sábado, 20 de março de 2010

Lado a lado com as celebridades


Noite passada convidei alguns amigos para virem aqui em casa.
Já estava com alguns questionamentos me rondando há dias e achei oportuno recebê-los para, num bate papo, encontrar algumas respostas que pudessem acalmar a minha alma tão inquieta.
Pois bem, combinamos algo do tipo "festinha americana dos anos 80" , onde cada um traz uma iguaria.E funcionou bem.O Jacques Lacan trouxe vinho francês de excelente qualidade; a doce Simone de Beauvoir contribuiu com pães frescos e deliciosos. A música, que nao podia faltar, ficou por conta do Nietzsche que nos presenteou com as obras do seu amigo Wagner. O Claude Lévi-Strauss completou a mesa com queijos saborosíssimos.E, é claro que, o amado Freud trouxe uma infinidade de charutos.
Enfim esse era o momento que eu tanto desejava.Todos reunidos, comendo e bebendo totalmente à vontade.A conversa, sempre renovada com assuntos vibrantes, não cessava nunca. Então fui até a cozinha, abri mais uma garrafa de vinho, servi a todos. Me sentei, degustei um pedaço de queijo, bebi um pouco daquele delicioso vinho, limpei a garganta e finalmente fiz a pergunta que nao queria calar: " Afinal, o que as mulheres desejam?"
Freud, elegantemente, se acomodou na poltrona, cruzou as pernas, fumou o seu charuto, e com um sorriso me olhou nos olhos e disse:
- TTTTTTRRRRRIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMM.......................
-Meuuuu Deusssssssssssssss.....................................
-Quem foi que deixou essa porcaria desse despertador aquiiiiiiiiiiiiiii?????????????
-Nãooooooooooooo aaaaa-creeee-diiii-tooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!
-Putz....só pode ter sido o Sartre enciumado!!!
-Aiiiiiii...que vontade de chorar!!
Pois é... era um sonho; um delicioso sonho regado a queijos, vinhos e ídolos sentados na minha sala de estar.
Quantas vezes desejamos tornar isso real?
Quantas vezes imaginamos ter, bem próximos e sem tietagem,os nossos ídolos numa situação simples do cotidiano; como um jantarzinho, um bate papo num cafe, uma caminhada e até "otras cositas mas", caso a imaginação, sem superego, permita?
Acontece que raríssimas pessoas (fãs) tem o privilégio de ter o seu ídolo por perto, nessas condições. E elas se dão por satisfeitas quando encontram aqueles lugares onde conseguem ter acesso a informações profissionais e pessoais, fotos e toneladas de objetos, até escova de dentes, se duvidar.São os maravilhosos museus que tanto nos emocionam.
O que às vezes passam despercebidos para alguns viajantes-fãs são lugares comuns, alguns sem muitas indicações, mas que abrigaram ou foram usados por celebridades em momentos diversos das suas vidas. Alguns desses lugares com o passar do tempo desaparecem, outros permanecem funcionando, e são exatamente esses lugares que dão, aos fãs, a deliciosa sensação de sentir o seu ídolo por perto, seja sentando numa mesa de algum cafe, seja indo a uma biblioteca , seja jantando num restaurante que ele frequentava ou simplesmente andando pelas ruas próximas à sua antiga residência.
Seja como for, são inúmeras as possibilidades de aprendermos com a história de vida de alguém que admiramos. Pode ser uma celebridade (aquele ídolo distante) ou simplesmente um amigo (alguém que está por perto). Sempre queremos agregar coisas boas às nossas vidas; melhor ainda quando percebemos que somos "fãs" de alguém próximo...assim podemos assumir essa admiração, trocar idéias e reforçar essa relação de amizade.
Bem, falar de celebridades me fez lembra uma história....aí vai:
"Julho de 1993. Época em que a França ainda exigia visto de entrada de turistas brasileiros e quando as câmeras digitais ainda faziam parte dos cenários de filmes de ficção científica.
Era verão na europa e duas lindas garotas, recém saídas da faculdade, decidiram pôr mochilas nas costas (e mais trocentas malas pesadas) e seguir rumo ao velho continente.
Primeira parada: Londres!
Pois bem, numa bela manhã ensolarada (estão mesmo em Londres??)com um roteiro para o dia inteiro em mãos, lá se foram.
Já que intencionavam conhecer Paris em breve,iniciaram o tour indo ao consulado francês para tirar o visto de turista. De lá, seguiram rumo ao belíssimo Museu de História Natural, que fica próximo.
Ao chegarem na frente do museu, viram que haviam seguranças e alguns cones bloqueando a entrada.
Elas, então, se juntaram aos outros visitantes com o intuíto de aguardar a abertura do portão principal e buscar informações sobre a razão daquele movimento , aparentemente, atípico. Tentaram manter um diálogo com algumas pessoas, que estavam próximas, mas logo perceberam que o vocabulário delas estava um pouco limitado....apesar de já terem decifrado aquele "mantra" do metrô: mind the gap!
Pois bem, como não havia muito o que fazer, elas se acomodaram por ali mesmo e ficaram aguardando e observando toda aquela movimentação. Devido ao grande número de seguranças, elas intuiram a chegada, muito em breve, de alguma celebridade, para a visitação do museu.Então, rapidamente, prepararam a camêra fotográfica com filme de 36 poses " asa 100" e ficaram à postos pensando: "Seja lá quem for, registraremos. Caso seja algum membro do parlamento inglês desconhecido pra nós, descobriremos depois."
De repente surgiram algumas gigantescas motos, seguidas por carros pretos enormes e mais motos e mais carros...Até que alguns homens sairam de dentro dos carros e foram na direção de um outro carro beeemmm maior que havia se posicionado próximo à escada que dá acesso ao portão de entrada do museu. E elas fotografando tudo!
Bem, a surpresa estava alí.. Eis que, como um raio de luz, saiu do carro, usando um tailler discreto e elegantéééérriiiiimo e com uma postura tão suave e nobre que poucos membros da realeza conseguem ter. ELA : The Pincess of Wales! A princesa mais querida do mundo contemporâneo. A princesa Diana. Lady Di ! ( que fofaaaa.....)
Incrível!!!
Foi surpreendentemente adorável aquela imagem.
Mesmo muito emocionadas com aquele momento, totalmente inesperado, elas conseguiram utilizar a camêra e fotografaram disparadamente as 36 poses.
Ao sair do carro, "ela" ofereceu um olhar gentil à multidão e rapidamente desapareceu por dentro do museu, deixando todos extasiados.
As lindas e felizes garotas nao paravam de rir e comemorar o episódio acontecido.
Alguns minutos depois os portões de entrada do belo museu foram abertos ao público e elas puderam entrar.
Certamente naquele dia, a atmosfera do Museu de História Natural em Londres ficou ainda mais impregnada de história, afinal, uma princesa e duas plebéias estavam dividindo o mesmo espaço de lazer. E não era uma princesa de contos de fadas, era uma princesa de verdade!
No fim do dia elas voltaram pra casa onde estavam hospedadas e durante o jantar contaram aos seus anfitriões toda a aventura que vivenciaram. Nem preciso falar que eles nao acreditaram nelas. Por mais que elas afirmavam, eles duvidavam. As "princesas" só conseguiram provar a veracidade daquela história quando finalmente revelaram aquele rolo de 36 poses."
É...foi assim mesmo..Really!!

