sábado, 20 de abril de 2013

" Pela Itália afora eu vou bem contente..." (Parte I - Milão / Lago di Como / Cinque Terre / Pisa / Lucca )





Existem lugares que só de sabermos da sua existência, nós simples mortais, já suspiramos lânguidamente; como por exemplo:  Himalaia, Antártica, Bora Bora, Ilhas Lofoten, Maldivas, Ilhas Fiji, etc, etc. E existem lugares que nos dão felicidade plena e absoluta porque sabemos da sua existência e principalmente porque sabemos que para ter acesso à eles não precisamos vender os nossos preciosos rins.
Assim é a ITÁLIA.
Ahhh...che bella Itália!!!!
Riquíssima, belíssima, e muitos tantos " issimas".
Enumerar todas as categorias encantadoras desse país é tarefa longa, mas muito prazerosa: pessoas lindas, idioma sensual, comida perfeita, bebida divina, arquitetura esplêndida, cultura/história invejável, arte extasiante, paisagens exuberantes e por aí vai.
Enfim, mesmo os viajantes mais esnobes ou os mais simplórios se rendem aos encantos de alguma(s) categoria(s) da terra dos "carcamanos".
A Itália possui regiões fascinantes e diversificadas, nos oferecendo um mapa, em forma de uma elegante e poderosa bota, para desbravarmos sem pressa e com muita disposição todos os cantos que pudermos. Lá encontramos mar, montanhas, sol, neve, campos e metrópoles. Tudo isso com as características que encantam os olhos e a alma de qualquer ser vivente.
A Itália está presente em infinitos filmes, novelas e romances. A sua paisagem, a sua música, a sua gastronomia fazem parte da fantasia de muitos mortais que incluem as belas cidades italianas nos roteiros de viagem à dois ( à três, em grupo, sozinho, de qualquer jeito ), e isso não é um clichê, é sensibilidade e bom gosto!
Resisti se sei capace !!!

  • Milano : 

Duomo - Milão


Milão, cidade elegante, refinada, cosmopolita. Movimento urbano, lojas, cafés, galerias, teatros, parques misturado com museus e arte secular. Cidade deliciosa onde encontramos o Duomo ( foto acima) que é a terceira maior catedral gótica do mundo, até o topo, de onde se tem uma visão fenomenal da cidade, são 500 degraus!! (calma, tem elevador!). 
Ao lado do Duomo, entramos em um outro "templo", GALLERIA VITTORIO EMANUELE II, um templo da luxúria...Um belíssimo prédio construido entre 1865 a 1877, com uma rica arquitetura que impressiona do piso ao teto. Lojas de marcas fabulosas fazem parte da galeria, visto que Milão disputa, com Londres e Paris, o posto de  capital da moda. Além dessa maravilhosa galeria , encontramos as mega marcas ( Prada, Gucci, Armani, Fendi, Versace, Chanel, Tiffany & co, Dolce & Gabbana, etc etc), em ruas deliciosas de circular, mais conhecido como o quadrilátero da moda . Puro glamour!


Galleria Vittorio Emanuele - Milão

Do Glamour da moda, vamos ao êxtase da arte. Duas galerias chamam a atenção pela presença de obras fabulosas do Caravaggio, Botticelli, Raphael entre outros, é a Pinacoteca Ambrosiana e a Pinacoteca di Brera. E para gravar na alma uma das obras mais famosas do mundo, de Leonardo da Vinci, " A Última Ceia", agende uma hora e vá até ao Cenacolo Vinciano, na Piazza Santa Maria delle Grazie. Imperdível!


Cenacolo Vinciano - Milão
Depois de tanta beleza e história, chegou a hora de fazer uma pausa e alimentar o corpo. Happy hour em Milão tem bônus especial, no bairro do Navigli vários bares à beira dos canais servem bufêt de petiscos gratuitamente para os que consomem as bebidas. Díficil resistir.

