terça-feira, 27 de abril de 2010

Minha mala, meu mundo


Viagem à vista, que maravilha!!

Roteiro pronto, bilhetes comprados,reservas feitas, tudo ok! Agora só falta arrumar a mala. Simples.

No ínicio tudo tranquilinho: malona aberta de um lado, pilhas de roupas de outro e começa o ritual da triagem. Infinitas horas e dúvidas depois apenas um par de meias e um pijaminha foram excluídos da lista. Daí inicia a luta: bom senso X apego às roupitchas queridas. Bom senso é fortemente nocauteado e o próximo passo agora é pôr toda aquela montanha de roupas, devidamente dobrada, dentro da mala. De repente vem a brilhante idéia de ir até o pc e pesquisar sobre a previsão do tempo naquele período, acreditando que encontrará a solução. Doce engano: " temperatura variando de 12° à 32° ". Leva tudo!!

Inúmeras matérias em revistas, blogs e livros ensinam a como fazer uma mala mínima e perfeita. Completa, versátil : praia, campo, neve, casual, chique, entrega do oscar, intergaláctea e por aí vai. Esse é o momento em que fica muito clara a dicotomia entre a teoria e a prática, o real e o ideal.

Peço pra morrer à cada vez que sinto as minhas mãos totalmente dilaceradas por causa da alça da bagagem de mão que pesa o mesmo que um boi pronto para o abate; e ainda tenho que andar elegantemente ("em cima do salto") ao mesmo tempo em que ajeito os cabelos como se tudo estivesse lindo e leve. Tudo isso por conta do "extra" da mala.

Será mesmo que é impossível sair em viagem com uma malinha chique e funcional estilo Glorinha Kalil ??

Sinto muita inveja, mas muita mesmo, das mulheres que viviam no séc. XIX. Quando iam viajar,eram as suas mucamas que arrumavam os seus lindos vestidos ( com umas 38 saias cada um), sapatos para combinar com todos eles, chapéus, bolsinhas fofinhas de diversos tamanhos e cores, anáguas, espartilhos e nem sei mais o que. Tudo era devidamente acomodado em lindos baús de couro que continham um imponente brasão da família identificando a linhagem da mocinha. Quando tudo estava pronto, eis que surgia um batalhão de homens fortes e gentis e transportavam os pesados baús até a carruagem ou o navio. Ao chegar no destino, lá estava outro staff à espera da donzela para deixar tudo organizadinho, bonitinho e bem passadinho à ferro (à brasa!).

Uma maravilha!!

Mas, vamos voltar ao foco. Após um longo e avançado processo tecnológico, os tecidos sofreram transformações e foram se adaptando aos novos tempos. Aos poucos os vestidos engomados, estilo Scarlet O´Hara, foram substituídos por práticas calças jeans, estilo James Dean. Jeans, milagrosos jeans, apesar de básicos combinam com tudo: camisetinhas, blazer, seda, algodão...combinam também com quase todas as ocasiões e ambientes, afinal o preço de alguns é de tirar o fôlego. Tá...mas por que, mesmo com o onipotente jeans, eu ainda não consigo fazer uma mala pequena?? São vários jeans e mais trocentas combinações para usar com eles. Isso sem falar do tormento que é quando chega a fatídica hora de selecionar os adoráveis acessórios: bolsas, carteiras, sapatos, echarpes, colares, pulseiras, cintos...

Credoo....preciso de umas gotinhas de algum poderoso ansiolítico!!!

Continuando. Feita a "escolha de Sofia" dos acessórios, ainda faltam os inseparáveis, necessários e milagrosos cosméticos.

Depois de tudo devidamente acondicionado na mala, não ouse querer colocar mais "uma coisinha" lá dentro e caso se aventure a tirar algo, ahhh...só usando um potente GPS.

Quando saimos em viagem sempre queremos carregar tudo o que gostamos e que acreditamos cegamente que vamos precisar usar por lá. Acontece que imprevistos acontecem e são mais frequentes do que imaginamos.Todo o cuidado é pouco, portanto é sempre bom reforçar aquela dica bem conhecida: leve uma "mudinha" de roupa extra na bagagem de mão, aquela que já está pesando 472 kg!! , e por favor nada de objetos valiosos, pois acredite; as malas somem!!! Às vezes elas ficam tão felizes por estarem fora daquele canto escuro e mofado do closet que resolvem circular por aí, e escolhem um roteiro diferente, sem os donos.

Certa vez uma amiga foi passar uns dias na África do Sul ( www.africadosul.org.br/?pg=turismo ). Visitou o Cabo da Boa Esperança, onde viu o farol mais brilhante do mundo (www.africa-turismo.com/africa-do-sul/cabo-esperanca.htm ).





