quarta-feira, 7 de abril de 2010

Deixe a Ponte te levar....





Existem construções arquitetônicas que são verdadeiras obras de arte; ricas em detalhes, provocam os nossos sentidos como se estivessemos diante de uma pintura renascentista. Através da observação de determinadas construções ou ruínas preservadas podemos perceber a evolução histórica da engenharia, da arquitetura e da própria humanidade.

Um tipo de construção que, particularmente, atrai o meu olhar e encanta a minha alma é a ponte. Adoro as pontes. Elas mexem com o meu imaginário e, vez ou outra, quando estou apreciando alguma delas sinto escapar um "suspirozinho" melancólico. A ponte desperta, em mim, o desejo de viajar de volta no tempo; tempo em que belas carruagens circulavam pela cidade, iluminada por lampiões a gás, disputando um espaço nas pontes com transeuntes descompromissados e casais fazendo juras de amor.

Affff...será que as pontes provocam o romantismo em mim??? Alguém me segura....senão eu vou pular!!!!!

A definição para ponte no dicionário (wikipedia) é: "construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais". Mas, usando a imaginação romantica, vou um pouco mais além e defino as pontes como : " construções feitas por homens destemidos e apaixonados que viviam separados, das suas mulheres amadas. por rios caudalosos de águas profundas e infestadas de crocodilos, piranhas e monstros do Lago Ness ( !? )" . A extensão do rio não era grande, mas impedia que eles, os bravos cavalheiros, sentissem texturas, odores e sons provenientes das suas doces e recatadas donzelas. Enfim, aquele rio era um obstáculo para a realização do amor físico entre eles.
(Os bonitões não utilizavam um barco para atravessar o rio porque, apesar de serem valentões, eles ficavam nauseados e naquela época nao havia o Dramin B6 por lá, ok ???).

Bem , é claro que existem outras versões dessa história, vamos ver:

1) O Explorador : O homem (ambicioso) que construiu a primeira ponte no mundo estava de "olho" em alguma riqueza no solo do outro lado daquele rio caudaloso.
2) O Filósofo : Aquele homem (sensível) não suportava mais viver confinado em um lado do rio. Ele desejava difundir as suas idéias, "ganhar" o mundo.
3) O Transgressor: Um homem (inquieto) precisava, desesperadamente,fugir daquela ilha porque ele disse/fez coisas que não foram bem aceitas. Quebrou tabús.

E por aí vai.

Seja lá qual tenha sido o estímulo "daquele homem"para a realização do mega projeto - ponte , uma coisa é certa, ela foi construida com o intuito de que alguém se aproximasse, que fosse ao encontro daquilo que desejava, que cobiçava.

Talvez por isso existem pontes tão exuberantes pelo mundo afora. Algumas delas servem de cenário para lindos encontros de amor; para sofridas histórias de despedidas; para angustiantes momentos de reflexões e questionamentos; e muito mais. Agora, peloamordeDeus, não inventa incorporar o Narciso, se desequilibrar e cair da ponte enquanto se apaixona pela própria imagem refletida na água, viu?

Acredito que nao sou apenas eu que, numa manhã de devaneios romanticos, define as pontes como possibilidades de união, de encontro, de aproximação. Inúmeros artistas utilizam algumas pontes (lindas) de algumas cidades (lindas) como atêlie para produção e comércio das suas obras.


Insisto na idéia de que as pontes despertam e inspiram o romantismo. Pode ser que seja a proximidade das águas, que naquele movimento de vai-e-vem, acabam transportando os resíduos retirados de corpos que, um dia, ali se banharam, deixando-as impregnadas de dores e amores, de sonhos e dissabores. Enfim, são águas impregnadas de histórias.

Pontes...vemos aos montes. Umas comuns, outras famosas, algumas especiais. Mas, todas foram projetadas (com ou sem coraçõezinhos saltitantes) com o objetivo prático de reduzir distâncias e aproximar vidas.