Navigli à noite - Milão

Vale também conhecer o Castello Sforzesco, um belo castelo construído no séc. XV e que mantém cinco museus com exposições fixas. Ao lado do castelo fica situado o maior parque de Milão, o Parque Sempione, lugar apropriado para um delicioso e autêntico piquenique no parque, regado à deliciosos vinhos, pães, queijos e "gelatos"

Castello Sforzesco - Milão

Partindo de Milão, da estação Milano Centrale, existem vários horários de trem para o imperdível Lago di Como, que fica à apenas 40 minutos de viagem, e custa em torno de 10,00 euros cada trecho ( Milão / Como / Milão). O ideal é comprar os bilhetes de ida e volta, sair após o café da manhã, passar todo o dia por lá e voltar no fim do dia; é importante ficar atento aos horários, pois os trens são pontualíssimos e não se esquecer de validar os bilhetes (na maquininha) antes de embarcar. A viagem é rápida e confortável.
A cidadezinha é deliciosa, com inúmeros cafés, sorveterias, restaurantes, feira livre, hotéis (caso queira ficar um pouco mais). Localizada ao norte do país, situa-se próxima da Suiça e tem belas montanhas e lagos na sua paisagem. Dois passeios são imperdivéis : Ferry boat ( Navigazioni Lago di Como) para circular pelo imenso lago e apreciar as vilas que existem em volta dele, se for um roteiro "bate-e-volta", mas se quiser ficar uns dois dias e explorar calmamente as centenárias vilas, o melhor é pesquisar sobre cada uma, pois são todas encantadoras; tem por exemplo a Villa D`Este; a Villa Fontanelle (Moltrasio) que pertence a família Versace; tem também a famosa Bellagio, com resorts e " George Clooney ", local onde o bonitão escolheu para ter uma bela propriedade. Um outro passeio para se deslumbrar com toda a paisagem natural local é pegar o funicular Como - Brunate que vai até o topo da montanha (são apenas 6 minutos para subir), com mais de mil metros de altura, de lá tem uma vista espetácular!!!

Ferry boat no Lago di Como




Estação ferroviária - Como


Vista do Lago di Como ( funicular)


Funicolar Como - Brunate

Uma das muitas vilas em volta do Lago di Como
Lago di Como

De volta à Milão é hora de seguir viagem...Arrivederci Milão !!!
O destino agora são cinco maravilhas da natureza: "São cinco vilinhas paradas no tempo, com casarios em tons pastéis debruçadas em penhascos sobre o mar " ( Roseanne Presa), essa foi a melhor definição que encontrei para apresentar Cinque Terre !! As lindas vilas tombadas pela Unesco, são : Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.
La Spezia é uma cidade muito simpática que serve de apoio para quem deseja conhecer Cinque Terre. Ela possui hotéis com conforto suficiente para passar uma noite ( ou mais) e um comércio diversificado. Saindo da estação de trem de La Spezia gasta-se em torno de 10 minutos até a estação de Riomaggiore. Esta é a primeira das cinco cidades que compõe o parque. No final de 2011, devido à fortes chuvas, o acesso às três últimas cidades estava interditado. Apenas Riomaggiore e Manarola podiam ser visitadas. Todo o parque pode ser percorrido à pé (uma média de cinco horas), existem trilhas que encantam até os mais preguiçosos dos mortais. Além das trilhas, o percurso pode ser feito de trem e/ou barco, sempre com a fantástica paisagem do mar mediterrâneo por perto. Riomaggiore, assim como Manarola, é uma vila muito charmosa, com lojinhas de produtos típicos, igrejinhas, cafés, restaurantes e hotéis. Não há muito o que fazer por lá, mas a natureza se encarrega de nos deixar ocupados, são ruelas que nos levam à lugares especiais, um cenário que deve ser apreciado sem o uso do relógio.
O trecho que liga Riomaggiore até Manarola pode (e deve!) ser feito pela maravilhosa, linda e "fofa" Via Dell`Amore , um percurso de uns três km, que ninguém tem pressa em concluir. O nome já deixa claro o lado "guti-guti" da estradinha, cheia de declarações de amor. Por toda a extensão encontramos casaizinhos incorporando o Romeu e a Julieta, fazendo trocentas juras de amor eterno e pendurando os 'benditos" cadeados (que estão infestando/destruindo os patrimônios públicos por toda a Europa) seguindo uma lenda urbana de que o casal permanecerá junto eternamente. Bem, deixando os rituais de lado, o foco é o penhasco maravilhoso em que o caminho se encontra, com um mar deslumbrante quebrando as suas ondas nos rochedos sob um céu de nos fazer flutuar. Prepare os suspiros e a câmera fotográfica.
Após atravessar a Via Dell´Amore com toda a sua beleza e peculiaridades, chegamos em Manarola, na estação de trem. Não ouse pegar o trem de volta à la Spezia sem antes conhecer a vila, que é tão especial quanto Riomaggiore.



