terça-feira, 27 de abril de 2010

Minha mala, meu mundo


Viagem à vista, que maravilha!!

Roteiro pronto, bilhetes comprados,reservas feitas, tudo ok! Agora só falta arrumar a mala. Simples.

No ínicio tudo tranquilinho: malona aberta de um lado, pilhas de roupas de outro e começa o ritual da triagem. Infinitas horas e dúvidas depois apenas um par de meias e um pijaminha foram excluídos da lista. Daí inicia a luta: bom senso X apego às roupitchas queridas. Bom senso é fortemente nocauteado e o próximo passo agora é pôr toda aquela montanha de roupas, devidamente dobrada, dentro da mala. De repente vem a brilhante idéia de ir até o pc e pesquisar sobre a previsão do tempo naquele período, acreditando que encontrará a solução. Doce engano: " temperatura variando de 12° à 32° ". Leva tudo!!

Inúmeras matérias em revistas, blogs e livros ensinam a como fazer uma mala mínima e perfeita. Completa, versátil : praia, campo, neve, casual, chique, entrega do oscar, intergaláctea e por aí vai. Esse é o momento em que fica muito clara a dicotomia entre a teoria e a prática, o real e o ideal.

Peço pra morrer à cada vez que sinto as minhas mãos totalmente dilaceradas por causa da alça da bagagem de mão que pesa o mesmo que um boi pronto para o abate; e ainda tenho que andar elegantemente ("em cima do salto") ao mesmo tempo em que ajeito os cabelos como se tudo estivesse lindo e leve. Tudo isso por conta do "extra" da mala.

Será mesmo que é impossível sair em viagem com uma malinha chique e funcional estilo Glorinha Kalil ??

Sinto muita inveja, mas muita mesmo, das mulheres que viviam no séc. XIX. Quando iam viajar,eram as suas mucamas que arrumavam os seus lindos vestidos ( com umas 38 saias cada um), sapatos para combinar com todos eles, chapéus, bolsinhas fofinhas de diversos tamanhos e cores, anáguas, espartilhos e nem sei mais o que. Tudo era devidamente acomodado em lindos baús de couro que continham um imponente brasão da família identificando a linhagem da mocinha. Quando tudo estava pronto, eis que surgia um batalhão de homens fortes e gentis e transportavam os pesados baús até a carruagem ou o navio. Ao chegar no destino, lá estava outro staff à espera da donzela para deixar tudo organizadinho, bonitinho e bem passadinho à ferro (à brasa!).

Uma maravilha!!

Mas, vamos voltar ao foco. Após um longo e avançado processo tecnológico, os tecidos sofreram transformações e foram se adaptando aos novos tempos. Aos poucos os vestidos engomados, estilo Scarlet O´Hara, foram substituídos por práticas calças jeans, estilo James Dean. Jeans, milagrosos jeans, apesar de básicos combinam com tudo: camisetinhas, blazer, seda, algodão...combinam também com quase todas as ocasiões e ambientes, afinal o preço de alguns é de tirar o fôlego. Tá...mas por que, mesmo com o onipotente jeans, eu ainda não consigo fazer uma mala pequena?? São vários jeans e mais trocentas combinações para usar com eles. Isso sem falar do tormento que é quando chega a fatídica hora de selecionar os adoráveis acessórios: bolsas, carteiras, sapatos, echarpes, colares, pulseiras, cintos...

Credoo....preciso de umas gotinhas de algum poderoso ansiolítico!!!

Continuando. Feita a "escolha de Sofia" dos acessórios, ainda faltam os inseparáveis, necessários e milagrosos cosméticos.

Depois de tudo devidamente acondicionado na mala, não ouse querer colocar mais "uma coisinha" lá dentro e caso se aventure a tirar algo, ahhh...só usando um potente GPS.

