quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um Espetáculo !!!




Ela estava no auge dos seus adoráveis 40 anos. Conhecia alguns cantos desse mundo afora, mas nunca havia desfrutado da maior e mais cosmopolita cidade da America Latina: São Paulo!!
(www.cidadedesaopaulo.com/sp)
Num momento de súbita emoção comprou um bilhete, arrumou a sua malinha e lá se foi.
Ela não dispunha de muito tempo e sabia que havia muito para ver, experimentar e sentir.
Tudo começou numa sexta-feira. Ritmo acelerado, hora do rush, congestionamentos. Carros e motos desafiando a lei da física, buzinas e luzes por todos os lados. O seu coração estava vibrante, assim como a cidade. Disparado, excitado!




O programa não poderia ser mais especial: assistir a um concerto da OSESP. Alí, naquele belíssimo local, ela pôde perceber a manifestação de todos os seus sentidos. O prédio da estação Júlio Prestes, que foi construído entre 1926 e 1938, é o endereço do antigo terminal ferroviário e abriga desde 1999 a Sala São Paulo (www.salasaopaulo.art.br), um autêntico templo da música erudita. Um verdadeiro deleite para os seus olhos e ouvidos.



A Orquestra Sinfônica - OSESP (www.osesp.art.br), naquela noite, teve a regência do maestro Yan Pascal Tortelier que, num misto de força e suavidade, se assemelhava à um gigante mago com poderes para manipular os intrumentos sem tocá-los. Os músicos, juntos ao extraordinário pianista Dejan Lazic, agiam como se estivessem hipnotizados pelo "mago"; seguiam os seus comandos e tocavam os instrumentos com pele, mãos e boca, unindo-os aos seus corpos com o mesmo desejo e intensidade com que os amantes se tocam. A junção harmônica dos vários instrumentos emitia sons que foram capazes de liberar altas doses de endorfina no cérebro dela, provocando assim um prazer singular, quase orgásmico. Puro êxtase!!!


Fim da apresentação. Ela se sentia flutuando, entorpecida. A noite merecia ser brindada e ela, já sonhando com o deus Baco seguiu até o Bixiga em busca de uma bela massa e um bom vinho (www.cantinaroperto.com.br).
Enquanto comia, bebia, ria e brindava, ela se deu conta de que realmente a vida é um espetáculo, um verdadeiro teatro onde nos portamos como meros atores em busca de aplausos e admiração, e se isso não ocorre como desejado a neurose grita e nos inflige dor. Após essa constatação e algumas taças de vinho nada melhor do que fazer uma boa caminhada pela Avenida Paulista(www.avenidapaulista.com.br), aquela onde é hoje o centro financeiro do Brasil; a mais movimentada do país, com filiais de grandes bancos e multinacionais, com o suntuoso MASP (www.masp.art.br ), o Trianon e a Casa das Rosas (www.casasdasrosas.sp.gov.br) apresentando cultura, lazer e negócios num mesmo espaço geográfico. Perigoso ?? Sim, afinal há violência e miséria mesmo nos melhores destinos, e ela sabia disso. Mas...viver é sempre um grande risco.



Na verdade o que ela desejava mesmo era inspirar todo o ar daquela cidade. Tal qual Prometeu que, na mitologia, roubou o fogo dos deuses do Olimpo, ela ansiava em sorver toda a força e grandiosidade daquela metrópole para, assim, tornar-se tão absoluta quanto ela.




Dia seguinte, o óbvio: dor de cabeça!! A cura para aquele mal se encontrava no coração, ou melhor, no pulmão da cidade. E ela partiu então para o Parque do Ibirapuera (www.parquedoibirapuera.com), local que oferece cultura e arte agregadas ao esporte e lazer com assinaturas de Oscar Niemeyer e Burle Marx. É o endereço de várias atrações: Planetário, Museu de Arte Moderna (www.mam.org.br), Pavilhão da Bienal, etc . Bela manhã, belo parque. Boas respiradas depois, já com o cérebro oxigenado era a hora de dar sequência ao city tour.




