quinta-feira, 2 de maio de 2013

" Pela Itália afora eu vou bem contente..." ( Parte II - Firenze )



Aqui estou "de volta" à bella Itália, no post anterior circulamos por Milão, Lago di Como, Cinque Terre, Pisa e Lucca. Cada lugar com a sua beleza e características únicas, apaixonantes!
Saindo de Lucca, a linda Lucca, rumo à fa-bu-lo-sa Firenze, são basicamente 80 km pela autoestrada (A11).
Firenze é um caso à parte. É um tanto "indescritível", é alucinante, é fabulosa, é o "supra-sumo" da perfeição, é absolutamente linda e envolvente, é uma verdadeira obra de arte à céu aberto (e fechado também). É um local que tem grande possibilidade de desencadear a síndrome de Stendhal em qualquer um de nós, (na síndrome de Stendhal, o contato com certas obras de arte, especialmente as do renascimento italiano, provoca confusão mental e alucinações e traz à tona transtornos psíquicos latentes).
Não se assustem, é só uma reação física (natural) diante de tanta beleza.
Firenze nos provoca sentimentos ambíguos; ora nos sentimos pequenos, "burros" e limitados diante de trabalhos executados por pessoas que possuiam, basicamente, as mesmas características que qualquer um de nós; e ora nos sentimos gigantes, especiais e abençoados por termos a oportunidade de ver, tocar, e circular próximos à tanta beleza. Beleza que nos é ofertada em cada passo dado naquela cidade. Beleza nas telas, nas esculturas, na arquitetura que foram criadas por pessoas tão especiais que certamente possuiam um grau de percepção infinitamente mais elevado do que a maioria dos outros seres viventes. Pessoas que conseguiam representar através da arte muitas das suas dores e inquietações, e talvez por isso, nós, "simples" telespectadores nos identificamos (e nos assustamos) com a mensagem de muitas delas. É como se elas contassem a nossa história.
O tempo em Firenze deveria ser congelado para que pudessemos ver e rever cada centímetro do que a cidade oferece. Mas como a maioria dos viajantes tem um prazo para voltar à sua realidade, o jeito é ver/fazer sem pressa umas coisas e voltar em breve para ver/fazer outras.
Certamente essa cidade é o cenário de infinitos acontecimentos que ficam registrados na memória e na alma de muitos dos que por ali passam. As suas praças, as suas pontes, os seus museus, as suas igrejas, as suas ruas. Tudo exala história, geral ou pessoal.

Firenze
Listar o que há de bom para conhecer em Firenze é uma tarefa que ultrapassa a racionalidade, o bom senso indica que o melhor a fazer é seguir os instintos de cada um e deixar que a cidade se apresente, no ritmo dela; mas algumas informações prévias sobre alguns pontos são sempre bem vindas.

Ponte Vecchio - Firenze
A Ponte Vecchio, sobre o rio Arno, é a ponte mais antiga de Firenze, construída originalmente em madeira em forma de arco medieval, foi a única a ser preservada durante a Segunda Guerra. No passado servia como "mercado livre", com bancas de açougue, peixarias e comerciantes em geral. Acima das lojas existe uma passarela (Corridoio Vasariano) que foi construida em 1565, essa passarela unia o Palazzo Pitti à Galleria Uffizi e era por ela que os nobres passavam sem que se misturassem com os plebeus. Atualmente a ponte abriga várias joalherias que contribuem para a felicidade dos turistas mais românticos. A ponte é um dos cartões postais da cidade, linda para vê-la de perto e de longe, de dia e de noite.

Sta. Maria Novella - Firenze
Cada canto uma história, cada canto um encanto...Assim é Firenze. A basílica de Sta. Maria Novella teve a sua construção iniciada no séc.IX, e foi lá, no seu púlpito, que o Galileu Galilei começou a sofrer ataques sobre as suas descobertas e ser acusado de herege.


Firenze

Firenze

Ponte Vecchio - Firenze

Firenze

Firenzi

Firenzi
Pedras frias se transformam em esculturas que parecem reais; telas brancas fazem sentimentos emergirem do inconsciente, isso é uma amostra de tudo o que encontramos nos museus e nas praças de Firenzi. A Galleria degli Uffizi está entre os museus mais importantes do mundo e reune obras de artistas excepcionais. Botticelli apresenta " O Nascimento de Vênus", "A Primavera"; Caravaggio também está por lá, através da "Medusa","Baco"; Michelangelo; Rafael; Tiziano; Leonardo da Vinci ; Rembrandt e outros tantos que nos presenteiam com a mais pura arte renascentista.