Quando saimos em viagem sempre queremos carregar tudo o que gostamos e que acreditamos cegamente que vamos precisar usar por lá. Acontece que imprevistos acontecem e são mais frequentes do que imaginamos.Todo o cuidado é pouco, portanto é sempre bom reforçar aquela dica bem conhecida: leve uma "mudinha" de roupa extra na bagagem de mão, aquela que já está pesando 472 kg!! , e por favor nada de objetos valiosos, pois acredite; as malas somem!!! Às vezes elas ficam tão felizes por estarem fora daquele canto escuro e mofado do closet que resolvem circular por aí, e escolhem um roteiro diferente, sem os donos.

Certa vez uma amiga foi passar uns dias na África do Sul ( www.africadosul.org.br/?pg=turismo ). Visitou o Cabo da Boa Esperança, onde viu o farol mais brilhante do mundo (www.africa-turismo.com/africa-do-sul/cabo-esperanca.htm ).





Degustou vinhos deliciosos nos agradáveis 200 km da rota do vinho (www.exploreafricadosul.com.br/vinhos/index.asp ); experimentou o sabor da exótica e saborosa culinária sul africana (http://www.beluga.co.za/ ); assistiu uma extraordinária apresentação de jazz (http://www.capetownjazzfest.com/ ) e é claro, fez muitas comprinhas no descolado waterfront (http://www.waterfront.co.za/) . Viagem perfeita, todos os sentidos foram saciados. Hora de voltar pra casa. Malas arrumadas; uma, bem grandona, cheia de presentinhos para os seus lindos e fofos filhinhos que a aguardavam ansiosamentes. Acontece que ao desembarcar ela percebeu que a sua querida malinha, exatamente a que continha os preciosos presentinhos, não quis vir pra casa com ela; decidiu ficar um pouco mais naquele país tão sedutor.







Agora, pensa no desespero daquelas crianças que só falavam dos presentes prometidos. Foi tenso! Quatro dias de resmungo depois, a danada apareceu e fez a alegria da meninada.






Numa outra ocasião, lá se foi a mamãe carregando os seus filhinhos para a europa, com direito a Eurodisney ( http://www.disneylandparis.com/ ). No caminho fizeram uma conexão em Lisboa (http://www.visitlisboa.com/) e lá perderam o vôo para Londres (http://www.visitlondon.com/). Começaram bem! Após longas horas de vôo e de espera, finalmente chegaram ao destino final. Já com o "desodorante vencido" tudo o que mais desejavam era um bom e perfumado banho. Mas, sem uma lâmpada mágica nem tudo o que desejamos torna-se real. Pois bem, no aeroporto,estavam tontos de tanto olhar para aquela esteira rolando, rolando e nada das bitelas das malas aparecerem. Muitos minutos depois aceitaram o fato: todas as malas haviam tomado outro rumo. Ôô stress!! Lá se foi a mamãe latina sangue-quente buscar soluções junto aos britânicos quase silenciosos.





No fim do dia tudo foi resolvido, e lá foram eles às compras dos itens que precisariam até que as malas chegassem de Portugal. Mesmo assim, era um tal de :

- "Mãe, onde tem band-aid?"

- "Mãe, não compramos meias e essas tem chulé!"

- "Oh, meu Deus bonzinho, cadê os meus creminhos??"

No dia seguinte fizeram um agradável city tour pela linda Londres. Deram um giro na London Eye (http://www.londoneye.com/), saborearam um delicioso fish and chip (http://www.colmansfishandchip.com/), circularam pela agitada Piccadilly Circus tomando um refrescante sorvete ( http://www.benjerry.co.uk/ ). De volta ao hotel no final da tarde, todos cansadinhos, foram recepcionados por elas, as lindas e rechonchudas malinhas.



Pois bem...histórias...

Chegado o momento em que toda aquela belezura de roteiro acaba e a "pesada" realidade começa a futucar é hora de começar a pensar em como colocar os 1729 kg de souvenirs dentro daquela mala tão cheia.

Só Deus tendo misericórdia, viu !!? Ou o cidadão relaxa e compra logo outra mala ou passará o último dia suando em bicas enquanto tenta enfiar tudo pelos cantinhos e esquinas da mala, sem quebrar nem amassar nada. Isso sem falar nas enormes cifras que ele corre o risco de ter que desembolsar pelo excesso de bagagem. Melhor nem pensar...

