deixou (sem querer) o portão da casa aberto facilitando, assim,a fuga do cachorrinho querido da madrasta.Ops! Sem comentários!!
Pobrezinho... depois de muita procura e muitos suspiros, decidiram anunciar na rádio. Boa idéia. Algum tempo depois, o cãozinho - guti guti -fujão foi encontrado num boteco (comemorando o sucesso da fuga???) e pôde finalmente voltar para o colinho da sua amada-dona-madrasta. Com isso o hóspede-bonzinho-distraído ficou livre de toda e qualquer possível maldição, voltando a ter a tranquilidade de uma vida longa.
Agora lá vai a última. Prometo!
" Lá estava aquela garota bela, apaixonada e feliz aguardando o seu namorado/hóspede belo, feliz e apaixonado, que chegaria voando na noite de natal, tipo presente de papai noel.
Ele chegou e tudo estava fluindo deliciosamente bem. Férias com tudo o que eles mereciam: passeios,jantares,vinhos,praias e coraçõezinhos saltitando por onde eles passavam. Como eles estavam em um estado do nordeste brasileiro, em pleno verão, decidiram passar uns dias num charmoso vilarejo com praias cinematográficas. Pois bem, reservas confirmadas para o dia seguinte;camêra fotográfica e protetor solar na mala, eis que o bonitão resolveu comer, na praia , um petisco acompanhado por um "creminho". Tcham!!!! Foi inevitável, trocaram a vila encantadora e ensolarada por um hospital cinza e gelado.
Ela, a anfitriã, sonhando com aquele lindo mar azul repleto de tartaruguinhas, nem se deu conta que havia esboçado um sorriso no momento em que a enfermeira aplicava a medicação injetável no seu belo hóspede-enfermo."
Não preciso afirmar que tudo isso é verdadeiro,né??? Faz favor!!!
Enfim, sabemos que são essas situações inesperadas que tornam as histórias do cotidiano tão divertidas. E já que sabemos que no mundo não há fronteira intransponível e , seja por necessidade ou por diversão, estamos sempre batendo pernas por aí afora, então nada melhor do que reunir aqueles que gostamos para viver algumas aventuras que logo se tornarão deliciosas histórias.Para isso que tal , ao viajar, alugar uma casa mobiliada e ter o prazer de ser hóspede e anfitrião ao mesmo tempo?
Existem inúmeras possibilidades, inclusive a de trocar, provisoriamente, de residência ,como foi romanticamente abordado no filme " O Amor não tira Férias". Olha o cinema nos inspirando de novo.
Seja lá qual for a sua opção, trocando ou alugando, o surpreendente é saber que não tem idade para se divertir "brincando de casinha". Portanto, reúna seus hóspedes e/ou anfitriões preferidos e boa viagem!!
Olha a listinha de hospedagem alternativa aí:
Tanto de Lá quanto de Cá:

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bom filme..boa viagem!!!