Que tal conhecer um pouco sobre essas construções e assim poder incluí-las e apreciá-las no seu próximo roteiro de viagens?



Beijinhos , boa viagem e bons suspiros!!!


De Lá:

* A ponte mais antiga do mundo
Clam Bridge - Lancashire - Reino Unido
Construída no período Neolítico (idade da pedra)





* A ponte mais perigosa do mundo
Ponte Suspensa de Hussaini - Paquistão -Hussaini Hanging Bridge



Aos aventureiros, tipo Indiana Jones, aí vai a dica. A ponte é de corda e fica sobre o lago Borit.






* A ponte mais extensa do mundo:
São duas vias paralelas que atravessam o lago Pontchartrain, com extensão de 38.422 mts. Liga Louisiana à Nova Orleans - U.S.A





* A ponte mais fotograda e filmada do mundo :



Golden Gate Bridge - Ponte do Portão Dourado - Localizada na Califórnia (U.S.A) - Cartão postal da cidade de San Francisco.

* A ponte mais alta do mundo:


Foi inaugurada em 2004, em Millau - França. A ponte considerada a mais alta do mundo está a 343 metros sobre o vale do rio Tern.




* A ponte mais larga do mundo:

Sidney Harbour Bridge
Inaugurada em 1932, em Sidney - Austrália.Tem 49 metros: são 08 pistas para carros, 02 para trens, 01 para bicicletas, 01 para pedestres.




* As pontes mais romanticas do mundo:

Putzz...que escolha delicada....dificiiiilíma!!!
Bem, elas foram escolhidas por conta de algumas historinhas de amor que aconteceram por lá, segundo dizem por aí...Mas podem completar viu?


  • Ponte Vecchio - Veneza - Itália


  • Ponte Hohenzollerne - Colônia - Alemanha


  • Ponte Milvio - Roma - Itália


  • Ponte Marie - Paris - França


  • Ponte Carlos- Praga - Rep. Checa


  • Ponte Marie - Paris - França





    * As pontes mais bonitas do mundo:



    Nossaaaa...agora a situação vai ficar "tensa"...nao briguem comigo...só estou repassando o site com as belíssimas pontes que foram escolhidas como as 10 mais bonitas do mundo!!! Caso voce nao fique satisfeito, vá lá ,veja de perto uma por uma, (de preferência me leve junto..)e depois faça a sua escolha.



    Confesso que eu mudaria essa ordem, excluiria umas e acrescentaria outras. A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa e a D.Luis I, em Porto também merecem destaque.



    www.neatorama.com.2008/03/07/10-most-beautiful-bridges-in-the-world/


    De Cá:



    * Algumas belas pontes do Brasil:

  • Ponte Internacional Mauá - Divisa do Brasil com o Uruguai


  • Ponte Hercílio Luz - Florianópolis - S.C


  • Ponte D. Pedro II - Recife - Pernambuco


  • Ponte Juscelino Kubitschek -Brasília - D.F


  • Ponte Darcy Castelo de Mendonça - E.S





  • 5 comentários:

    1. Quero me apaixonar em uma dessas pontes...S2 :~

      ResponderExcluir
    2. Ohhh..que lindinha romantica!!!!
      Comece a passear por elas...já é um bom começo.
      Saudades de vc....
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    3. hummm....achei falta de uma ponte,
      que não é a mais bela,
      nem a mais extensa,
      nem a mais alta,
      talvez seja a mais lembrada...
      um dia ainda vou atravessá-la!!!!!

      beijinhos

      ResponderExcluir
    4. Mi, excelente post!

      Adorei a ponte mais antiga do mundo, eu sentaria as margens dela e sonharia com o meu homem das cavernas do século XXI,(suspiros).rsrs

      Abraços, beijinhos e carinhos sem ter fim...

      ResponderExcluir
    5. Flor, tem também as pontes cobertas do condato de Madson,Iwoa. Lembra?

      Bjinhos e carinhos sem ter fim... ;)

      ResponderExcluir

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...