É minha gente, tá tudo embaçado. Se não há como voltar no tempo e viajar no séc. XIX, nem trocar de vida com a Glorinha Kalil, só resta então fazer constantes e seguras manutenções nas rodinhas, zíperes e etc das companheiras às vezes fujonas, mas sempre fiéis: malas.

São infinitos modelos, tamanhos, cores, materiais e marcas de malas que o comércio disponibiliza. Encontramos de todos os tipos; para todos os gostos e bolsos. Só não encontramos, ainda, dois modelos perfeitos:
  • Malinha + Personal stylist travel

  • Malona + Robô carregador portátil

Quem sabe um dia...

Enquanto isso, arrume as malas com tranquilidade e bom senso. Se possível, faça um bom seguro de viagem que inclui assistência em caso de extravio de bagagem. No mais, boa sorte e boa viagem!!

Beijinhos...




sábado, 17 de abril de 2010

Kiss me , baby...todos os dias !!!



Huuumm....beijar é tão bom.

O beijo é um tipo de carinho tão especial que ganhou um dia inteirinho (24hs) dedicado à ele; eu, particularmente, acredito que ele merece mais, merece uma vida inteira (uns 120 anos).

Vejo o beijo como o BIG BANG do amor, ele é o começo de tudo e é ele que vai conduzindo as novas etapas da relação, servindo de indicador para informar se estamos evoluindo ou retrocedendo na sofrida peleja de amar e ser amado. A falta do beijo na relação é um "alerta laranja" para o casal.

Recebemos beijinhos desde o momento em que nascemos, bem delicadinhos e cuidadosos. Aliás, recebemos beijinhos desde que estamos na barriga das nossas mamãezinhas queridas, isso sem falar da troca de muitos beijos, nada delicadinhos, quando estamos sendo fecundados. Portanto, o beijo merece ser homenageado e praticado diariamente.

O beijo possui várias nuances, tem identidade e sabor próprio. Pode ser na boca, na testa, na mão, na bochecha, no corpo inteiro...não importa onde seja, ele é sempre bem vindo e deve ser retribuido.

Existem inúmeros "modelos" de beijo. São as circunstâncias e o desejo dos protagonistas que definem quantos e quais serão usados : suave; ardente; apaixonado; sensual; esperado; roubado;
com língua; carente; tímido; afoito; melado; inocente; e mais outros tantos que a imaginação dos beijoqueiros permitir.

Beijar é bom em qualquer idade, em qualquer circunstância, em qualquer hora e em qualquer lugar, desde que não seja interpretado como um atentado ao pudor.

Pois bem, já que defendo a importância do beijo na vida de todo ser humano, resolvi fazer uma homengem à todos os que nos deixam com àgua na boca quando nos surpreendem com um delicioso beijo.

Alguns beijos são "tão tão" especiais que tem o poder de nos transportar, em poucos minutos, para outra galáxia, outro mundo. Por isso vou usar alguns deles, fabulosos e famoseeeesimos, para viajar pelos maravilhosos cenários onde eles aconteceram. Além deles, existem outros tantos beijos magníficos que merecem ser citados, como nao consegui identificar o local onde eles aconteceram, deixei a minha imaginação brincar livremente e escolhi lugares perfeitos para cada um deles. Agora é hora de viajar, apreciar e babar!!



Os clássicos :

  • A Um Passo da Eternidade -1953 - (Burt Lancaster & Debora Kerr)
    Havai -U.S.A , Honolulu (Oahu) - Halona Cover -Eternity Cove - www.bestplaceshawaii.com/tips/hidden_places/halona_cove.html



  • Beijo na Time Square - (Soldado norte americano & Enfermeira)

  • Nova York - U.S.A , Time Square - Foto tirada por Victor Jorgensen, em 14/08/1945
    http://www.timesquare.com/


    • Beijo no Hotel de Ville - (Françoise Bornet & Jacques Carteaud)