Fiz uma listinha de lugares, pelo mundo afora, que foram frequentados por celebridades de diversas àreas.Na lista, eu só mencionei aqueles que não vivem mais entre nós, infelizmente.
De certa forma quis assegurar que, ao visitar um desses endereços, todos (ídolos e fãs) estarão livres de algum provável ataque histérico ou catatônico!!
Mas, tenho certeza que a visita, à esses lugares, será agradabilíssima.

Boa viagem!!




(de Lá):


* Princesa Diana
Restaurante San Lorenzo - Knightbridge - Londres
St. Paul´s Catedral - Londres - Onde foi celebrado o casamento dela com o Principe Charles

*Sartre
Hotel La Lousiane - Saint-Germaine-des-Prés -Paris - http://www.hotel-lalousiane.com/
Cafe de Flore ( Sartre passava horas no salão superior escrevendo ; era um reduto de artistas e existencialista) http://www.cafedeflore.fr/ ( delicioso site pra visitar)
Hotel Mistral
La Closerie ds Lilas - http://www.closeriedeslilas.net/

*Simone de Beauvoir
Cafe Les Deux Magots - http://www.lesdeuxmagots.fr/
Hotel La Lousiane - Saint - Germaine -de -Prés - Paris - http://www.hotel-lalousiane.com/
Cafe de Flore - http://www.cafedeflore.fr/
The Algonquin Hotel - N.Y - http://www.algonquinhotel.com/