Cidade gigante (quase um mastodonte), avenidas suntuosas, ruas faladas e cantadas. Metrópole democrática: de um lado ela encontrou glamour e sofisticação na Rua Oscar Freire (www.visiteaoscarfreire.com.br), com as suas grifes e os seus cafes que num sopro a levou até a Champs Elysees (www.champselysees.org), em Paris. Do outro lado, alguns minutos adiante, ela se deparou com um movimento fervente de pessoas e sacolas tansitando pela não menos famosa Rua 25 de Março (www.25demarco.com.br), o maior centro de compras a céu aberto da América Latina. Um verdadeiro mercado persa.
Quantas informações!


Era, então, uma boa hora para alimentar o seu corpo (e a sua alma tb), e ela "aterrissou" em pleno Mercado Municipal (www.mercadomunicipal.com.br), um prédio em estilo neoclássico inaugurado em 1933. Lindo!
Ela se deparou com um mundo perfumado e colorido, variedades de especiarias. Eram ervas, queijos, azeites e frutas de todas as nacionalidades, com poderes para despertar o lado gourmet de qualquer simples adepto ao fast food. E já que a ordem do dia era experimentar, seria uma "infração" grave ir embora sem disputar uma mesinha no Hocca bar (www.hoccabar.com.br), existente desde 1952, para saborear o famoso e gigantesco sanduiche de mortadela.




Espetacular! Essa foi a denominação que ela deu aquela viagem.
Viagem em que ela pôde perceber todos os seus sentidos sendo provocados.
Viagem em que ela viveu um turbilhão de emoções: sofreu, amou, chorou, gargalhou, odiou, vibrou...tudo aconteceu em tão pouco tempo e de forma tão intensa que só mesmo poderia acontecer num lugar onde tudo é superlativo.


Conexão demorada, translado longo e exaustivo e lá se foi ela de volta pra casa com a sua alma em completo movimento transitório, era tudo junto: translação, rotação, mutação e muita inquietação. Todos os movimentos possíveis de provocar o desejo para novos embarques, novas descobertas.
Ela voltou com a sensação de missão cumprida. Afinal, ela podia dizer que conheceu o melhor de um destino que tanto lhe provocava, tanto lhe seduzia.
Bem, àqueles que já conhecem a múltipla São Paulo, provavelmente sentem saudades e voltam. E fica a dica aos que nunca a visitaram, pois essa cidade não tem nada de fria e impessoal, ao contrário, ela tem muitas histórias para contar; assim como todos nós...
Beijinhos. Boa viagem!!

6 comentários:

  1. Li...1,2...3 vezes e não descobri quem comeu o sanduíche da foto(sem queijo), nem o nome do vinho que entorpeceu essa blogueira numa cantina no Bexiga, mas uma coisa é certa, a Av. Paulista é linda a noite!!!!
    Só quem foi...viu!

    Salute! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. I loved the tour! Your blog is lovely. Will be back soon. Have a happy day. xx

    ResponderExcluir
  3. Quanta inspiração... Estes efeitos colaterais que Sampa causa nas pessoas, vamos do amor ao ódio em 30 segundos... Mas também compartilho desta paixão por esta, que é a minha cidade amada! Parabéns, belíssimo texto, ótima referencia... Na próxima vinda à Sampa, venha em época de Nossa Senhora Achiroppita e conheça um outro bexiga tão saboroso quanto o descrito acima!!! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fico muito animadinha qd leio comentários como esses.
    Thanks...Gracias..Obrigada !!!
    Desejo ver vcs sempre por aqui.
    Beijinhos..

    ResponderExcluir
  5. São Paulo ou simnplesmente Sampa, enorme e tão fabulosa! Ainda sinto o cheio das lojas da Oscar Freire que por ali andei varias vezes...as caminhadas na Paulista são otimas, de dia ou de noite, os barzinhos que por ali existem até hoje(ainda visitei o primeiro bar que conheci ali há anos atras)...
    São paulo dos sabores, das variedades culturais, raciais e economicas tb...Linda!Gigante!Mas delicisosa, pra quem conhece as cantinas italianas espalhadas pelo Jardim Paulista, a atmosfera japonesa no Liberdade... Mas fiquem pouco tempo por lá, Sampa é linda e grandiosa mas endurece as pessoas que ali vivem! É a lei da selva(mesmo que seja selva de pedra). Amei o texto.bjs

    ResponderExcluir
  6. Snif aguei!! Como queria ter dividido essa viagem com essa blogueira tão tãooo cool!!!

    Bjinhoo na alma viajante.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...