Me realizo quando estou sentada, confortavelmente, e começo a ter acesso a outros mundos, outras paisagens.De repente, me vejo passeando por ruas charmosas, tranquilas ou agitadas. Viajando por cidades que nunca vi nos mapas, com paisagens que são de tirar o fôlego até dos mais insensível dos mortais. Visitando lugares que até então eram desconhecidos. Mergulhando em mares e rios. Me banhando em cachoeiras e lagos com águas profundas e cristalinas.Se duvidar,interagindo (totalmente destemida) com leões e búfalos em uma savana na misteriosa África. Me vejo, também, enriquecendo o meu acervo pessoal com informações preciosas, adquiridas através de museus ou até mesmo numa conversa informal com os habitantes locais, bate papo que pode acontecer num pub, num café ou simplesmente num boteco da esquina.Tudo depende do que eu incluí no meu roteiro.Acha imposível que eu faça tudo isso sentada no aconchego do meu lar??? Ahh..ledo engano. Existe um meio de transporte ( tipo teletransportador) que é barato e possui uma eficiência inigualável quando se trata de translado seguro e prazeroso: o cinema!!!
Eu confesso que sou uma cinéfila incurável.
Sob o "comando" de um diretor, sou guiada/conduzida por cenários diversos. Atravesso fronteiras, decifro dialetos e, mesmo que virtualmente,degusto sabores e odores próprios de cada canto por onde passo.É algo do tipo "test travel", que me permite experimentar o mundo antes mesmo de tocar o seu solo.
O cinema não tem o poder de transportar o meu corpo, mas, assim que começa o flme,sinto como se a minha alma fosse totalmente abduzida e passo a percorrer lugares mágicos, surpreendentes, longinquos.
Subitamente, sinto que as minhas fantasias ( ora adormecidas, ora preguiçosas) começam a entrar em ebulição e quando me dou conta já estou numa outra vida.
Através do cinema posso ser qualquer coisa que eu queira, ou que eu me identifique.Num filme, sou heróina, sou vilã; sou nobre, sou plebéia; sou homem, sou mulher. Não importa. O que se destaca é o poder que ele tem em me tornar uma desbravadora!!
Seja qual for o roteiro, a personagem e o cenário que escolho fazer parte, tenho a certeza que estarei embarcando num veículo movido à mais pura e rica imaginação e que serei transportada rumo à um destino inesperado , extasiante.
Bem, lá vai mais uma listinha. Essa contém nomes de filmes que, quando vejo as paisagens contidas neles,fico com água na boca (sem pipocas pra não engasgar).Cada um tem uma localidade especial,com características próprias e infinitas belezas.
Muitos roteiros de viagem são sonhados e elaborados após uma boa sessão de cinema. Portanto,apaguem as luzes , acendam a imaginação e boa viagem!!!
Beijinhos...

(de Lá)
Inglaterra
* Quatro Casamentos e um Funeral
* Razão e Sensibilidade
* Hamlet
* Alfie, o Sedutor
* Um lugar chamado Nothing Hill
* Simplesmente Amor
* Peter Pan
* 101 Dalmatas
* O Diário de Bridget Jones
* Harry Potter
* Stuart Little
* Snatch - Porcos e Diamantes
* Coraçao de Cavaleiro

França
* Antes do Por do Sol
* Paris, eu te amo
* O Último Tango em Paris
* O Código DaVinci
* Moulin Rouge
* O Corcunda de Notre Dame
* As Férias de Mr. Bean ( Nice)
* Um Bom Ano ( Provence)

Grécia
* Mama Mia
* Zorba, o Grego
* Os Canhões de Navarone
* 007 Somente Para Os Seus Olhos
* O Magnata Grego

U.S.A
* Sex and the City
* O Homem Aranha
* No Pique de Nova York
* Big- Quero Ser Grande
* Mensagem para Você
* Uma Noite no Museu
* Outono em Nova York
* Doce Novembro ( San Francisco )
* Amor ou Amizade ( San Francisco)
*Bugsy ( Las Vegas)
* Cassino ( Las Vegas)
* Jogo de Amor em Las Vegas


Espanha
* O Ultimato Bourne
* Dr. Jivago
* Los Abrazos Rotos
* Vicky Cristina Barcelona

India
* Sombras do Passado
* Quem Quer Ser Um Milionário
* Sangue Sobre a India

China:
* O Tigre e o Dragão

Japão
* O Último Samurai

Tibet
* Sete Anos no Tibet

Havaí
* Como se Fosse a Primeira Vez

Austrália
* Mad Max
*Austrália
* O Casamento de Muriel
* Crocodilo Dundee
* Priscila: a Rainha do Deserto
* Shine