    Paris - França - Foto tirada por Robert Doisneau, em 1950

    www.streaming.paris.fr/visite_virtuelle/html/en/debit_en.html



  • E o Vento Levou - 1939 -(Clark Gable & Vivian Leigh )

  • Atlanta - Georgia, U.S.A - http://www.atlantaga.gov/

  • O Segredo de Brockeback Mountain - 2005 - (Heath Ledger & Jake Gyllenhaal)Montanhas rochosas - Wyoming, U.S.A - http://www.wyomingtourism.org/




  • Os Imortais:



  • O Beijo - 1889 - Auguste Rodin

  • Musée Rodin - Paris , França - http://www.musee-rodin.fr/



  • O Beijo - 1969 - Pablo Picasso

  • Musée National Picasso - Paris, França - http://www.musee-picasso.fr/

  • Eros & Psique - Antonio Canova - 1787
  • Musée du Louvre - Paris, França - http://www.louvre.fr/



    Os Anônimos: Caso alguém saiba os nomes dos "agraciados", me avise






    • Beijo do Soldado Apaixonado: Imagino essa cena acontecendo na estação da Maria Fumaça, em Tiradendes - M.G - www.tiradendes.net/maria.htm




    • Beijo nas Alturas : Não há lugar melhor para esse beijo: a magnífica Torre Eiffel, em Paris - França - http://www.tour-eiffel.fr/


    • Beijo..afff...uau!!..quer dizer, Caliente: Nada mal um beijo desse na linda Buenos Aires, heim? Imaginei o sensual tango. - http://www.bue.gov.ar/


    • O Beijo do Imperador : Visualizei o belíssimo Hotel des Invalides , em Paris - França. Museu onde está o sarcófago de Napoleão Bonaparte. http://www.invalides.org/

    Beijos, beijos e mais beijos...e pra finalizar, que tal mais um pouquinho de beijos com uma trilha sonora deliciosa? (Dave Matthews Band)


    Bons beijos e boa viagem!!








    segunda-feira, 12 de abril de 2010

    Amigos..ao infinito e além!!!!


    Acredito que algumas sensações nós só temos com determinadas pessoas. Por ex.: ver um filminho "aguinha com açúcar", comendo um balde de pipocas e tomando coca-cola, numa tarde de sábado fria e chuvosa (para ter ainda a de domingo...).Combina com quem??? Heim?? Heim??? Ahh....o amorzinho guti-guti, né?? Agora, dá pra imaginar ir no Mc Donald`s sem a meninada esganada?? Humm...não...não dá...a consciência martela e a gente engorda.

    Pois é, quero falar aqui sobre aqueles encontros deliciosos com amigos, aquela farrinha só pra contar as novidades, trocar "figurinhas", falar bobagens, falar coisas sérias, rir...gargalhar de maneira totalmente descompromissada, e, às vezes, apenas ficar à toa, só implicando.

    Quando temos bons e velhos amigos não nos faltam aventuras. Sabemos que alguns amigos nos salvam de grandes enrascadas e outros nos enfiam nelas. Mas isso não importa, por que o bom da vida é ter muitas histórias com eles para recordar, rir e brindar as grandes e duradouras amizades.

    Falando em histórias, aventuras e amigos, logo associo à viagens.Quando viajamos estamos mais suscetíveis a vivenciar situações inusitadas que na companhia dos amigos isso se torna muito mais divertido. Essas histórias, com o tempo, acabam se imortalizando nas rodas de bate papo.

    Todo esse bla-bla-blá me fez lembrar um casinho que aconteceu com umas amigas.

    " Certa vez duas amigas, recem formadas,decidiram ir à europa ( sim, são elas de novo!). Uma delas, vendeu o fusca "mil novecentos e lá vai bolinhas" para comprar as passagens, e a outra fez cara de menina "obediente para sempre" e ganhou a viagem como presente de formatura do seu adorado pai.

    Essa seria a primeira viagem internacional delas. Estavam excitadíssimas.

    Animação : nota dez !

    Inglês: nota zero !!