* Hemingway
Shakeaspeare & Company Library - Paris ( Ernest citou essa livraria no seu livro: "Paris é uma festa") - Paris
Cafe de Flore - Paris - http://www.cafedeflore.fr/
Cafe Les Deux Magots - Paris - http://www.lesdeuxmagots.fr/
La Closerie des Lilas - Paris - http://www.closeriedeslilas.net/
Restarante Botín - Madrid - http://www.botin.es/ (O restaurante mais antigo do mudo - 1725)
Bar La Floridita - Havana - http://www.floridita-cuba.com/ (Onde Hemingway tomava daiquiri . É um dos sete bares mais famosos do mundo desde 1953)
Hotel La Lousiane - Paris - http://www.hotel-lalousiane.com/
21 Club - N.Y - http://www.21club.com/

* Miguel de Cervantes
Taberna Casa Alberto - Madrid - http://www.casaalberto.es/ ( Cervantes viveu no andar de cima dessa taberna, e lá escreveu a segunda parte do D. Quixote )

* Freud
Cafe Landtmann - Viena - http://www.landtmann.at/

* Mozart & Beethoven
Cafe Frauenhuber - Viena - http://www.cafe-frauenhuber.at/ ( o mais antigo cafe de Viena)

* Fernando Pessoa
Restaurante Leão DÓuro - Lisboa - http://www.lifecooler.com/
Cafe A Brasileira - Rua Garret, 120 - Chiado - Lisboa
Tabacaria Casa Havaneza - Lisboa - http://www.casahavaneza.com/

*Picasso
Cabaré Els Quatre Gat - Barcelona
Cafe Les Deux Magots - Paris - http://www.ledeuxmagots.fr/
La Croserie des Lilas - Paris - http://www.croseriedelilas.net/
*Van Gogh
Le Cafe La Nuit - Place du Forum,Arles - França ( local que foi pintado por Van Gogh na tela "O cafe, de noite")
*Edith Piaf & Alberto Camus & Paul Cezanne
Les Deux Garçons -53 Cours Mirabeou - Aix-en-Provence - França
*José Luis Borges & Lorca & Josephine Baker & Astor Piazzolla
Gran Cafe Tortoni - Buenos Aires - http://www.cafetortoni.com.ar/
* Maria Callas
Bistrô Maxim´s - Rue Royale - Paris ( Pierre Cardin é o proprietário dessa restaurante)

* Marlon Brando
Monkey Bar - Hotel Elyseé - N.Y - http://www.monkeybarnewyork.com/

* Greta Garbo
Le Berkeley - Paris - http://www.leberkeley.fr/

* Frank Sinatra
PJ Clarke´s - N.Y - http://www.pjclarkes.com/
21 Club - N.Y - http://www.21club.com/

* Goya
Restaurante Botín - Madrid - http://www.botin.es/ ( Em 1765 trabalhou como lavador de pratos nesse restaurante)

*Claude Lévi-Strauss
New York Public Library - N.Y - http://www.nypl.org/

*Frederick Forsyth
Restaurante Botín - Madrid - http://www.botin.es/

*Karl Marx & Virginia Woolf
Reading Room - Museu Britânico - Londres - http://www.britishmuseum.org/ ( o museu mais antigo do mundo)

*Paul Cezanne & Oscar Wilde & Dali
La Closerie des Lilas - Paris - http://www.clseriedelilas.net/

*Renoir & Émile Zola & Claude Monet & Paul Cezanne & Pissarro & Manet
Cafe Guerbois - Av. de Clichy , Montmartre -Paris ( local onde artistas, ecritores e amantes da arte se reuniam contra a burguesia , no sec.XIX )

* Sarah Bernard & Rousseau
Cafe de La Table Ronde - Grenoble - France - http://www.le-guide.com/
* Jim Morrison & Miles Davis & Antoine de Saint-Exupery & Salvador Dali
Hotel La Lousiane - Saint-Germain-des-Prés - http://www.hotel-lalousiane.com/




(de Cá):

* Vinicius de Moraes
Bar Garota de Ipanema - Ipanema - R.J

* Machado de Assis
Real Gabinete Portugues de Leitura - R.J

*Carlos Drummond de Andrade
Cafe Estrela - B.H

*Tom Jobim
Jardim Botanico - R.J

*Cazuza
Pizzaria Guanabara - Leblon - R.J
Mirante do Leblon

* Bares e Casarões da Lapa - R.J
Jorge Amado & Portinari & Mario de Andrade & Noel Rosa & Cartola

* Confeitaria Colombo - R.J
Olavo Bilac & Rui Barbosa & Villa Lobos & Getulio Vargas & Chiquinha Gonzaga

*Ayrton Senna
Cafe Paris - Sintra - Portugal
Gigi No Algarve - Lisboa
Restaurante O ´Pato - Silverstone - Inglaterra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...