México
* Armações do Amor
* A Mexicana

Irlanda:
* P.S, Eu Te Amo
* Excalibur

Venezuela
* A Missão

Itália
* Cinema Paradiso
* Spartacus
* O Nome da Rosa
* Uma Paixão em Florença
* Pompéia
* O Amante
* O Talentoso Ripley ( Costa Amalfitana)
* Casanova ( Veneza )
* Missão Impossível
* Falsária
* O Conde de MonteCristo
* 007 Cassino Royale
* O Paciente Ingles
* A Vida é Bela
* Lua Nova
* Sob o Sol da Toscana

Colombia
* O Amor nos Tempos do Cólera

Chile
* Rapa Nui ( Ilha de Páscoa )

Quênia
* Out of África

Budapeste
* Budapeste

Cuba
*A Cidade Perdida
* A Ilha da Morte
* Buena Vista Social Club

Bahamas
* Piratas do Caribe

Turquia
* Do Outro Lado

Marrocos
* Lawrence das Arábias
*A Jóia do Nilo
* O Céu Que Nos Protege
* Kundun
* Gladiador
*Alexandre: O Grande
* O Homem Que sabia Demais
*Casablanca ( "Sempre teremos Paris")

de Cá:
Bahia
* Ó Paí Ó

São Paulo
* O Primo Basílio

Rio de Janeiro
* Divã
* Os Normais

terça-feira, 9 de março de 2010

The love´s in the air


Quantas histórias já ouvimos, ao longo da vida, que retratam encontros e desencontros em locais inusitados, tipo: aeroportos, rodoviárias,portos,estações de trem, etc.
Quantas despedidas, nesses locais, foram para sempre. Não estou falando sobre a morte física (nem quero!), mas, sim sobre a morte dos sentimentos nobres que uniam aquelas pessoas. Sei de um casal, casado, que se beijou pela última vez no saguão do aeroporto de Santiago de Compostela, na Espanha , depois disso se divorciaram (chique, né?).Sei também que existem pessoas que ficam à espera de um "viajante" que nunca desembarca.
Quantas verdades e quantas mentiras são ditas através daquele último abraço, daquele último adeus.
Sabemos que milhares de pessoas sonham em encontrar a sua "laranjinha" numa viagem;ficam imaginando o perfil da pessoa que sentará na poltrona ao seu lado, aquela que lhe ajudará a retirar a mala ( estilo container) da esteira;aquela que lhe acompanhará num café enquanto suportam o atraso do embarque. Obviamente a fantasia ja dominou a realidade e foi desembarcar lá em Hollywood, numa tela de cinema.
Mas, será que esses encontros só acontecem na ficçao?
Humm..vejamos.
Vez ou outra encontro com pessoas que gostam de compartilhar as suas dores e os seus amores, e acabam contando um pouco das suas histórias,me lembrei dessas aí...
" Era uma vez uma bela garota, jovenzinha,que embarcou num onibus rumo à praia. Foi uma longa viagem. Dentro do onibus havia um belo garoto, jovenzinho,que estava indo para o mesmo destino que ela.Naturalmente que logo iniciaram um romancezinho, que se transformou em um típico "amor de verão". Pois bem, décadas mais tarde, sem que tivessem mantido contato, esse jovem casal, agora não tão jovem assim,se reencontraram numa situação especial: dentro de um onibus fazendo o mesmo percurso!!! ( jurooo que não é mentira!!!). Voltando, eles combinaram ,então, em fazer um tour pelo litoral que serviu de cenário do romance que viveram tempos atrás.Bonitinho, né? também achei. Mas eles não ficaram juntos "para sempre";foi apenas um revival."
Tem outra história...
"Era uma vez outra bela garota (aqui todos são belos )que estava prestes a se casar. Ohh...que momento mágico ela estava vivendo!!Tudo, absolutamente tudo, estava impecável naquele dia.