    Pois bem, após longas horas de vôo, finalmente pousaram no aeroporto de Bruxelas, na Bélgica. E as "deslumbradinhas" eram pura inquietação; só se preocupavam em deixar os cabelos e o gloss impecáveis.

    Desembarcaram e seguiram para o setor de imigração. Tudo parecia cor de rosa chiclete até o momento em que uma delas se deu conta de que o seu passaporte havia desaparecido.

    "Não..não..não...isso nao está acontecendo!!!" - elas repetiam todo o tempo.

    Então saíram da fila e começaram a fazer uma retrospectiva tentando identificar quando e onde ele foi visto pela última vez. A mocinha mais "organizadinha", quase estrangulando a mais "avoadinha", conseguiu que a mesma se recordasse que o passaporte poderia ter ficado na poltrona do avião.

    MeuDeusdocéu!!! E agora???? Como explicar isso em francês/inglês e voltar lá urgentemente??

    Elas sabiam que, caso não encontrassem o passaporte, corriam o risco de ter todo o roteiro alterado. Mas, dizem que a ocasião faz o ladrão; e faz mesmo! Pois, a mocinha "avoadinha" logo emudeceu e deixou todo o trabalho de comunicação por conta da outra, que mais parecia uma macaca fazendo mímicas para alguns funcionários do aeroporto.

    Por fim, um funcionário muito inteligente (ou bonzinho ?) entendeu o drama e permitiu que a dona do passaporte o acompanhasse até a aeronave. Buuttt, já não bastava toda aquela confusão, a mocinha "avoada" se recusou a ir com ele, alegando que estava insegura por não entender nadica do que ele dizia, etc ,etc. Putzzz...lá se foi a outra criatura tentar convencer o tal do funcionário, já impaciente com tanto transtorno (mental!), de que seria ela quem o acompanharia. Haja mímica !!

    Ok! Ok!!...Let´s go!!

    Vixi...o "omi" ficou bravo!!

    Seguiram, então, a passos largos, por corredores sem fim. A mocinha "mais sabidinha e sozinha" já começava a ficar assustada com a possibilidade de dar de cara com um Minotauro faminto naquele labirinto estrangeiro. Enfim encontraram a aeronave. Assim que entraram, ela correu em disparada até os assentos onde estavam durante a viagem e deu um grito quando viu o danado do passaporte escondidinho no canto da poltrona.

    Ahh...que felicidadeeee!!!!!

    Ela quase tascou um beijo naquele moço de uniforme de tão feliz que ficou. Mas, se conteve!

    De volta ao local onde havia deixado a amiga, ela não segurou a gargalhada quando viu a cena : A mocinha "avoada" estava desesperada, "comendo os dedos"; já que todas as unhas, cuidadosamente pintadas com esmalte cintilante da última moda, haviam sido devoradas por dentes nervosos em frações de segundos.

    E assim, aquelas mocinhas "avoadas-vaidosas" perceberam que, além de belas e formosas, elas precisavam ficar atentas à outros cuidados para assegurar o sucesso da viagem.

    Durante quarenta dias, essas doces, belas e fiéis amigas perambularam pela europa acumulando aventuras recheadas de sustos e gargalhadas.

    Viajar é uma delícia. Viajar com a família é adorável. Mas viajar com amigos é per-fei-toooo!!!

    Diversão garantida!

    Mas, para realizar uma viagem prazerosa e cheia de boas aventuras na companhia de amigos, sejam adultos ou jovens, é imprescindível que o grupo preste atenção à alguns cuidados essenciais antes e durante a realização do projeto. Por exemplo:

    • Saúde e documentos em ordem;
    • Um roteiro seguro;
    • Bom humor;
    • Disponibilidade para aprender;
    • Maleabilidade diante do inesperado;
    • Respeito frente ao "estranho";
    • Responsabilidade e compromisso com o grupo;
    • Saber compartilhar e ser solidário;
    • Usar o bom senso;
    • Informações/notícias para os que ficaram em casa.

    Alguns roteiros são apropriados para se fazer com o seu "partner" romântico, outros com os fofíssimos "pimpolhos"; e qual é o ideal para fazer com os amigos ?