Palazzo Vecchio - Firenze

Piazza della Signoria - Firenze


Piazza della Signoria - Firenze

Se existe uma praça no mundo (que eu conheço) que desperta as reações, psiquicas e orgânicas, mais intensas em mim, é a Piazza della Signoria, praça que desde o séc. XIV é palco de inúmeros acontecimentos politicos e culturais da cidade. Foi lá que aconteceu a celebração do retorno dos Médici ao poder, assim como a morte de hereges queimados pela inquisição. As esculturas existentes na praça, de forma simbólica utilizando personagens da mitologia grega, servem para contar um pouco da história política da época do governo Médici.
O imponente Nettuno, representa as ambições marítimas daquele governo. O Davi (o original está na Galleria dell´ Accademia) mostra a força dos rebeldes contra a tirania do "Hércules" - Médici. O valente Perseu exibe a cabeça da medusa degolada por ele, como forma de ameaça aos que cruzassem o caminho do soberano, de forma tão magnífica que desperta o desejo de permanecer observando-o alí, durante dias a fio. Tudo isso está na Loggia dei Lanzi, uma galeria de esculturas ao ar livre, que exibe também a belissima " O Rapto das Sabinas", entre outras.


Loggia dei Lanzi - Firenze


Davi (réplica) - Firenze

Fonte de Netuno - Firenze

Nettuno - Firenze

Loggia dei Lanzi - Firenze


Loggia dei Lanzi

O maravilhoso Perseu e a Medusa - Loggia dei Lanzi


Perseu


Perseu
Perseu























 
Palazzo Vecchio - Firenze

Piazza della Signoria - Firenze

Em torno da Loggia dei Lanzi encontramos a Galleria degli Uffizi e o Pallazo Vecchio.
A Galleria dell´Accademia não fica longe dalí. O local onde exibe o gigante Davi, de Michelangelo, com 5,16 metros de altura, e outras importantes obras, inclusive a "Madonna" de Botticelli. É arte demais para um lugar só!!! Originalmente o Davi estava exposto na Piazza della Signoria, onde atualmente tem uma réplica. Em 1873, a peça foi transferida para dentro da Galleria dell`Academia para que pudesse ser melhor preservada. O gigante e perfeito Davi foi esculpido num período de três anos, sendo finalizado em 1504. Michelangelo usou um imenso bloco de mármore com o intuito de "libertar a escultura que estava alí presa", e é graças à esse gênio que hoje podemos apreciar essa obra extraordinária: Davi, o gigante de Firenze.

Davi (original) - Michelangelo

                                                                               
Davi
 Davi














É perfeição demais...de tirar o fôlego...de fazer chorar!!!!
Enxugue as lágrimas, retome o fõlego, é hora de bater pernas num mercado cheio de barraquinhas com souvenirs típicos. Firenze tem mercados ótimos para isso: Mercato Sta. Croce, que no período de novembro/dezembro, após as 19:00 hs vira uma deliciosa "feira natalina"; tem o Mercato de Pulgas, que como o nome já sugere é uma feira onde tem de tudo um pouco: movéis, antiguidades, livros, moedas, quadros, jóias, etc, funciona todos os dias, para deleite dos "arqueológos de superfície". E como não pode faltar, tem o Mercato del Porcellino, aquele com o famoso javali que todos passam a mão no seu focinho em busca de "sorte", além da infinidade de produtos de couro e bugingangas à venda.

Javali da "sorte"

Natal em Firenze
Respirou? Então é hora de voltar à maratona cultural de Firenze. Próxima parada: Palazzo Pitti, residência dos Medici. Uma propriedade gigante e luxuosa transformada em um conjunto de museus (Galleria Palatina / Appartamenti Reali/ Muso degli Argenti/ Galleria dÁrte Moderna) além do  maravilhoso Giardino di Boboli, um delicioso circuito de jardinagem renascentista, que ocupa uma aréa de 45 mil m² e encanta à todos com a sua estrutura arquitetônica e a presença de numerosas esculturas no parque. Um belíssimo museu verde.

Giardino di Boboli - Firenze






Giardino di Boboli - Firenze
O Palazzo Pitti foi construído em 1458 e comprado pela família Médici em 1539 para servir como residência oficial dos duques da Toscana. No séc XIX, o palácio foi usado como base militar por Napoleão Bonaparte, e no início do séc XX ele foi doado, junto com o seu conteúdo, ao povo italiano e assim se transformou numa das maiores galerias de arte de Firenze, com um maravilhoso acervo dos pintores italianos: Caravaggio, Raphael, Ticiano, Tintoretto, entre outros.

Palazzo Pitti - Firenze

Palazzo Pitti

E já que beleza e cultura andam de mãos dadas em todos os cantos  dessa cidade, não seria diferente nas muitas catedrais espalhadas por Firenze. Encontramos na Basilica di San Lorenzo e Cappelle Medicee a sepultura da família Medici e importantes obras de Donatello. Parte da basílica foi construída por Michelangelo em 1519.  O Battistero, onde Dante Alighieri foi batizado, faz parte do patrimônio da UNESCO e é considerada a construção mais antiga da cidade, datada do séc.IX.  Não menos bela é a Catedral Sta. Maria dei Fiori (Duomo), com a fachada em mármore verde e branco. As portas, os vitrais, o relógio, as pinturas, tudo é muito bonito e carregado de história de um tempo que a cidade consegue preservar.