O local da cerimonia, uma linda igreja, com uma deslumbrante vista para o mar;o horário perfeito, pela manhã (início do dia, início de vida - ela pensava)foi uma escolha primorosa.O seu vestido, a maquiagem, o penteado,o buque..tudo emanava a mais graciosa harmonia.A música, ahh...a música; não poderia haver melhor trilha sonora para aquele dia. Enfim, tudo fluia muito bem até que ela foi impedida de sair do carro, em que estava lindamente acomodada, e seguir todo o cerimonial já ensaiado: entrada-choro-"sim"-risos-beijos-fotos. Mas, afinal, o que houve?? Por que não poderia entrar?? Simples... o noivo, o apaixonado noivo,havia esquecido as alianças em casa e alguém estava indo buscá-las. Ato falho??( humm..deixa pra lá, isso já é uma outra história).Mas, de volta à igreja, com as alianças, os noivos puderam se encontrar no altar e, assim, a cerimonia pode acontecer tranquilamente. Quer dizer, tranquilamente até que os noivos se deram conta de que estavam atrasados e precisavam ir para o aeroporto pegar o voo para a tão sonhada lua de mel na europa. E lá se foram sem as malas, porque as mesmas já haviam sido despachadas pelo agente de viagens, pois voo internacional requer que o check-in seja feito com muita antecedencia e os noivos precisavam passar pelo ritual:cumprimentar-beijar-brindar-fotografar. Acontece que o agente de viagens, muito eficiente(!) teve o cuidado em despachar toda a bagagem; eu disse TODA, inclusive a bagagem de mão que continha a roupa que a noiva usaria para viajar. A noiva tinha a intenção de se trocar no banheiro do aeroporto, dis-cre-ta-men-te. Mas não foi bem assim que aconteceu, no fim, ela se viu obrigada a desfilar no aeroporto em busca de uma loja para comprar algo apropriado para a ocasião, atraindo, assim, a atenção de todos que, espantados, perguntavam se ela estava fazendo uma reportagem para alguma revista especializada."
Tudo isso é verdade...tem testemunhas!
Ahh..tem mais uma linda história de amor que começou, também, numa aréa de trafego, ou melhor, em duas: rodoviaria e aeroporto. Essa história é muito especial, mas será contada numa outra ocasião.
Encontramos, nesse "mundão de meu Deus"inúmeros aeroportos, estações de trem , terminais rodoviários de diversas categorias e qualidades. Alguns desses locais são confortáveis, limpos, agradáveis de tal forma que sentimos até vontade de passar uns dias por lá..repletos de lojas maravilhosas, restaurantes, salas vips, pessoas elegantes pra lá e pra cá. Em contra partida, às vezes nos deparamos com outros locais tão inóspitos que não suportamos ficar por poucos segundos, masss tudo isso faz parte da história de cada viagem e devemos ter sabedoria para abstrair o melhor que ela nos oferece: aprendizado!
Fiz uma listinha com aeroportos, estações de trem e rodoviárias pelo mundo afora. Lugares onde certamente iremos sonhar com muitos embarques e desembarques , sozinhos ou acompanhados pelas nossas tão queridas "laranjinhas".
Boa viagem!!
Beijinhos...

(de Lá )

Portugal
Aeroporto Internacional da Madeira - Funchal ( linda situação geográfica)
Aeroporto Francisco Sá Carneiro - Porto

Canadá
Vancouver International Airport - Vancouver

Caribe
Aeroporto Internacional Princesa Juliana - Saint Martin
( Incrível....parece que a pista de pouso é na areia da praia!! )

Alemanha
Aeroporto Franz Josef Strauss - Munique

Finlandia
Keflavik International Airport - Reykjavik
Aeroporto Helsinki Vantaa - Helsinki

Japão
Aeroporto Internacional de Kansai - Osaka
( situado numa ilha artificial )
Hong Kong International Airport - Hong Kong
Tokyo Station - Tokyo
(ponto de partida e chegada dos Shinkansen - trens de alta velocidade)

França
Aeroports de Lyon - Saint Exupéry - Lyon
Aeroports Nice - Cote dÁzur - Nice
Central Station - Gare du Nort - Paris

Grécia
Aeroporto Internacional de Atenas - Elefthérios Venizélos - Atenas

Coréia do Sul
Aeroporto Internacional de Incheon - Seul
( tem campo de golf..cassino...uau!!)