    Então, essa é uma boa oportunidade para aprender que, com pouco ou muita grana, é possível fazer bons passeios e se divertir de infinitas formas; também é um bom momento para usar e abusar da criatividade.

    Uma boa "pedida" é visitar lindas cidades com ótimas opções de diversão, e ainda, conhecer excelentes campus universitários para, quem sabe, dar continuidade à vida acadêmica, fazer um curso de verão, um intercâmbio, ou simplesmente aprender/aperfeiçoar um outro idioma.

    Então, pé (e o resto do corpo) na estrada :



    De Lá:
    • Amsterdam:

    Calma...não se empolguem com a fama da cidade; é só pra conhecer o lugar , viu? Façam deliciosos passeios de bike aos arredores da cidade; de barcos pelos canais. A cidade é linda!!! E, é claro, museus perfeitos como o do Van Gogh , o do Rembrandt, a casa de Anne Frank...

    http://www.vangoghmuseum.nl/ , http://www.rembrandthuis.nl/ ,http://www.annefrank.org/
    www.uva.nl/start.cfm ( universidade)




    • Inglaterra:
    1. Oxford: htp://www.ox.ac.uk/
    2. Cambridge: Passeio de barco pelo rio Cam. www.imagensviagens.com/cambridge.htm , http://www.cam.ac.uk/ (universidade)
    3. Londres: tantas coisas pra visitar, conhecer...o Soho e o Candemtown (bairros alternativos),museus (www.madametussauds.com/london , http://www.britishmuseum.org/ ), http://www.lon.ac.uk/ (universidade).




    • U.S.A:
    1. Harvard : http://www.harvard.edu/ (universidade)
    2. Los Angeles: http://www.ucla.edu/ (universidade), e ver a "Calçada da Fama".
    3. Miami: Pra quem gosta de cinema - http://www.miamifilmfestival.com/ , universidade (http://www.miami.edu/)
    4. Nova York : Pra quem gosta de teatro/musical (Família Addams - http://www.theaddamsfamilymusical.com/), museus (http://www.amnh.org/) Universidade - http://www.nyc.edu/
    5. Havai : Segure as ondas.... http://www.gohawaii.com/ ; universidade - http://www.hawaii.edu/




    • Paris:



    Paris...nem preciso divulgar.Para quem gosta da vida!!

    Para quem gosta de esporte, torneio de tenis - http://www.rolandgarros.com/ ; museus ( http://www.louvre.fr/ ). Universidade - http://www.paris-sorbonne.fr/




    • Espanha:
    1. Barcelona: http://www.barcelonatourisme.com/

    El Parque Guell ( Gaudi) - www.barcelona-tourist-gude.com/en/gaudi/park-guell . Universidade - http://www.ub.es/





    1. Salamanca: http://www.usal.es/
    2. Madrid: Ver touradas - http://www.las-ventas.com/ . Universidade - http://www.uam.es/


    • Cape Town ( South Africa):

    Para aqueles que buscam aventuras com muuuiiita emoção esse é o destino perfeito !!! Tem opções de fazer um espetacular safari - http://www.go2africa.com/ ; de mergulhar junto aos ferozes tubarões brancos - http://www.whiteshark.co.za/ ; de saltar do maior bungee jump do mundo - http://www.faceadrenalin.com/ ; e por aí vai. Universidade - http://www.uct.ac.za/




    • Milão: Que tal apreciar ou participar de uma corrida de bike?

    http://www.milansanremo.co.uk/ ; universidade - http://www.unimi.it/





    De Cá:


    • Bahia:
    1. Salvador : O jeito é ir atrás do trio elétrico - http://www.portaldocarnaval.ba.gov.br/ ; universidade - http://www.bahiana.edu.br/
    2. Chapada Diamantina : Trilhas, cachoeiras e ainda tem festival de música ! www.overmundo.com.br/agenda/festival-de-lencois ; universidade - http://www.uefes.br/ (campus avançado de Lençóis)
    3. Morro de São Paulo : Praias..praias...praias e mais um tanto de praias... http://www.morrodesp.org/ ; universidade - http://www.uneb.br/ ( Emarc - Valença)
    4. Itacaré : Trilhas, praias, surf, agito, relax...o que quiser... http://www.itacare.com.br/ ; universidade - http://www.uesc.br/ ( Ilhéus)