Basílica di San Lorenzo - Firenze

Sta Maria dei Fiori / Battistero - Firenze
A Basílica de Sta. Croce é considerada uma das mais importantes igrejas franciscanas do mundo. No seu interior além de uma interessante escola de couro (Scuola del Cuoio) onde podemos ver os artesãos produzindo artigos que são vendidos na loja ao lado, encontramos as tumbas de muitos célebres italianos, entre eles estão: Maquiavel, Galileo Galilei, Michelângelo, Dante ( na verdade, existe uma tumba representando Dante - um fiorentino ilustre -, mas os restos mortais dele se encontram na cidade de Ravenna, local onde ele viveu o exílio e faleceu). No piso da Sta. Croce existem várias lajes de mármore com desenhos dos brasões que representam as famílias que estão sepultadas ali. Lá, as informações são apresentadas através de belas imagens.

Basílica Sta. Croce - Firenze


Basílica Sta. Croce - Firenze

Tumba para Dante - Sta. Croce - Firenze

Tumba de Maquiavel - Sta. Croce - Firenze
Lajes de mármore - Sta. Croce - Firenze


Firenze é um daqueles lugares que tem beleza em todos os cantos e sob todos os ângulos. Do começo ao fim somos agraciados com belissimos monumentos e paisagens, que nos provocam cada vez mais o desejo de fazer parte daquele cenário. Sensação sublime. Indescrítivél!!

Firenze

Firenze

E como Firenze é uma anfitriã impecável, não poderia se despedir dos seus visitantes de outra forma senão com muita beleza. Portanto a melhor maneira de se despedir é subir até a Piazzale Michelângelo ( não importa se você vai à pé, de carro ou de ônibus, mas VÁ!!). Essa praça é uma espécie de terraço que permite ter uma visão espetacular da cidade. O caminho até ela já dá pistas de toda a beleza que tem mais adiante, pois é uma estrada toda arborizada, a Viale Michelângelo. À qualquer hora, dia ou noite, a visão da cidade sempre impressiona. Do alto observamos uma cidade imponente, guerreira por se manter viva e preservar toda a sua riqueza cultural/histórica/arquitetônica ao mesmo tempo que exala suavidade. Perfeita.

Firenze


Viale Michelangelo
Firenze

Firenze

 Para finalizar com um toque de fantasia, Firenze ainda apresenta um ilustre "cidadão" local, um fiorentino que encanta à muitos desde 1881, quando foi criado por Carlo Collodi. Um boneco de madeira que durante a sua trajetória de vida cometeu erros, sofreu e se redimiu, conseguindo assim, se tornar gente. Esse fiorentino muito simpático é o nosso amigo que se chama Pinocchio e está, junto ao Davi, na Piazzale Michelângelo nos recepcionando em alto estilo.


Como se vê não é nada fácil deixar Firenze para trás. O "problema" está nas outras lindas paisagens italianas que merecem a visita também.
Portanto vamos seguir viagem!!



5 comentários:

  1. Ma fleur, q texto maravilhoso...sempre tive um fascínio, uma verdadeira paixão pela Itália (apesar de não conhecê-la tão bem),mas depois desse texto a vontade de vivenciar a cultura, os costumes italianos estão mais q pulsantes...quero ver td de pertinho.Obg por ter me feito "viajar".Bjs da sua admiradora. Setímia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Setimia
      Fico muito feliz em saber que gostou e "viajou" pela Itália através do meu texto.
      Obrigada pelo carinho .
      Logo postarei mais um pouco desse lugar tão delicioso.
      Bjs

      Excluir
  2. Que delicia a Itália... Aff!! Quero voltar. Mas agora pra conhecer Roma e Firenze rsrsrs. Parabéns pelo o texto. Vc sempre nos mostrando as peculiaridades com um olhar diferente. Bacio Bella!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgar... Vc, que viveu nessa terra encantadora, bem sabe do que estou falando!!
      Volte!!! ( mas só depois que concluir a "psi"..rs)
      Obrigada pela visita ao blog.
      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. Recebi via email uma mensagem deliciosa de uma leitora italiana muito querida.
    Não resisti e copie aqui.
    Obrigada querida Laura Pin!!
    Fico muito feliz ao saber que consegui transmitir um pouco da imensa beleza existente na sua terra.
    Beijinhos.


    "De: Laura
    Data: 7 de maio de 2013 18:49:33 BRT
    Para: milla ferreira
    Assunto: Re: [de Lá pra Cá] " Pela Itália afora eu vou bem contente..." ( Parte II - Firenze )
    Ações

    Querida viaggiante,
    Come eu sempre digo temos a categoria dos tursitas e aquelas dos viagiantes! É como dizer: um copo de Galiotto ou uma taça de Malbec!
    Fiquei tam empolgada, que consegui perceber os cheiros e os sons desta bellissimma cittá que é Firenze.
    O berço historico da minha terra natal e do idioma italiano. Cofre precioso das grandes obras de arte e da imortalidade de grandes personagem e artistas.
    Grazie Mirela, para ter me conduzido nestas viuzze, para ter me mostrado estas belezas, para ter compartilhado comigo o entusiasmo desta viajem.
    Espero que esta minha...carta virtual em potru italiano, tenha renovaso o amor que tanto é presente nos seus relatos!
    E poi mia cara...la vita é bellaaaaaa!"

    Enviado via iPad

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...