Dinamarca
Aeroporto Copenhagen - Kastrup - Copenhagen

Espanha
Barcelona Airport International El Prat - Barcelona
Estação de Atocha - Atocha Train Station - Madrid
(existe, no piso terreo, um lindo jardim botânico com 4.000 m² de verde)

Inglaterra
Heathrow Airport - Londres
London Victoria Station - Londres
(saídas para Paris ( TGV). Um centro de compras distrai turistas e moradores)


U.S.A
John F. Kennedy International Airport - N. York
Grand Central Station - N.York
(local conta com apresentaçoes permanentes de eventos publicos: exposições, cursos; além de museu, restaurantes, lojas...perfeito!)

Espanha
Aeroporto Internacional de Gibraltar - Gilbraltar
(Inacreditável : a pista é no centro da cidade...os carros param no semáforo e aguardam o boing passar!!!)


Itália
Milano Centrale Railway Station - Milão

Holanda
Amsterdam Centraal Railway Station - Amsterdam
( uma praça situada na frente da estaçao, reune jovens de várias tribos)




(de Cá )
Minas Gerais
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Confins - Tancredo Neves - B.H
EFOM ( Estrada de Ferro Oeste Minas) - Maria Fumaça : Ouro Preto / Mariana
Tiradentes / S. João Del Rey
( Belissimas paisagens....passeio imperdível!!!)


Distrito Federal
Aeroporto Internacional de Brasilia - Juscelino Kubitschek - Brasília
( tem 04 salas de cinema - Humm..nada mal pegar um cineminha com a sua "laranjinha")
Terminal Rodoferroviário de Brasília - Brasília

Bahia
Aeroporto Internacional de Salvador - Dep. Luís Eduardo Magalhães - Salvador
( os viajantes ganham fitinhas do Senhor do Bonfim - axé!!)
Estação Rodoviária de Porto Seguro - Porto Seguro

Rio de Janeiro
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão
( 40% dos turistas estrangeiros desembracam nesse aeroporto)

São Paulo
Aeroporto Internacional de Guarulhos - Cumbica - Gov. André Franco Montoro - S.Paulo
(maior aeroporto do Brasil e o 3° maior do mundo em número de vôos atrasados - bom lugar pra tomar uns cafezinhos...)
Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas
(2° maior terminal de cargas do país)
Terminal Rodoviário de Tiête - S.Paulo
( maior terminal rodoviário de venda de passagens da América Latina e 2° maior do mundo, perdendo apenas para N. York. Haja gente circulando!!! )
Terminal Multimodal Ramos de Azevedo - Campinas
( futuramente receberá a linha de trem de alta velocidade. E ele é cenário de histórias...)
Estação Metroferroviária da Luz - S. Paulo
(Abriga o Museu da Lingua Portuguesa - prédio lindissimo!!)

Paraná
Estaçao Rodoferroviaria de Curitiba - Curitiba

Espírito Santo
Terminal Rodoviário de Guarapari - Guarapari

Mato Grosso do Sul
Terminal Rodoviário de Dourados - Dourados
( pertinho do Pantanal )

Goiás
Terminal Rodoviário de Caldas Novas - Caldas Novas
( humm...mergulhar na agua quentinha para relaxar)

Rio Grande do Sul
Terminal Rodoviário de Gramado
( deve ser bonitinha..floridinha..)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Lendo pelo mundo afora