    1. Belo Horizonte - Ir de buteco em buteco apreciar o festival gatronômico - http://www.comidadibuteco.com.br/ ; universidade - http://www.ufmg.com.br/



    2. Ouro Preto - Participar da famosa "festa do doze" - www.carnavalouropreto.com/festa_do_doze_de_outubro_ouro_preto.html ; universidade - http://www.ufop.br/




    • Florianópolis: Linda cidade, praias maravilhosas. Trocentas coisas legais pra fazer, principalmente para os que amam aventuras na natureza (rafting,arvorismo, mergulho,mountain bike,rapel, surf, windsurf......afff...morri!!!) - http://www.guiafloripa.com.br/ , universidade - http://www.ufsc.com/




    quarta-feira, 7 de abril de 2010

    Deixe a Ponte te levar....





    Existem construções arquitetônicas que são verdadeiras obras de arte; ricas em detalhes, provocam os nossos sentidos como se estivessemos diante de uma pintura renascentista. Através da observação de determinadas construções ou ruínas preservadas podemos perceber a evolução histórica da engenharia, da arquitetura e da própria humanidade.

    Um tipo de construção que, particularmente, atrai o meu olhar e encanta a minha alma é a ponte. Adoro as pontes. Elas mexem com o meu imaginário e, vez ou outra, quando estou apreciando alguma delas sinto escapar um "suspirozinho" melancólico. A ponte desperta, em mim, o desejo de viajar de volta no tempo; tempo em que belas carruagens circulavam pela cidade, iluminada por lampiões a gás, disputando um espaço nas pontes com transeuntes descompromissados e casais fazendo juras de amor.

    Affff...será que as pontes provocam o romantismo em mim??? Alguém me segura....senão eu vou pular!!!!!

    A definição para ponte no dicionário (wikipedia) é: "construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais". Mas, usando a imaginação romantica, vou um pouco mais além e defino as pontes como : " construções feitas por homens destemidos e apaixonados que viviam separados, das suas mulheres amadas. por rios caudalosos de águas profundas e infestadas de crocodilos, piranhas e monstros do Lago Ness ( !? )" . A extensão do rio não era grande, mas impedia que eles, os bravos cavalheiros, sentissem texturas, odores e sons provenientes das suas doces e recatadas donzelas. Enfim, aquele rio era um obstáculo para a realização do amor físico entre eles.
    (Os bonitões não utilizavam um barco para atravessar o rio porque, apesar de serem valentões, eles ficavam nauseados e naquela época nao havia o Dramin B6 por lá, ok ???).

    Bem , é claro que existem outras versões dessa história, vamos ver:

    1) O Explorador : O homem (ambicioso) que construiu a primeira ponte no mundo estava de "olho" em alguma riqueza no solo do outro lado daquele rio caudaloso.
    2) O Filósofo : Aquele homem (sensível) não suportava mais viver confinado em um lado do rio. Ele desejava difundir as suas idéias, "ganhar" o mundo.
    3) O Transgressor: Um homem (inquieto) precisava, desesperadamente,fugir daquela ilha porque ele disse/fez coisas que não foram bem aceitas. Quebrou tabús.

    E por aí vai.

    Seja lá qual tenha sido o estímulo "daquele homem"para a realização do mega projeto - ponte , uma coisa é certa, ela foi construida com o intuito de que alguém se aproximasse, que fosse ao encontro daquilo que desejava, que cobiçava.

    Talvez por isso existem pontes tão exuberantes pelo mundo afora. Algumas delas servem de cenário para lindos encontros de amor; para sofridas histórias de despedidas; para angustiantes momentos de reflexões e questionamentos; e muito mais. Agora, peloamordeDeus, não inventa incorporar o Narciso, se desequilibrar e cair da ponte enquanto se apaixona pela própria imagem refletida na água, viu?