Degustou vinhos deliciosos nos agradáveis 200 km da rota do vinho (www.exploreafricadosul.com.br/vinhos/index.asp ); experimentou o sabor da exótica e saborosa culinária sul africana (http://www.beluga.co.za/ ); assistiu uma extraordinária apresentação de jazz (http://www.capetownjazzfest.com/ ) e é claro, fez muitas comprinhas no descolado waterfront (http://www.waterfront.co.za/) . Viagem perfeita, todos os sentidos foram saciados. Hora de voltar pra casa. Malas arrumadas; uma, bem grandona, cheia de presentinhos para os seus lindos e fofos filhinhos que a aguardavam ansiosamentes. Acontece que ao desembarcar ela percebeu que a sua querida malinha, exatamente a que continha os preciosos presentinhos, não quis vir pra casa com ela; decidiu ficar um pouco mais naquele país tão sedutor.







Agora, pensa no desespero daquelas crianças que só falavam dos presentes prometidos. Foi tenso! Quatro dias de resmungo depois, a danada apareceu e fez a alegria da meninada.






Numa outra ocasião, lá se foi a mamãe carregando os seus filhinhos para a europa, com direito a Eurodisney ( http://www.disneylandparis.com/ ). No caminho fizeram uma conexão em Lisboa (http://www.visitlisboa.com/) e lá perderam o vôo para Londres (http://www.visitlondon.com/). Começaram bem! Após longas horas de vôo e de espera, finalmente chegaram ao destino final. Já com o "desodorante vencido" tudo o que mais desejavam era um bom e perfumado banho. Mas, sem uma lâmpada mágica nem tudo o que desejamos torna-se real. Pois bem, no aeroporto,estavam tontos de tanto olhar para aquela esteira rolando, rolando e nada das bitelas das malas aparecerem. Muitos minutos depois aceitaram o fato: todas as malas haviam tomado outro rumo. Ôô stress!! Lá se foi a mamãe latina sangue-quente buscar soluções junto aos britânicos quase silenciosos.





No fim do dia tudo foi resolvido, e lá foram eles às compras dos itens que precisariam até que as malas chegassem de Portugal. Mesmo assim, era um tal de :

- "Mãe, onde tem band-aid?"

- "Mãe, não compramos meias e essas tem chulé!"

- "Oh, meu Deus bonzinho, cadê os meus creminhos??"

No dia seguinte fizeram um agradável city tour pela linda Londres. Deram um giro na London Eye (http://www.londoneye.com/), saborearam um delicioso fish and chip (http://www.colmansfishandchip.com/), circularam pela agitada Piccadilly Circus tomando um refrescante sorvete ( http://www.benjerry.co.uk/ ). De volta ao hotel no final da tarde, todos cansadinhos, foram recepcionados por elas, as lindas e rechonchudas malinhas.



Pois bem...histórias...

Chegado o momento em que toda aquela belezura de roteiro acaba e a "pesada" realidade começa a futucar é hora de começar a pensar em como colocar os 1729 kg de souvenirs dentro daquela mala tão cheia.

Só Deus tendo misericórdia, viu !!? Ou o cidadão relaxa e compra logo outra mala ou passará o último dia suando em bicas enquanto tenta enfiar tudo pelos cantinhos e esquinas da mala, sem quebrar nem amassar nada. Isso sem falar nas enormes cifras que ele corre o risco de ter que desembolsar pelo excesso de bagagem. Melhor nem pensar...

É minha gente, tá tudo embaçado. Se não há como voltar no tempo e viajar no séc. XIX, nem trocar de vida com a Glorinha Kalil, só resta então fazer constantes e seguras manutenções nas rodinhas, zíperes e etc das companheiras às vezes fujonas, mas sempre fiéis: malas.

São infinitos modelos, tamanhos, cores, materiais e marcas de malas que o comércio disponibiliza. Encontramos de todos os tipos; para todos os gostos e bolsos. Só não encontramos, ainda, dois modelos perfeitos:
  • Malinha + Personal stylist travel

  • Malona + Robô carregador portátil

Quem sabe um dia...

Enquanto isso, arrume as malas com tranquilidade e bom senso. Se possível, faça um bom seguro de viagem que inclui assistência em caso de extravio de bagagem. No mais, boa sorte e boa viagem!!

Beijinhos...




Um comentário:

  1. Fofolete!

    Como sempre seus posts são muito bem pontuados e divertidíssimos de ler. Adoro isso aqui já faço a mior propaganda! Quando começar a ganhar um "plimplim" com ele não se esqueça de mim! :D

    Foooofa, entrei em desespero só de pensar que em Julho, também vou pôr os pezinhos na estrada!
    Hummm, pergutinha báááásica. Começo a socar tudo dentro da mala desde já? :/

    Abraços, beijinhos e carinhos sem ter fim... ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...