Ao manusear um livro sempre sinto um arrepiozinho suave percorrendo a minha alma...um click é disparado e nada mais segura a minha imaginação.
Dependendo da forma como as letrinhas são agrupadas e colocadas, formando um texto, elas se tornam extremamente poderosas, me transportando ( simples leitora mortal ) de um mundo conhecido para tantos outros surpreendentes, e deixando a certeza de que jamais serei a mesma.
Definitivamente, o universo literário é fabuloso, é mágico!!!
Não preciso pontuar aqui, que nao me refiro a literatura vazia, opaca, do tipo: "faça como eu faço e será feliz" ( blargh!!), ou coisas do tipo: "nao perca tempo pensando, compre um pensamento pronto" ( aff...). Já estou babando verde!!
Quando falo sobre o poder mágico da literatura, é exatamente quanto a capacidade que ela tem de nos fazer sonhar, sofrer, questionar, brigar e aprender. Existem livros que são verdadeiros bálsamos do começo ao fim; e outros que nos inquietam tanto que sempre voltamos à eles na tentativa de dominá-los e aí começa uma nova e deliciosa batalha.
Bem, como a literatura tem o poder de nos transportar e isso é uma viagem ( literal), nada melhor do que ter acesso à obras magníficas que ficam guardadas em locais agradabilíssimos, muitas vezes só nos esperando para sair de lá e percorrer um novo mundo conosco.
Portanto, mãos, olhos e ouvidos à obra.
Boa viagem!!!
Beijinhos.
Ahh...olha que listinha a-do-rá-vel!!!!

(De Lá)
Amsterdan:
http://www.selexyz.nl/
Paris:
http://www.shakespeareandcompany.com/ ( linda...linda..)
http://www.assouline.com/ ( chiqueeerrimaaaa )
http://www.librairiedugraal.com/
Madrid:
http://www.ochoymedio.com/ (librería el gatopardo)
http://www.ivorypress.com/
Toquio:
http://www.kinokuniya.co.jp/
Roma:
http://www.bibli.it/
Londres:
http://www.marchpane.com/ (kids)
http://www.goldsborobooks.com/
http://www.artbook.co.uk/
http://www.whsmith.co.uk/
http://www.thetravelbookshop.com/ ( um lugar chamado notting hill.....)
Porto :
Livraria Lello ( linda, linda, linda.....infinitamente linda)

domingo, 7 de março de 2010

O bom de cada viagem...


Viajar...passear...circular...
Como essa experiência, por mais simples e rápida que seja, nos enriquece. Basta deixarmos atentos e disponíveis todos os nossos sentidos para nos surpreendermos com a abundância de emoções que irão aflorar.
Bom demais!!! Tão bom que quando saimos de casa e temos acesso à sabores, odores, sons, imagens diferentes do usual e que nos encantam, logo encontramos um jeitinho de trazer um pouco de tudo isso para nós e para aqueles que gostamos.É uma forma de compartilhar essas emoções.
Na mala de volta,infinitamente maior do que a de ida, podemos encontrar de tudo um pouco:roupas & quinquilharias pessoais;livros & discos;comidinhas & bebidinhas;souvenirs;historias & lembranças;fotos e trocentos folhetinhos de tudo que se viu pela frente...mas cada mala tem a cara do seu dono, portanto algumas contém coisas bem "exóticas"(divertidas - adoro essas!!) e outras são vazias, mas essas não nos interessam.
Quando viajo, sempre trago, na minha alma, muito do que vivi. E sempre desejo trazer o "mundo" dentro da minha mala!!
Mas,acredito que o melhor conteúdo que podemos trazer nas nossas malas de viagem é o aprendizado ; aprendizado em relação ao "estranho": lugares, pessoas, gastronomia, cultura de um modo geral. E com o tempo,esse aprendizado gera o respeito e a tolerância diante do outro. E para isso não tem idade mínina e nem contra-indicação, mas diz a lenda que quanto mais cedo iniciar esse processo melhor será o resultado final: viajantes educados e conscientes da sua condiçao de visitantes do tipo "estou aqui mas nao quero incomodá-los!!!"
Beijinhos e boa viagem!!!
Olha que bacana isso aqui..fucei e amei!!!!
http://www.conexaoparis.com.br/category/livrarias/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...