    Acredito que nao sou apenas eu que, numa manhã de devaneios romanticos, define as pontes como possibilidades de união, de encontro, de aproximação. Inúmeros artistas utilizam algumas pontes (lindas) de algumas cidades (lindas) como atêlie para produção e comércio das suas obras.


    Insisto na idéia de que as pontes despertam e inspiram o romantismo. Pode ser que seja a proximidade das águas, que naquele movimento de vai-e-vem, acabam transportando os resíduos retirados de corpos que, um dia, ali se banharam, deixando-as impregnadas de dores e amores, de sonhos e dissabores. Enfim, são águas impregnadas de histórias.

    Pontes...vemos aos montes. Umas comuns, outras famosas, algumas especiais. Mas, todas foram projetadas (com ou sem coraçõezinhos saltitantes) com o objetivo prático de reduzir distâncias e aproximar vidas.

    Que tal conhecer um pouco sobre essas construções e assim poder incluí-las e apreciá-las no seu próximo roteiro de viagens?



    Beijinhos , boa viagem e bons suspiros!!!


    De Lá:

    * A ponte mais antiga do mundo
    Clam Bridge - Lancashire - Reino Unido
    Construída no período Neolítico (idade da pedra)





    * A ponte mais perigosa do mundo
    Ponte Suspensa de Hussaini - Paquistão -Hussaini Hanging Bridge



    Aos aventureiros, tipo Indiana Jones, aí vai a dica. A ponte é de corda e fica sobre o lago Borit.






    * A ponte mais extensa do mundo:
    São duas vias paralelas que atravessam o lago Pontchartrain, com extensão de 38.422 mts. Liga Louisiana à Nova Orleans - U.S.A





    * A ponte mais fotograda e filmada do mundo :



    Golden Gate Bridge - Ponte do Portão Dourado - Localizada na Califórnia (U.S.A) - Cartão postal da cidade de San Francisco.

    * A ponte mais alta do mundo:


    Foi inaugurada em 2004, em Millau - França. A ponte considerada a mais alta do mundo está a 343 metros sobre o vale do rio Tern.




    * A ponte mais larga do mundo:

    Sidney Harbour Bridge
    Inaugurada em 1932, em Sidney - Austrália.Tem 49 metros: são 08 pistas para carros, 02 para trens, 01 para bicicletas, 01 para pedestres.




    * As pontes mais romanticas do mundo:

    Putzz...que escolha delicada....dificiiiilíma!!!
    Bem, elas foram escolhidas por conta de algumas historinhas de amor que aconteceram por lá, segundo dizem por aí...Mas podem completar viu?


  • Ponte Vecchio - Veneza - Itália


  • Ponte Hohenzollerne - Colônia - Alemanha


  • Ponte Milvio - Roma - Itália


  • Ponte Marie - Paris - França


  • Ponte Carlos- Praga - Rep. Checa


  • Ponte Marie - Paris - França





    * As pontes mais bonitas do mundo:



    Nossaaaa...agora a situação vai ficar "tensa"...nao briguem comigo...só estou repassando o site com as belíssimas pontes que foram escolhidas como as 10 mais bonitas do mundo!!! Caso voce nao fique satisfeito, vá lá ,veja de perto uma por uma, (de preferência me leve junto..)e depois faça a sua escolha.



    Confesso que eu mudaria essa ordem, excluiria umas e acrescentaria outras. A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa e a D.Luis I, em Porto também merecem destaque.



    www.neatorama.com.2008/03/07/10-most-beautiful-bridges-in-the-world/


    De Cá:



    * Algumas belas pontes do Brasil:

  • Ponte Internacional Mauá - Divisa do Brasil com o Uruguai


  • Ponte Hercílio Luz - Florianópolis - S.C


  • Ponte D. Pedro II - Recife - Pernambuco


  • Ponte Juscelino Kubitschek -Brasília - D.F


  • Ponte Darcy Castelo de Mendonça - E.S





  • LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...