Riomaggiore


Centro de informações turisticas - Riomaggiore



Riomaggiore



Riomaggiore

Riomaggiore

Um ilustre morador local

Riomaggiore


Poema para Cinque Terre


"Juras" de amor

Via Dell´Amore

Via Dell´Amore

Via Dell`Amore

Via Dell`Amore ( Manarola ao fundo)


Manarola


Companheiro de viagem

Manarola

Estação de trem - Manarola


Manarola

|Manarola

Estação de trem - Manarola ( máquina para validar o bilhete)


A vontade é ficar por tempo indeterminado em cada um desses lugares, mas o desejo de experimentar os outros cantos dessa terra tão especial pulsa todo tempo, portanto "pé na estrada"!!
Saindo de La Spezia até Lucca são uns 105 km passando por Carrara, a cidade do mármore que serviu para Michelangelo esculpir o seu gigante Davi; e Pisa que apesar de ser uma pequena cidade possui monumentos históricos, belos e grandes. O seu centro histórico é quase todo cercado por uma grande muralha do séc XII. A Piazza del Duomo, patrimônio mundial tombado pela Unesco, é o local onde estão os principais monumentos da cidade: a Torre Inclinada de Pisa, construída em 1173, que é inclinada (5,5 graus) graças a instabilidade do seu terreno; a Catedral (Duomo) que possui várias cenas da Biblia retratadas nas suas enormes portas de bronze; o Camposanto ( cemitério), construido em 1277 para abrigar os sarcófagos na época; e o Baptistério, local onde o Galileu Galilei foi batizado em 1564.
Os monumentos são surpreendentemente lindos. Todos tem uma tonalidade clara, com estilo românico-pisano-gótico, de mármore claro, com muitos detalhes esculpidos nos prédios. Vários afrescos e obras de arte que fizeram parte dos prédios foram "transferidas" para a  França por ordem do Napoleão Bonaparte, mas ainda existem muitas raridades para apreciarmos em Pisa.

Pisa

Monumentos de Pisa
Pisa
Torre de Pisa
Duomo

Monumentos em Pisa

Batistério - Pisa
Após visitar Pisa, um lugar tão aprazível, o mais indicado é tomar um delicioso café e/ou um gelato antes de seguir até Lucca, que fica à apenas 30 km de distância, e é uma bela surpresa italiana!
As muralhas, com cinco km de extensão, guardam uma riqueza singular: a própria cidade com suas ruelas medievais que mais parecem enormes labirintos, cheias de bicicletas circulando com muita destreza entre os tesouros arquitetônicos que datam de um período longuínquo em que ainda era uma colônia romana (180 a.C). Assim é Lucca, cidade que nos estimula à perceber o movimento da vida sem ter pressa. Sensibilidade não falta por lá, afinal alí nasceu um grande artista: Giacomo Puccini, autor de belas óperas que emocionam à todos; e um museu em sua homenagem, chamado "Casa de Puccini", exibe um pouco da sua história.
Um dos pontos imperdíveis da cidade é a praça onde existia o antigo Anfiteatro Romano, local onde os gladiadores e as feras se enfretavam e apresentavam um "show" para o delírio do povo. Hoje o local é um delicioso ponto de encontro, cheio de lojas, restaurantes e cafés, perfeito para saborear algo, afinal Lucca tem a fama de ter excelentes escolas de gastronomia.
De um ponto imperdível à outro chegamos à Torre Guinigi que nos oferece boas surpresas, após subir vários degraus, uma vista exuberante da cidade e a sombra de belos e pequenos carvalhos que nasceram e sobrevivem num local totalmente atípico para encontramos arvóres. Isso e muito mais é que faz de Lucca um lugar extremamente encantador.


Torre Guinigi - Lucca


Carvalhos da Toore Guinigi

Lucca vista do alto da Torre Guinigi

Piazza Anfiteatro- Lucca

Piazza Anfiteatro - Lucca

Lucca


Via Fillungo - Lucca

Lucca


Vontade de ficar por aqui...vontade de viver aqui... Mas ainda temos muito o que apreciar.
Buon Viaggio !!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...